A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Katia Cristina de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541
Resumo: A partir do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), houve incentivo para abertura de novas Instituições privadas de ensino superior no Brasil. Os alunos tornam-se clientes e começam a escolher a melhor opção de instituição de ensino superior (IES) que atenda às suas necessidades. O objetivo desta dissertação é compreender limites e policiamentos no desenvolvimento da comunicação mercadológica de IES confessionais na captação de novos alunos. A pesquisa desenvolvida foi a partir de um estudo exploratório descritivo, por meio de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa com entrevistas com executivos de comunicação da UMESP. Os principais resultados apontam para uma maior restrição no desenvolvimento da comunicação mercadológica da IES em estudo (UMESP), notadamente na vigilância sobre a veracidade e alcance do texto publicitário
id METODISTA_4ff2ca7ba1a3566dbc4a06d3ab2935d3
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1541
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESPThe management of marketing communication in higler education institutions - the umesp caseCaptação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino SuperiorStudents Capture; Marketing Communication; Institution of Higher EducationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA partir do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), houve incentivo para abertura de novas Instituições privadas de ensino superior no Brasil. Os alunos tornam-se clientes e começam a escolher a melhor opção de instituição de ensino superior (IES) que atenda às suas necessidades. O objetivo desta dissertação é compreender limites e policiamentos no desenvolvimento da comunicação mercadológica de IES confessionais na captação de novos alunos. A pesquisa desenvolvida foi a partir de um estudo exploratório descritivo, por meio de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa com entrevistas com executivos de comunicação da UMESP. Os principais resultados apontam para uma maior restrição no desenvolvimento da comunicação mercadológica da IES em estudo (UMESP), notadamente na vigilância sobre a veracidade e alcance do texto publicitárioFrom the government of President Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), there was incentive for opening new private higher education institutions in Brazil. Students become customers and start to choose the best option Institution of Higher Education (IES) that meets their needs. The aim of this work is to understand limits and control the development of marketing communication of IES in attracting new students. The research was developed from a descriptive exploratory study through literature review and qualitative research interviews with UMESP communication executives. The main results point to greater restriction on the development of marketing communication in the IES study (UMESP), notably the surveillance of the accuracy and scope of the advertising textUniversidade Metodista de Sao PauloAdministracao::Programa de Pos Graduacao em AdministracaoBrasilIMSAdministracaoMarkus , KleberMarkus, KleberGalindo , Daniel dos SantosFreire, Otávio Bandeira de LanóiaSouza, Katia Cristina de2016-09-01T17:28:37Z2016-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Katia Cristina de. A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP. 2016. [121f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2017-02-15T18:14:21Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1541Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2017-02-15T18:14:21Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
The management of marketing communication in higler education institutions - the umesp case
title A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
spellingShingle A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
Souza, Katia Cristina de
Captação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino Superior
Students Capture; Marketing Communication; Institution of Higher Education
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
title_full A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
title_fullStr A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
title_full_unstemmed A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
title_sort A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
author Souza, Katia Cristina de
author_facet Souza, Katia Cristina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Markus , Kleber
Markus, Kleber
Galindo , Daniel dos Santos
Freire, Otávio Bandeira de Lanóia
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Katia Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Captação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino Superior
Students Capture; Marketing Communication; Institution of Higher Education
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Captação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino Superior
Students Capture; Marketing Communication; Institution of Higher Education
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description A partir do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), houve incentivo para abertura de novas Instituições privadas de ensino superior no Brasil. Os alunos tornam-se clientes e começam a escolher a melhor opção de instituição de ensino superior (IES) que atenda às suas necessidades. O objetivo desta dissertação é compreender limites e policiamentos no desenvolvimento da comunicação mercadológica de IES confessionais na captação de novos alunos. A pesquisa desenvolvida foi a partir de um estudo exploratório descritivo, por meio de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa com entrevistas com executivos de comunicação da UMESP. Os principais resultados apontam para uma maior restrição no desenvolvimento da comunicação mercadológica da IES em estudo (UMESP), notadamente na vigilância sobre a veracidade e alcance do texto publicitário
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01T17:28:37Z
2016-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Katia Cristina de. A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP. 2016. [121f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541
identifier_str_mv Souza, Katia Cristina de. A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP. 2016. [121f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
Brasil
IMS
Administracao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
Brasil
IMS
Administracao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602001870159872