O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/825 |
Resumo: | Este trabalho pretende refletir sobre a qualidade dos programas dedicados aos jovens na TV Cultura de São Paulo. A emissora pública, premiada nacional e internacionalmente pela qualidade da programação infantil e que fideliza muito bem as crianças, perde mais de 80% da audiência quando passa da faixa infantil para a dos adolescentes, entre 12 e 17 anos. O objetivo é identificar os motivos da queda de audiência e buscar respostas positivas para fidelizar o jovem na Cultura, emissora preocupada em formar telespectadores mais reflexivos. Foram realizadas quinze entrevistas abertas com estudantes adolescentes do segundo grau da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, grande São Paulo, que foram telespectadores assíduos da Tv Cultura quando crianças. A pesquisa procurou identificar as causas que levam o telespectador jovem a trocar a Cultura por outros canais de televisão. Verificou-se que o jovem busca não só outras emissoras, mas especialmente outras mídias digitais, games e internet e dão preferência à comunicação com interatividade.(AU) |
id |
METODISTA_228bc6cf74d6f4247620fde891f52b31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/825 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULOAdolescentejovemTV CulturaAudiênciaFidelizaçãoTV digitalTeenageryoungsterTV CulturaAudienceLoyaltyDigital TVCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste trabalho pretende refletir sobre a qualidade dos programas dedicados aos jovens na TV Cultura de São Paulo. A emissora pública, premiada nacional e internacionalmente pela qualidade da programação infantil e que fideliza muito bem as crianças, perde mais de 80% da audiência quando passa da faixa infantil para a dos adolescentes, entre 12 e 17 anos. O objetivo é identificar os motivos da queda de audiência e buscar respostas positivas para fidelizar o jovem na Cultura, emissora preocupada em formar telespectadores mais reflexivos. Foram realizadas quinze entrevistas abertas com estudantes adolescentes do segundo grau da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, grande São Paulo, que foram telespectadores assíduos da Tv Cultura quando crianças. A pesquisa procurou identificar as causas que levam o telespectador jovem a trocar a Cultura por outros canais de televisão. Verificou-se que o jovem busca não só outras emissoras, mas especialmente outras mídias digitais, games e internet e dão preferência à comunicação com interatividade.(AU)This paper intends to think over the quality of television programs dedicated to youngsters on Tv Cultura, based in Sao Paulo. The public TV channel, rewarded locally and abroad for the quality of its children's programs, which captivates so well the young viewer, loses over eighty per cent of its audience when kids become teenagers, and ages range from 12 to 17 years old. The objective is to identify the reasons of this downward and to search positive answers as to captivate the young audience on TV Cultura. Also the work intends to identify which programs teenagers choose on other channels, so as their contents, language and format, in order to understand how it is possible to better communicate with teenagers. It is important to captivate this audience on Tv Cultura for it is a public channel that holds the responsibility to inform, educate and entertain, yet following ethical principles and aiming to develop a citizenship conscience. Digital television and new technologies will allow media to converge, and adolescents will migrate from television to games and internet. The paper intents to identify how teenagers want to find themselves identified on TV in the future.(AU)Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOReimão, Sandra Lucia Amaral de AssisCPF:26506356000http://lattes.cnpq.br/6481247592595887Lima, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz2016-08-03T12:30:46Z2011-05-112008-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz. O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO. 2008. 185 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:37Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/825Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:37Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO |
title |
O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO |
spellingShingle |
O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO Lima, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz Adolescente jovem TV Cultura Audiência Fidelização TV digital Teenager youngster TV Cultura Audience Loyalty Digital TV CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO |
title_full |
O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO |
title_fullStr |
O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO |
title_sort |
O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO |
author |
Lima, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz |
author_facet |
Lima, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis CPF:26506356000 http://lattes.cnpq.br/6481247592595887 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescente jovem TV Cultura Audiência Fidelização TV digital Teenager youngster TV Cultura Audience Loyalty Digital TV CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Adolescente jovem TV Cultura Audiência Fidelização TV digital Teenager youngster TV Cultura Audience Loyalty Digital TV CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Este trabalho pretende refletir sobre a qualidade dos programas dedicados aos jovens na TV Cultura de São Paulo. A emissora pública, premiada nacional e internacionalmente pela qualidade da programação infantil e que fideliza muito bem as crianças, perde mais de 80% da audiência quando passa da faixa infantil para a dos adolescentes, entre 12 e 17 anos. O objetivo é identificar os motivos da queda de audiência e buscar respostas positivas para fidelizar o jovem na Cultura, emissora preocupada em formar telespectadores mais reflexivos. Foram realizadas quinze entrevistas abertas com estudantes adolescentes do segundo grau da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, grande São Paulo, que foram telespectadores assíduos da Tv Cultura quando crianças. A pesquisa procurou identificar as causas que levam o telespectador jovem a trocar a Cultura por outros canais de televisão. Verificou-se que o jovem busca não só outras emissoras, mas especialmente outras mídias digitais, games e internet e dão preferência à comunicação com interatividade.(AU) |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-08 2011-05-11 2016-08-03T12:30:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz. O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO. 2008. 185 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/825 |
identifier_str_mv |
LIMA, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz. O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO. 2008. 185 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601997668515840 |