Proposta de método de planejamento e gestão estratégica de marketing para empresas organizadoras de eventos em redes de turismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-124726/ |
Resumo: | Esta é uma dissertação de caráter teórico-empírico que apresenta como resultado uma proposta de método ou seqüência de etapas com conceitos, análises, \"ferramentas\" e atividades fundamentais para realização do planejamento estratégico de marketing nas empresas organizadoras de eventos vistas como empresas inseridas em redes de organizações que atendem a demanda do turismo de eventos. Para se chegar a proposta de método foi realizada a revisão teórica de quatro obras e seus métodos, encontradas na literatura em marketing, turismo e eventos. As etapas (com suas atividades e análises) propostas nos métodos estudados foram selecionadas, reunidas e \"enriquecidas\" com o enfoque de rede e análises adicionais. No campo empírico, antes de ser estruturada e apresentada definitivamente, a proposta de método foi apresentada a especialistas e gestores de empresas organizadoras de eventos em entrevistas, na busca de contribuições. Os conhecimentos tratados na revisão teórica em contato com a experiência prática levantada nas entrevistas permitiram estabelecer um diálogo entre a combinação das teorias que compuseram o método pré-estruturado a partir de outros métodos e a prática dos gestores e especialistas gerando como resultado um novo conhecimento para a gestão de marketing de eventos. |
id |
USP_f0f794d93e08f6039b933e580e4dbab6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-17052008-124726 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Proposta de método de planejamento e gestão estratégica de marketing para empresas organizadoras de eventos em redes de turismoProposition of strategic marketing planning and management method for events organizer companies at tourism networksEstratégiaEventosEventsMarketingMarketingStrategyEsta é uma dissertação de caráter teórico-empírico que apresenta como resultado uma proposta de método ou seqüência de etapas com conceitos, análises, \"ferramentas\" e atividades fundamentais para realização do planejamento estratégico de marketing nas empresas organizadoras de eventos vistas como empresas inseridas em redes de organizações que atendem a demanda do turismo de eventos. Para se chegar a proposta de método foi realizada a revisão teórica de quatro obras e seus métodos, encontradas na literatura em marketing, turismo e eventos. As etapas (com suas atividades e análises) propostas nos métodos estudados foram selecionadas, reunidas e \"enriquecidas\" com o enfoque de rede e análises adicionais. No campo empírico, antes de ser estruturada e apresentada definitivamente, a proposta de método foi apresentada a especialistas e gestores de empresas organizadoras de eventos em entrevistas, na busca de contribuições. Os conhecimentos tratados na revisão teórica em contato com a experiência prática levantada nas entrevistas permitiram estabelecer um diálogo entre a combinação das teorias que compuseram o método pré-estruturado a partir de outros métodos e a prática dos gestores e especialistas gerando como resultado um novo conhecimento para a gestão de marketing de eventos.This is a theoretical and empirical dissertation which presents as result a proposal of method or sequence of steps with concepts, analysis, \"tools\" and fundamental activities to the strategic marketing planning process at the special events organizer companies, seen as companies inserted in networks of organizations that deal with tourism events demand. In order to reach the method\'s proposal it was made a review of four books and its methods, found in the marketing, tourism and special events literature. The steps (including its activities and analysis) proposed at the method were selected, grouped and improved with the network focus and additional analysis. At the empirical field, before have been structured and presented definitively, the method proposal was presented to specialists and managers of events organizer companies on interviews in search of contributions. The knowledge collected by the theoretical review in contact with the practical experience raised from the interviews allowed establishing a dialog between the combinations of theories that composed the prestructured method from the other methods and the practice of specialists and managers generating as result a new knowledge for the marketing management of events.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNeves, Marcos FavaPaiva, Helio Afonso Braga de2008-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-124726/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-17052008-124726Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de método de planejamento e gestão estratégica de marketing para empresas organizadoras de eventos em redes de turismo Proposition of strategic marketing planning and management method for events organizer companies at tourism networks |
title |
Proposta de método de planejamento e gestão estratégica de marketing para empresas organizadoras de eventos em redes de turismo |
spellingShingle |
Proposta de método de planejamento e gestão estratégica de marketing para empresas organizadoras de eventos em redes de turismo Paiva, Helio Afonso Braga de Estratégia Eventos Events Marketing Marketing Strategy |
title_short |
Proposta de método de planejamento e gestão estratégica de marketing para empresas organizadoras de eventos em redes de turismo |
title_full |
Proposta de método de planejamento e gestão estratégica de marketing para empresas organizadoras de eventos em redes de turismo |
title_fullStr |
Proposta de método de planejamento e gestão estratégica de marketing para empresas organizadoras de eventos em redes de turismo |
title_full_unstemmed |
Proposta de método de planejamento e gestão estratégica de marketing para empresas organizadoras de eventos em redes de turismo |
title_sort |
Proposta de método de planejamento e gestão estratégica de marketing para empresas organizadoras de eventos em redes de turismo |
author |
Paiva, Helio Afonso Braga de |
author_facet |
Paiva, Helio Afonso Braga de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Marcos Fava |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Helio Afonso Braga de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia Eventos Events Marketing Marketing Strategy |
topic |
Estratégia Eventos Events Marketing Marketing Strategy |
description |
Esta é uma dissertação de caráter teórico-empírico que apresenta como resultado uma proposta de método ou seqüência de etapas com conceitos, análises, \"ferramentas\" e atividades fundamentais para realização do planejamento estratégico de marketing nas empresas organizadoras de eventos vistas como empresas inseridas em redes de organizações que atendem a demanda do turismo de eventos. Para se chegar a proposta de método foi realizada a revisão teórica de quatro obras e seus métodos, encontradas na literatura em marketing, turismo e eventos. As etapas (com suas atividades e análises) propostas nos métodos estudados foram selecionadas, reunidas e \"enriquecidas\" com o enfoque de rede e análises adicionais. No campo empírico, antes de ser estruturada e apresentada definitivamente, a proposta de método foi apresentada a especialistas e gestores de empresas organizadoras de eventos em entrevistas, na busca de contribuições. Os conhecimentos tratados na revisão teórica em contato com a experiência prática levantada nas entrevistas permitiram estabelecer um diálogo entre a combinação das teorias que compuseram o método pré-estruturado a partir de outros métodos e a prática dos gestores e especialistas gerando como resultado um novo conhecimento para a gestão de marketing de eventos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-124726/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-17052008-124726/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257036078710784 |