CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallego, Angélica Helena Santini Montes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/767
Resumo: Este estudo teve como objetivo analisar o Projeto Criança Esperança, da Rede Globo de Televisão, buscando identificar se ele é uma atividade de filantropia pela qual a empresa busca ajudar a sociedade brasileira, prestando-lhe contas sobre os resultados e direcionamento das doações por meio de seu veículo de comunicação ou se é uma Estratégia de Comunicação do Marketing de Causas Sociais da organização, que além de ajudar a comunidade com as ações propostas, utiliza os instrumentos de Relações Públicas para auxiliar na consolidação da imagem institucional da empresa, por meio da articulação dos seus vários públicos. A pesquisa embasou suas conclusões na análise dos valores das doações dos telespectadores no show/programa, dos índices de audiência e de participação de parceiros e de patrocinadores. Esses itens mostraram ser indicadores confiáveis de uma estratégia de comunicação de sucesso ou, até então, de insucesso do projeto. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso do Programa/Show Criança Esperança, pesquisa bibliográfica embasada em documentos e entrevistas.
id METODISTA_289e210a53c985256d218932a36b9f8b
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/767
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede GloboRelações PúblicasComunicaçãoMarketingEventosEstratégiaPublic RelationsCommunicationMarketingEventsStrategyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste estudo teve como objetivo analisar o Projeto Criança Esperança, da Rede Globo de Televisão, buscando identificar se ele é uma atividade de filantropia pela qual a empresa busca ajudar a sociedade brasileira, prestando-lhe contas sobre os resultados e direcionamento das doações por meio de seu veículo de comunicação ou se é uma Estratégia de Comunicação do Marketing de Causas Sociais da organização, que além de ajudar a comunidade com as ações propostas, utiliza os instrumentos de Relações Públicas para auxiliar na consolidação da imagem institucional da empresa, por meio da articulação dos seus vários públicos. A pesquisa embasou suas conclusões na análise dos valores das doações dos telespectadores no show/programa, dos índices de audiência e de participação de parceiros e de patrocinadores. Esses itens mostraram ser indicadores confiáveis de uma estratégia de comunicação de sucesso ou, até então, de insucesso do projeto. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso do Programa/Show Criança Esperança, pesquisa bibliográfica embasada em documentos e entrevistas.This paper has, as a purpose, to analyze the Criança Esperança Project, by Globo Television Network. It attempts to identify whether it is a philanthropic activity through which the company helps the Brazilian society, by reporting the results and informing on the donations divulged by its own media or a Social Marketing Communication Strategy to promote the organization, in addition to helping the community according to the proposed actions and utilizing its Public Relations tools in the Project, in order to consolidate the company s institutional image, by articulating its audience and managing the integrated communication. This research based its conclusions on the analysis on the amounts donated by the show/program viewers; the show/program ratings and the participation of partners and sponsors. These items were trustful indicators for a successful or even unsuccessful communication strategy of the Project. The methodology employed was the Criança Esperança Program/Show Study Case, the document-based bibliographical research and the interviews.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOGalindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Peruzzo, Cicília M. KrohlingCPF:16453586456Kunsch, Margarida Maria KrohlingCPF:96552385320http://lattes.cnpq.br/4213808458053599Gallego, Angélica Helena Santini Montes2016-08-03T12:30:28Z2011-05-102007-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGALLEGO, Angélica Helena Santini Montes. CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/767porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:03:45Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/767Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:03:45Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo
title CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo
spellingShingle CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo
Gallego, Angélica Helena Santini Montes
Relações Públicas
Comunicação
Marketing
Eventos
Estratégia
Public Relations
Communication
Marketing
Events
Strategy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo
title_full CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo
title_fullStr CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo
title_full_unstemmed CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo
title_sort CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo
author Gallego, Angélica Helena Santini Montes
author_facet Gallego, Angélica Helena Santini Montes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
CPF:16502650000
http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
Peruzzo, Cicília M. Krohling
CPF:16453586456
Kunsch, Margarida Maria Krohling
CPF:96552385320
http://lattes.cnpq.br/4213808458053599
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallego, Angélica Helena Santini Montes
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Públicas
Comunicação
Marketing
Eventos
Estratégia
Public Relations
Communication
Marketing
Events
Strategy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Relações Públicas
Comunicação
Marketing
Eventos
Estratégia
Public Relations
Communication
Marketing
Events
Strategy
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Este estudo teve como objetivo analisar o Projeto Criança Esperança, da Rede Globo de Televisão, buscando identificar se ele é uma atividade de filantropia pela qual a empresa busca ajudar a sociedade brasileira, prestando-lhe contas sobre os resultados e direcionamento das doações por meio de seu veículo de comunicação ou se é uma Estratégia de Comunicação do Marketing de Causas Sociais da organização, que além de ajudar a comunidade com as ações propostas, utiliza os instrumentos de Relações Públicas para auxiliar na consolidação da imagem institucional da empresa, por meio da articulação dos seus vários públicos. A pesquisa embasou suas conclusões na análise dos valores das doações dos telespectadores no show/programa, dos índices de audiência e de participação de parceiros e de patrocinadores. Esses itens mostraram ser indicadores confiáveis de uma estratégia de comunicação de sucesso ou, até então, de insucesso do projeto. A metodologia empregada foi o Estudo de Caso do Programa/Show Criança Esperança, pesquisa bibliográfica embasada em documentos e entrevistas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-02-15
2011-05-10
2016-08-03T12:30:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GALLEGO, Angélica Helena Santini Montes. CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/767
identifier_str_mv GALLEGO, Angélica Helena Santini Montes. CRIANÇA ESPERANÇA: comunicação e marketing da Rede Globo. 2007. 185 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997545832448