CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ricardo de Campos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/954
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar o processo histórico pedagógico da Educação Física, as diretrizes nacionais das licenciaturas e da Educação Física e o currículo do curso de Educação Física contextualizando as matrizes curriculares de três cursos da região do Grande ABC Paulista nesse panorama e por fim discutir acerca dessas questões e incentivar reflexões e discussões desse tema dentre os profissionais e estudiosos da área. Para tanto fizemos pesquisa documental dos processos histórico-pedagógicos por que passou a área da Educação Física, as tendências de sua constituição como área de estudos, a legislação básica que lhe deu sustentação, a crise de identidade da área e a divisão, Licenciatura e Bacharelado. As teorias do currículo deram sustentação à análise que fizemos.
id METODISTA_4350c44e7f0df5363515e831006926f1
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/954
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICAEducação FísicaPedagogiaLicenciaturaBachareladoCurrículoCurrículo propostoCurrículo realizadoPhysical EducationPedagogyDegree courseBachelor´s degreeCurriculumProposed Currículum e Achieved.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEssa pesquisa tem como objetivo analisar o processo histórico pedagógico da Educação Física, as diretrizes nacionais das licenciaturas e da Educação Física e o currículo do curso de Educação Física contextualizando as matrizes curriculares de três cursos da região do Grande ABC Paulista nesse panorama e por fim discutir acerca dessas questões e incentivar reflexões e discussões desse tema dentre os profissionais e estudiosos da área. Para tanto fizemos pesquisa documental dos processos histórico-pedagógicos por que passou a área da Educação Física, as tendências de sua constituição como área de estudos, a legislação básica que lhe deu sustentação, a crise de identidade da área e a divisão, Licenciatura e Bacharelado. As teorias do currículo deram sustentação à análise que fizemos.This research has as objective to analyze the pedagogical historical process of the Physical Education, the national guidelines of the degree courses and the Physical Education and the course curriculum for Physical Education contextualizing the curricular matrices of three courses of the region of the Great São Paulo ABC in this panorama and finally to argue concerning these questions and to stimulate reflections and quarrels of this subject among the professionals and researchers of the area. For in such a way we made documental research of the description historical-pedagogical processes why it passed the area of the Physical Education, the trends of its constitution as area of studies, the basic legislation that gave sustentation to it, the crisis of identity of the area and the division, degree course and bachelor´s degree. The theories of the course curriculum had given sustentation to the analysis that we´ve made.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODuran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Maneschy, Pedro Paulo AraújoCPF:89231210230Oliveira, Ricardo de Campos2016-08-03T16:15:29Z2011-11-102011-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ricardo de Campos. CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:02:47Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/954Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:02:47Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Oliveira, Ricardo de Campos
Educação Física
Pedagogia
Licenciatura
Bacharelado
Currículo
Currículo proposto
Currículo realizado
Physical Education
Pedagogy
Degree course
Bachelor´s degree
Curriculum
Proposed Currículum e Achieved.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Oliveira, Ricardo de Campos
author_facet Oliveira, Ricardo de Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duran, Marilia Claret Geraes
CPF:48965000230
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
Bahia, Norines Panicacci
CPF:49852963032
http://lattes.cnpq.br/5881924827893022
Maneschy, Pedro Paulo Araújo
CPF:89231210230
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ricardo de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Pedagogia
Licenciatura
Bacharelado
Currículo
Currículo proposto
Currículo realizado
Physical Education
Pedagogy
Degree course
Bachelor´s degree
Curriculum
Proposed Currículum e Achieved.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação Física
Pedagogia
Licenciatura
Bacharelado
Currículo
Currículo proposto
Currículo realizado
Physical Education
Pedagogy
Degree course
Bachelor´s degree
Curriculum
Proposed Currículum e Achieved.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Essa pesquisa tem como objetivo analisar o processo histórico pedagógico da Educação Física, as diretrizes nacionais das licenciaturas e da Educação Física e o currículo do curso de Educação Física contextualizando as matrizes curriculares de três cursos da região do Grande ABC Paulista nesse panorama e por fim discutir acerca dessas questões e incentivar reflexões e discussões desse tema dentre os profissionais e estudiosos da área. Para tanto fizemos pesquisa documental dos processos histórico-pedagógicos por que passou a área da Educação Física, as tendências de sua constituição como área de estudos, a legislação básica que lhe deu sustentação, a crise de identidade da área e a divisão, Licenciatura e Bacharelado. As teorias do currículo deram sustentação à análise que fizemos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-10
2011-08-12
2016-08-03T16:15:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ricardo de Campos. CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/954
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ricardo de Campos. CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998287175680