A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541 |
Resumo: | A partir do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), houve incentivo para abertura de novas Instituições privadas de ensino superior no Brasil. Os alunos tornam-se clientes e começam a escolher a melhor opção de instituição de ensino superior (IES) que atenda às suas necessidades. O objetivo desta dissertação é compreender limites e policiamentos no desenvolvimento da comunicação mercadológica de IES confessionais na captação de novos alunos. A pesquisa desenvolvida foi a partir de um estudo exploratório descritivo, por meio de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa com entrevistas com executivos de comunicação da UMESP. Os principais resultados apontam para uma maior restrição no desenvolvimento da comunicação mercadológica da IES em estudo (UMESP), notadamente na vigilância sobre a veracidade e alcance do texto publicitário |
id |
METODISTA_4ff2ca7ba1a3566dbc4a06d3ab2935d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1541 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESPThe management of marketing communication in higler education institutions - the umesp caseCaptação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino SuperiorStudents Capture; Marketing Communication; Institution of Higher EducationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA partir do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), houve incentivo para abertura de novas Instituições privadas de ensino superior no Brasil. Os alunos tornam-se clientes e começam a escolher a melhor opção de instituição de ensino superior (IES) que atenda às suas necessidades. O objetivo desta dissertação é compreender limites e policiamentos no desenvolvimento da comunicação mercadológica de IES confessionais na captação de novos alunos. A pesquisa desenvolvida foi a partir de um estudo exploratório descritivo, por meio de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa com entrevistas com executivos de comunicação da UMESP. Os principais resultados apontam para uma maior restrição no desenvolvimento da comunicação mercadológica da IES em estudo (UMESP), notadamente na vigilância sobre a veracidade e alcance do texto publicitárioFrom the government of President Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), there was incentive for opening new private higher education institutions in Brazil. Students become customers and start to choose the best option Institution of Higher Education (IES) that meets their needs. The aim of this work is to understand limits and control the development of marketing communication of IES in attracting new students. The research was developed from a descriptive exploratory study through literature review and qualitative research interviews with UMESP communication executives. The main results point to greater restriction on the development of marketing communication in the IES study (UMESP), notably the surveillance of the accuracy and scope of the advertising textUniversidade Metodista de Sao PauloAdministracao::Programa de Pos Graduacao em AdministracaoBrasilIMSAdministracaoMarkus , KleberMarkus, KleberGalindo , Daniel dos SantosFreire, Otávio Bandeira de LanóiaSouza, Katia Cristina de2016-09-01T17:28:37Z2016-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Katia Cristina de. A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP. 2016. [121f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2017-02-15T18:14:21Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1541Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2017-02-15T18:14:21Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP The management of marketing communication in higler education institutions - the umesp case |
title |
A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP |
spellingShingle |
A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP Souza, Katia Cristina de Captação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino Superior Students Capture; Marketing Communication; Institution of Higher Education CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP |
title_full |
A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP |
title_fullStr |
A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP |
title_full_unstemmed |
A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP |
title_sort |
A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP |
author |
Souza, Katia Cristina de |
author_facet |
Souza, Katia Cristina de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Markus , Kleber Markus, Kleber Galindo , Daniel dos Santos Freire, Otávio Bandeira de Lanóia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Katia Cristina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Captação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino Superior Students Capture; Marketing Communication; Institution of Higher Education CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
Captação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino Superior Students Capture; Marketing Communication; Institution of Higher Education CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
A partir do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), houve incentivo para abertura de novas Instituições privadas de ensino superior no Brasil. Os alunos tornam-se clientes e começam a escolher a melhor opção de instituição de ensino superior (IES) que atenda às suas necessidades. O objetivo desta dissertação é compreender limites e policiamentos no desenvolvimento da comunicação mercadológica de IES confessionais na captação de novos alunos. A pesquisa desenvolvida foi a partir de um estudo exploratório descritivo, por meio de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa com entrevistas com executivos de comunicação da UMESP. Os principais resultados apontam para uma maior restrição no desenvolvimento da comunicação mercadológica da IES em estudo (UMESP), notadamente na vigilância sobre a veracidade e alcance do texto publicitário |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-01T17:28:37Z 2016-06-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Souza, Katia Cristina de. A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP. 2016. [121f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] . http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541 |
identifier_str_mv |
Souza, Katia Cristina de. A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP. 2016. [121f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] . |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao Brasil IMS Administracao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao Brasil IMS Administracao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602001870159872 |