A gestão por competência na percepção dos funcionários de nível operacional do Banco do Brasil : um estudo no Centro de Serviços e Logística de Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shintaku, Nairlídia Gonçalves de Sousa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70072
Resumo: A gestão por competências tem sido bastante difundida como estratégia para empregar talentos e subsidiar a aquisição e o desenvolvimento de competências necessárias à sobrevivência e à competitividade das organizações no atual cenário econômico. O Banco do Brasil emprega essa estratégia desde 2005. Entende-se que o conhecimento da percepção de seus funcionários em relação à gestão por competência e de seus aspectos fundamentais (conhecimentos, habilidades e atitudes) é importante para que a organização aprimore seus métodos de gestão de pessoas e atinja seus objetivos estratégicos. Assim, este trabalho objetiva investigar como os funcionários de nível operacional percebem a gestão por competências no seu cotidiano. Foi selecionado um grupo de funcionários do Centro de Serviços e Logística (CSL) – Brasília, os quais foram entrevistados para apoiar a pesquisa. A fim de melhor compreender essa percepção, e obter maior proximidade com o tema em questão, utilizou-se o método exploratório. A pesquisa é de natureza qualitativa, pois se limita a retratar apenas a perspectiva dos funcionários lotados no CSL - Brasília sem a preocupação em quantificar dados. Após a análise das entrevistas, foi possível perceber que entre os funcionários entrevistados, a noção do conceito de competência ainda está em desenvolvimento, ora se aproximando da ideia de capacidades, ora se confundindo com a prescrição de tarefas.
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