CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gertsenchtein, Letícia Ismael Penteado Steagall
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1301
Resumo: A influência de traços e sintomas ansiosos sobre o desempenho em tarefas atencionais de dificuldade crescente foi avaliada em 33 participantes de ambos os sexos (18 à 59 anos de idade). O experimento foi constituído de 3 blocos, em que a tarefa proposta consistia na identificação de grupos de uma, duas e três letras. Metade dos sujeitos realizou os testes na seqüência direta e os demais, na seqüência invertida. Os resultados dos três blocos foram correlacionados com os escores das escalas de ansiedade traço e estado de Spielberger. A análise dos dados baseou-se nos tempos médios de reação e no número de respostas válidas para uma, duas e três letras. Os resultados indicaram que os tempos de resposta foram maiores na medida em que a dificuldade da tarefa aumentava. Os resultados mostraram uma tendência à correlação negativa entre os escores das escalas de ansiedade e os tempos de reação em todos os tipos de tarefa. Estes resultados sugerem que a inclusão de avaliações de ansiedade em estudos psicofísicos que envolvam testes de atenção, pode ser útil no controle da variabilidade dos resultados.
id METODISTA_5265fee07b50237b83b3f605e2441691
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1301
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICOansiedadeatençãopsicofisiologiaanxiety, attention, phychophysiologyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA influência de traços e sintomas ansiosos sobre o desempenho em tarefas atencionais de dificuldade crescente foi avaliada em 33 participantes de ambos os sexos (18 à 59 anos de idade). O experimento foi constituído de 3 blocos, em que a tarefa proposta consistia na identificação de grupos de uma, duas e três letras. Metade dos sujeitos realizou os testes na seqüência direta e os demais, na seqüência invertida. Os resultados dos três blocos foram correlacionados com os escores das escalas de ansiedade traço e estado de Spielberger. A análise dos dados baseou-se nos tempos médios de reação e no número de respostas válidas para uma, duas e três letras. Os resultados indicaram que os tempos de resposta foram maiores na medida em que a dificuldade da tarefa aumentava. Os resultados mostraram uma tendência à correlação negativa entre os escores das escalas de ansiedade e os tempos de reação em todos os tipos de tarefa. Estes resultados sugerem que a inclusão de avaliações de ansiedade em estudos psicofísicos que envolvam testes de atenção, pode ser útil no controle da variabilidade dos resultados.This study investigated the influence of anxiety traits on the performance in cognitive tasks. Thirty-three normal individuals (ages ranging from 18 to 59 years) performed 3 reaction time tasks. The tasks consisted of the identification of 1, 2, or 3 letters sets built from combinations of p, b, q, or d. The mean reaction time for each individual for each stimulus were computed. Anxiety was evaluated through the Spielberger State-Trait Anxiety Inventory (STAI). As expected, mean reaction times increased with the increasing of task difficulty. The scores in both STAI subscales showed a tendency to a negative correlation with reaction time in all three tasks. These results suggest that measures of anxiety must be useful to control sources of variability in psychophysiological studies involving attention tasks.Universidade Metodista de São PauloPsicologia da saúdeBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIARamos, Renato TeodoroCPF:11478598745http://lattes.cnpq.br/5651863697199159Basile, Luis Fernando HindiCPF:85953263325http://lattes.cnpq.br/5492548469669885Ranvaud, Ronald Dennis Paul Kenneth CliveCPF:66356389323http://lattes.cnpq.br/2000759367292897Gertsenchtein, Letícia Ismael Penteado Steagall2016-08-03T16:34:20Z2012-02-092011-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGERTSENCHTEIN, Letícia Ismael Penteado Steagall. CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1301porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:14:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1301Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:14:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO
title CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO
spellingShingle CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO
Gertsenchtein, Letícia Ismael Penteado Steagall
ansiedade
atenção
psicofisiologia
anxiety, attention, phychophysiology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO
title_full CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO
title_fullStr CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO
title_full_unstemmed CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO
title_sort CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO
author Gertsenchtein, Letícia Ismael Penteado Steagall
author_facet Gertsenchtein, Letícia Ismael Penteado Steagall
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Renato Teodoro
CPF:11478598745
http://lattes.cnpq.br/5651863697199159
Basile, Luis Fernando Hindi
CPF:85953263325
http://lattes.cnpq.br/5492548469669885
Ranvaud, Ronald Dennis Paul Kenneth Clive
CPF:66356389323
http://lattes.cnpq.br/2000759367292897
dc.contributor.author.fl_str_mv Gertsenchtein, Letícia Ismael Penteado Steagall
dc.subject.por.fl_str_mv ansiedade
atenção
psicofisiologia
anxiety, attention, phychophysiology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic ansiedade
atenção
psicofisiologia
anxiety, attention, phychophysiology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description A influência de traços e sintomas ansiosos sobre o desempenho em tarefas atencionais de dificuldade crescente foi avaliada em 33 participantes de ambos os sexos (18 à 59 anos de idade). O experimento foi constituído de 3 blocos, em que a tarefa proposta consistia na identificação de grupos de uma, duas e três letras. Metade dos sujeitos realizou os testes na seqüência direta e os demais, na seqüência invertida. Os resultados dos três blocos foram correlacionados com os escores das escalas de ansiedade traço e estado de Spielberger. A análise dos dados baseou-se nos tempos médios de reação e no número de respostas válidas para uma, duas e três letras. Os resultados indicaram que os tempos de resposta foram maiores na medida em que a dificuldade da tarefa aumentava. Os resultados mostraram uma tendência à correlação negativa entre os escores das escalas de ansiedade e os tempos de reação em todos os tipos de tarefa. Estes resultados sugerem que a inclusão de avaliações de ansiedade em estudos psicofísicos que envolvam testes de atenção, pode ser útil no controle da variabilidade dos resultados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
2012-02-09
2016-08-03T16:34:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GERTSENCHTEIN, Letícia Ismael Penteado Steagall. CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1301
identifier_str_mv GERTSENCHTEIN, Letícia Ismael Penteado Steagall. CORRELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E O DESEMPENHO EM ATENÇÃO CONCENTRADA: UM ESTUDO PSICOFISIOLÓGICO. 2011. 84 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Psicologia da saúde
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Psicologia da saúde
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602000409493504