CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/954 |
Resumo: | This research has as objective to analyze the pedagogical historical process of the Physical Education, the national guidelines of the degree courses and the Physical Education and the course curriculum for Physical Education contextualizing the curricular matrices of three courses of the region of the Great São Paulo ABC in this panorama and finally to argue concerning these questions and to stimulate reflections and quarrels of this subject among the professionals and researchers of the area. For in such a way we made documental research of the description historical-pedagogical processes why it passed the area of the Physical Education, the trends of its constitution as area of studies, the basic legislation that gave sustentation to it, the crisis of identity of the area and the division, degree course and bachelor´s degree. The theories of the course curriculum had given sustentation to the analysis that we´ve made. |
id |
METO_4350c44e7f0df5363515e831006926f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/954 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Maneschy, Pedro Paulo AraújoCPF:89231210230CPF:56983288256Oliveira, Ricardo de Campos2016-08-03T16:15:29Z2011-11-102011-08-12OLIVEIRA, Ricardo de Campos. CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/954This research has as objective to analyze the pedagogical historical process of the Physical Education, the national guidelines of the degree courses and the Physical Education and the course curriculum for Physical Education contextualizing the curricular matrices of three courses of the region of the Great São Paulo ABC in this panorama and finally to argue concerning these questions and to stimulate reflections and quarrels of this subject among the professionals and researchers of the area. For in such a way we made documental research of the description historical-pedagogical processes why it passed the area of the Physical Education, the trends of its constitution as area of studies, the basic legislation that gave sustentation to it, the crisis of identity of the area and the division, degree course and bachelor´s degree. The theories of the course curriculum had given sustentation to the analysis that we´ve made.Essa pesquisa tem como objetivo analisar o processo histórico pedagógico da Educação Física, as diretrizes nacionais das licenciaturas e da Educação Física e o currículo do curso de Educação Física contextualizando as matrizes curriculares de três cursos da região do Grande ABC Paulista nesse panorama e por fim discutir acerca dessas questões e incentivar reflexões e discussões desse tema dentre os profissionais e estudiosos da área. Para tanto fizemos pesquisa documental dos processos histórico-pedagógicos por que passou a área da Educação Física, as tendências de sua constituição como área de estudos, a legislação básica que lhe deu sustentação, a crise de identidade da área e a divisão, Licenciatura e Bacharelado. As teorias do currículo deram sustentação à análise que fizemos.Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ricardo Campos.pdf: 779864 bytes, checksum: 526d83c9830196fd9f629a535e7f5862 (MD5) Previous issue date: 2011-08-12application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2097/Ricardo%20Campos.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoEducação FísicaPedagogiaLicenciaturaBachareladoCurrículoCurrículo propostoCurrículo realizadoPhysical EducationPedagogyDegree courseBachelor´s degreeCurriculumProposed Currículum e Achieved.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILRicardo Campos.pdf.jpgRicardo Campos.pdf.jpgimage/jpeg3879http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/954/2/Ricardo+Campos.pdf.jpg668815e04bdfc0b12987c73f4b3e3411MD52ORIGINALRicardo Campos.pdfapplication/pdf779864http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/954/1/Ricardo+Campos.pdf526d83c9830196fd9f629a535e7f5862MD51tede/9542016-08-03 15:02:47.636oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/954Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:02:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA Oliveira, Ricardo de Campos Educação Física Pedagogia Licenciatura Bacharelado Currículo Currículo proposto Currículo realizado Physical Education Pedagogy Degree course Bachelor´s degree Curriculum Proposed Currículum e Achieved. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Oliveira, Ricardo de Campos |
author_facet |
Oliveira, Ricardo de Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duran, Marilia Claret Geraes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:48965000230 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bahia, Norines Panicacci |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:49852963032 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5881924827893022 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maneschy, Pedro Paulo Araújo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:89231210230 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:56983288256 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ricardo de Campos |
contributor_str_mv |
Duran, Marilia Claret Geraes Bahia, Norines Panicacci Maneschy, Pedro Paulo Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Pedagogia Licenciatura Bacharelado Currículo Currículo proposto Currículo realizado |
topic |
Educação Física Pedagogia Licenciatura Bacharelado Currículo Currículo proposto Currículo realizado Physical Education Pedagogy Degree course Bachelor´s degree Curriculum Proposed Currículum e Achieved. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical Education Pedagogy Degree course Bachelor´s degree Curriculum Proposed Currículum e Achieved. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research has as objective to analyze the pedagogical historical process of the Physical Education, the national guidelines of the degree courses and the Physical Education and the course curriculum for Physical Education contextualizing the curricular matrices of three courses of the region of the Great São Paulo ABC in this panorama and finally to argue concerning these questions and to stimulate reflections and quarrels of this subject among the professionals and researchers of the area. For in such a way we made documental research of the description historical-pedagogical processes why it passed the area of the Physical Education, the trends of its constitution as area of studies, the basic legislation that gave sustentation to it, the crisis of identity of the area and the division, degree course and bachelor´s degree. The theories of the course curriculum had given sustentation to the analysis that we´ve made. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-11-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:15:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ricardo de Campos. CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/954 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Ricardo de Campos. CONTRIBUIÇÕES DOS PROCESSOS PEDAGÓGICOS NA FORMAÇÃO DOS DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2011. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/954/2/Ricardo+Campos.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/954/1/Ricardo+Campos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
668815e04bdfc0b12987c73f4b3e3411 526d83c9830196fd9f629a535e7f5862 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079557026021376 |