O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/825
Resumo: Este trabalho pretende refletir sobre a qualidade dos programas dedicados aos jovens na TV Cultura de São Paulo. A emissora pública, premiada nacional e internacionalmente pela qualidade da programação infantil e que fideliza muito bem as crianças, perde mais de 80% da audiência quando passa da faixa infantil para a dos adolescentes, entre 12 e 17 anos. O objetivo é identificar os motivos da queda de audiência e buscar respostas positivas para fidelizar o jovem na Cultura, emissora preocupada em formar telespectadores mais reflexivos. Foram realizadas quinze entrevistas abertas com estudantes adolescentes do segundo grau da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, grande São Paulo, que foram telespectadores assíduos da Tv Cultura quando crianças. A pesquisa procurou identificar as causas que levam o telespectador jovem a trocar a Cultura por outros canais de televisão. Verificou-se que o jovem busca não só outras emissoras, mas especialmente outras mídias digitais, games e internet e dão preferência à comunicação com interatividade.(AU)
id METODISTA_228bc6cf74d6f4247620fde891f52b31
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/825
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULOAdolescentejovemTV CulturaAudiênciaFidelizaçãoTV digitalTeenageryoungsterTV CulturaAudienceLoyaltyDigital TVCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste trabalho pretende refletir sobre a qualidade dos programas dedicados aos jovens na TV Cultura de São Paulo. A emissora pública, premiada nacional e internacionalmente pela qualidade da programação infantil e que fideliza muito bem as crianças, perde mais de 80% da audiência quando passa da faixa infantil para a dos adolescentes, entre 12 e 17 anos. O objetivo é identificar os motivos da queda de audiência e buscar respostas positivas para fidelizar o jovem na Cultura, emissora preocupada em formar telespectadores mais reflexivos. Foram realizadas quinze entrevistas abertas com estudantes adolescentes do segundo grau da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, grande São Paulo, que foram telespectadores assíduos da Tv Cultura quando crianças. A pesquisa procurou identificar as causas que levam o telespectador jovem a trocar a Cultura por outros canais de televisão. Verificou-se que o jovem busca não só outras emissoras, mas especialmente outras mídias digitais, games e internet e dão preferência à comunicação com interatividade.(AU)This paper intends to think over the quality of television programs dedicated to youngsters on Tv Cultura, based in Sao Paulo. The public TV channel, rewarded locally and abroad for the quality of its children's programs, which captivates so well the young viewer, loses over eighty per cent of its audience when kids become teenagers, and ages range from 12 to 17 years old. The objective is to identify the reasons of this downward and to search positive answers as to captivate the young audience on TV Cultura. Also the work intends to identify which programs teenagers choose on other channels, so as their contents, language and format, in order to understand how it is possible to better communicate with teenagers. It is important to captivate this audience on Tv Cultura for it is a public channel that holds the responsibility to inform, educate and entertain, yet following ethical principles and aiming to develop a citizenship conscience. Digital television and new technologies will allow media to converge, and adolescents will migrate from television to games and internet. The paper intents to identify how teenagers want to find themselves identified on TV in the future.(AU)Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOReimão, Sandra Lucia Amaral de AssisCPF:26506356000http://lattes.cnpq.br/6481247592595887Lima, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz2016-08-03T12:30:46Z2011-05-112008-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz. O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO. 2008. 185 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:37Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/825Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:37Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO
title O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO
spellingShingle O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO
Lima, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz
Adolescente
jovem
TV Cultura
Audiência
Fidelização
TV digital
Teenager
youngster
TV Cultura
Audience
Loyalty
Digital TV
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO
title_full O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO
title_fullStr O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO
title_sort O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO
author Lima, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz
author_facet Lima, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis
CPF:26506356000
http://lattes.cnpq.br/6481247592595887
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
jovem
TV Cultura
Audiência
Fidelização
TV digital
Teenager
youngster
TV Cultura
Audience
Loyalty
Digital TV
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Adolescente
jovem
TV Cultura
Audiência
Fidelização
TV digital
Teenager
youngster
TV Cultura
Audience
Loyalty
Digital TV
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Este trabalho pretende refletir sobre a qualidade dos programas dedicados aos jovens na TV Cultura de São Paulo. A emissora pública, premiada nacional e internacionalmente pela qualidade da programação infantil e que fideliza muito bem as crianças, perde mais de 80% da audiência quando passa da faixa infantil para a dos adolescentes, entre 12 e 17 anos. O objetivo é identificar os motivos da queda de audiência e buscar respostas positivas para fidelizar o jovem na Cultura, emissora preocupada em formar telespectadores mais reflexivos. Foram realizadas quinze entrevistas abertas com estudantes adolescentes do segundo grau da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, grande São Paulo, que foram telespectadores assíduos da Tv Cultura quando crianças. A pesquisa procurou identificar as causas que levam o telespectador jovem a trocar a Cultura por outros canais de televisão. Verificou-se que o jovem busca não só outras emissoras, mas especialmente outras mídias digitais, games e internet e dão preferência à comunicação com interatividade.(AU)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-08
2011-05-11
2016-08-03T12:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz. O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO. 2008. 185 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/825
identifier_str_mv LIMA, Cármen Lúcia Amorim e Ferraz. O TELESPECTADOR JOVEM E A TV CULTURA DE SÃO PAULO. 2008. 185 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997668515840