RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA, BEM-ESTAR NO TRABALHO E DESEMPENHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Antônio Roberto da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/28
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo geral analisar as relações entre percepção de sucesso na carreira, bem-estar no trabalho e desempenho de professores de ensino a distância (EaD). Para tanto, realizamos uma pesquisa por meio de um questionário de autopreenchimento para a coleta de dados com 128 professores da EaD de uma instituição superior particular situada no estado do Rio de Janeiro. Para a discussão e busca dos resultados das análises dos dados foi utilizado o software estatístico SPSS Statistical Package for the Social Science, versão 18.0 para Windows. Foram calculadas médias; desvios padrão; índices de correlação (r de Pearson); e diferenças entre médias (t de student). Os resultados indicam, por meio das respostas aos instrumentos aplicados, que os professores de EaD tiveram sucesso na carreira docente tão proporcional às demais variáveis e que é possível constatar que os professores de EaD pesquisados apresentam níveis elevados de bem-estar no trabalho em suas dimensões (satisfação no trabalho, envolvimento no trabalho e comprometimento organizacional afetivo) pois, estão satisfeitos em seus trabalhos e muito comprometidos afetivamente com a instituição de ensino e por fim, confirmam a tendência na ocorrência de níveis consideráveis de desempenho. Portanto, conclui-se que em relação à percepção de sucesso na carreira, ao bem estar no trabalho, e ao desempenho, os professores estudados estão satisfeitos com sua atuação profissional da educação a distância, sendo que as dimensões de bem-estar são as preferidas dos pesquisadores, pois apresentam variáveis positivas e significativas sobre os demais constructos desta pesquisa.
id METODISTA_2559956ad7d70a7a0bebe99e9d1ada05
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/28
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA, BEM-ESTAR NO TRABALHO E DESEMPENHORelationship between e perception of career sucess wellbeing at work and performancesucesso na carreirabem-estar no trabalhodesempenhocareer successwell-being at workperformanceCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOEsta dissertação tem por objetivo geral analisar as relações entre percepção de sucesso na carreira, bem-estar no trabalho e desempenho de professores de ensino a distância (EaD). Para tanto, realizamos uma pesquisa por meio de um questionário de autopreenchimento para a coleta de dados com 128 professores da EaD de uma instituição superior particular situada no estado do Rio de Janeiro. Para a discussão e busca dos resultados das análises dos dados foi utilizado o software estatístico SPSS Statistical Package for the Social Science, versão 18.0 para Windows. Foram calculadas médias; desvios padrão; índices de correlação (r de Pearson); e diferenças entre médias (t de student). Os resultados indicam, por meio das respostas aos instrumentos aplicados, que os professores de EaD tiveram sucesso na carreira docente tão proporcional às demais variáveis e que é possível constatar que os professores de EaD pesquisados apresentam níveis elevados de bem-estar no trabalho em suas dimensões (satisfação no trabalho, envolvimento no trabalho e comprometimento organizacional afetivo) pois, estão satisfeitos em seus trabalhos e muito comprometidos afetivamente com a instituição de ensino e por fim, confirmam a tendência na ocorrência de níveis consideráveis de desempenho. Portanto, conclui-se que em relação à percepção de sucesso na carreira, ao bem estar no trabalho, e ao desempenho, os professores estudados estão satisfeitos com sua atuação profissional da educação a distância, sendo que as dimensões de bem-estar são as preferidas dos pesquisadores, pois apresentam variáveis positivas e significativas sobre os demais constructos desta pesquisa.This thesis aims at analyzing the relationship between perception of career success, wellbeing at work and performance of teachers distance learning (DL). To this end, we conducted a survey using a self-report questionnaire to collect data with 128 teachers EaD a private higher institution located in the state of Rio de Janeiro. For a discussion of the results of the search and analysis of the data was used SPSS - Statistical Package for the Social Sciences, version 18.0 for Windows. We calculated averages, standard deviations, correlation coefficients (Pearson's r) and differences between means (Student t). The results indicate, through the responses to the instruments used, the teachers were successful in distance education teaching career as proportional to the other variables and it can be seen that teachers DL surveyed have high levels of well-being at work in their dimensions (job satisfaction, job involvement and affective organizational commitment) because they are satisfied in their jobs and very emotionally committed to the educational institution and finally, confirms the trend in the occurrence of significant levels of performance. Therefore, it is concluded that in relation to the perception of career success, well-being at work, and performance, the teachers studied are satisfied with their professional distance education, and the dimensions of wellness are preferred researchers because variables have positive and significant over other constructs of this research.Universidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSiqueira, Mirlene Maria MatiasCPF:58741236598http://lattes.cnpq.br/1109751023058581Costa, Luciano VenelliCPF:33333333338Bernardi Junior, PlínioCPF:21231212353http://lattes.cnpq.br/1126350050599752Costa, Antônio Roberto da2016-08-02T21:42:26Z2013-02-212012-08-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Antônio Roberto da. Relationship between e perception of career sucess wellbeing at work and performance. 2012. 81 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/28porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:43Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/28Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:43Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA, BEM-ESTAR NO TRABALHO E DESEMPENHO
Relationship between e perception of career sucess wellbeing at work and performance
title RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA, BEM-ESTAR NO TRABALHO E DESEMPENHO
spellingShingle RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA, BEM-ESTAR NO TRABALHO E DESEMPENHO
Costa, Antônio Roberto da
sucesso na carreira
bem-estar no trabalho
desempenho
career success
well-being at work
performance
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA, BEM-ESTAR NO TRABALHO E DESEMPENHO
title_full RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA, BEM-ESTAR NO TRABALHO E DESEMPENHO
title_fullStr RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA, BEM-ESTAR NO TRABALHO E DESEMPENHO
title_full_unstemmed RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA, BEM-ESTAR NO TRABALHO E DESEMPENHO
title_sort RELAÇÕES ENTRE PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA, BEM-ESTAR NO TRABALHO E DESEMPENHO
author Costa, Antônio Roberto da
author_facet Costa, Antônio Roberto da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Mirlene Maria Matias
CPF:58741236598
http://lattes.cnpq.br/1109751023058581
Costa, Luciano Venelli
CPF:33333333338
Bernardi Junior, Plínio
CPF:21231212353
http://lattes.cnpq.br/1126350050599752
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Antônio Roberto da
dc.subject.por.fl_str_mv sucesso na carreira
bem-estar no trabalho
desempenho
career success
well-being at work
performance
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic sucesso na carreira
bem-estar no trabalho
desempenho
career success
well-being at work
performance
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description Esta dissertação tem por objetivo geral analisar as relações entre percepção de sucesso na carreira, bem-estar no trabalho e desempenho de professores de ensino a distância (EaD). Para tanto, realizamos uma pesquisa por meio de um questionário de autopreenchimento para a coleta de dados com 128 professores da EaD de uma instituição superior particular situada no estado do Rio de Janeiro. Para a discussão e busca dos resultados das análises dos dados foi utilizado o software estatístico SPSS Statistical Package for the Social Science, versão 18.0 para Windows. Foram calculadas médias; desvios padrão; índices de correlação (r de Pearson); e diferenças entre médias (t de student). Os resultados indicam, por meio das respostas aos instrumentos aplicados, que os professores de EaD tiveram sucesso na carreira docente tão proporcional às demais variáveis e que é possível constatar que os professores de EaD pesquisados apresentam níveis elevados de bem-estar no trabalho em suas dimensões (satisfação no trabalho, envolvimento no trabalho e comprometimento organizacional afetivo) pois, estão satisfeitos em seus trabalhos e muito comprometidos afetivamente com a instituição de ensino e por fim, confirmam a tendência na ocorrência de níveis consideráveis de desempenho. Portanto, conclui-se que em relação à percepção de sucesso na carreira, ao bem estar no trabalho, e ao desempenho, os professores estudados estão satisfeitos com sua atuação profissional da educação a distância, sendo que as dimensões de bem-estar são as preferidas dos pesquisadores, pois apresentam variáveis positivas e significativas sobre os demais constructos desta pesquisa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-30
2013-02-21
2016-08-02T21:42:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Antônio Roberto da. Relationship between e perception of career sucess wellbeing at work and performance. 2012. 81 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/28
identifier_str_mv COSTA, Antônio Roberto da. Relationship between e perception of career sucess wellbeing at work and performance. 2012. 81 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601993554952192