O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meireles, Tatiane de Fátima Wanzeler
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/974
Resumo: A pesquisa teve como foco analisar e problematizar aspectos relevantes que envolvem a trajetória formativa e o processo de conquista e abrangência da atuação do pedagogo a partir de sua inserção em espaços de educação não formal, pois com o advento da globalização, surge à constatação na sociedade atual da importância e da necessidade da educação não formal. Nesse processo, é possível reconhecer que a educação não é um processo exclusivo da escola, ela pode acontecer em locais diferentes e em diversas situações sociais que não corresponde ao modelo escolar formal. Nesta perspectiva, busca-se superar a compreensão da educação somente como prática formal e ampliar seu sentido, reconhecendo não só a importância, mas a necessidade das práticas educativas que acontecem para além da escola. A pesquisa de cunho qualitativo compreende um trabalho bibliográfico intenso, no que se refere à construção e à conquista de espaços dos pedagogos no campo da educação não formal no Brasil. Assim, a pesquisa tem como suporte teórico alguns autores que problematizam questões relacionadas à educação não-formal: Afonso, 2002; Libâneo, 2001; Gadotti, 2005; Gohn, 2008; Duran & Santos Neto (2007). Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o total de 04 sujeitos, sendo 03 pedagogos que trabalham numa ONG (Organização Não-Governamental) que tem como foco o trabalho com Projetos Sociais e 01 coordenadora de projetos da própria instituição, de forma a compor um perfil desses profissionais inseridos em tal contexto. Considerando dados da investigação é possível dizer que a educação não formal é uma modalidade de educação que vem se ampliando muito na sociedade atual. Por outro lado, apesar dessa ampliação, a sua compreensão ainda é de difícil entendimento porque não há uma legislação específica que lhe dê sustentação, o que abre precedentes para algumas considerações do que se denomina modalidade de educação não formal. O aprofundamento da análise dos dados da pesquisa possibilitou chegar a considerações mais precisas do campo da educação não formal, além de trazer elementos para compreensão de sua importância nesse diversificado universo de atuação.
id METODISTA_562e0a64ec0bd000c6d69d881137f975
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/974
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMALTrajetória formativa, Atuação do pedagogo, Educação não formalTrajectory formation, Role of the teacher, Non-formal educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa teve como foco analisar e problematizar aspectos relevantes que envolvem a trajetória formativa e o processo de conquista e abrangência da atuação do pedagogo a partir de sua inserção em espaços de educação não formal, pois com o advento da globalização, surge à constatação na sociedade atual da importância e da necessidade da educação não formal. Nesse processo, é possível reconhecer que a educação não é um processo exclusivo da escola, ela pode acontecer em locais diferentes e em diversas situações sociais que não corresponde ao modelo escolar formal. Nesta perspectiva, busca-se superar a compreensão da educação somente como prática formal e ampliar seu sentido, reconhecendo não só a importância, mas a necessidade das práticas educativas que acontecem para além da escola. A pesquisa de cunho qualitativo compreende um trabalho bibliográfico intenso, no que se refere à construção e à conquista de espaços dos pedagogos no campo da educação não formal no Brasil. Assim, a pesquisa tem como suporte teórico alguns autores que problematizam questões relacionadas à educação não-formal: Afonso, 2002; Libâneo, 2001; Gadotti, 2005; Gohn, 2008; Duran & Santos Neto (2007). Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o total de 04 sujeitos, sendo 03 pedagogos que trabalham numa ONG (Organização Não-Governamental) que tem como foco o trabalho com Projetos Sociais e 01 coordenadora de projetos da própria instituição, de forma a compor um perfil desses profissionais inseridos em tal contexto. Considerando dados da investigação é possível dizer que a educação não formal é uma modalidade de educação que vem se ampliando muito na sociedade atual. Por outro lado, apesar dessa ampliação, a sua compreensão ainda é de difícil entendimento porque não há uma legislação específica que lhe dê sustentação, o que abre precedentes para algumas considerações do que se denomina modalidade de educação não formal. O aprofundamento da análise dos dados da pesquisa possibilitou chegar a considerações mais precisas do campo da educação não formal, além de trazer elementos para compreensão de sua importância nesse diversificado universo de atuação.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODuran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Chizzotti, AntonioCPF:24943456456http://lattes.cnpq.br/7886576325991695Meireles, Tatiane de Fátima Wanzeler2016-08-03T16:15:35Z2012-07-052012-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEIRELES, Tatiane de Fátima Wanzeler. O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:45Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/974Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:45Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
title O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
spellingShingle O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Meireles, Tatiane de Fátima Wanzeler
Trajetória formativa, Atuação do pedagogo, Educação não formal
Trajectory formation, Role of the teacher, Non-formal education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
title_full O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
title_fullStr O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
title_full_unstemmed O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
title_sort O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
author Meireles, Tatiane de Fátima Wanzeler
author_facet Meireles, Tatiane de Fátima Wanzeler
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duran, Marilia Claret Geraes
CPF:48965000230
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
Chizzotti, Antonio
CPF:24943456456
http://lattes.cnpq.br/7886576325991695
dc.contributor.author.fl_str_mv Meireles, Tatiane de Fátima Wanzeler
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetória formativa, Atuação do pedagogo, Educação não formal
Trajectory formation, Role of the teacher, Non-formal education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Trajetória formativa, Atuação do pedagogo, Educação não formal
Trajectory formation, Role of the teacher, Non-formal education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A pesquisa teve como foco analisar e problematizar aspectos relevantes que envolvem a trajetória formativa e o processo de conquista e abrangência da atuação do pedagogo a partir de sua inserção em espaços de educação não formal, pois com o advento da globalização, surge à constatação na sociedade atual da importância e da necessidade da educação não formal. Nesse processo, é possível reconhecer que a educação não é um processo exclusivo da escola, ela pode acontecer em locais diferentes e em diversas situações sociais que não corresponde ao modelo escolar formal. Nesta perspectiva, busca-se superar a compreensão da educação somente como prática formal e ampliar seu sentido, reconhecendo não só a importância, mas a necessidade das práticas educativas que acontecem para além da escola. A pesquisa de cunho qualitativo compreende um trabalho bibliográfico intenso, no que se refere à construção e à conquista de espaços dos pedagogos no campo da educação não formal no Brasil. Assim, a pesquisa tem como suporte teórico alguns autores que problematizam questões relacionadas à educação não-formal: Afonso, 2002; Libâneo, 2001; Gadotti, 2005; Gohn, 2008; Duran & Santos Neto (2007). Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o total de 04 sujeitos, sendo 03 pedagogos que trabalham numa ONG (Organização Não-Governamental) que tem como foco o trabalho com Projetos Sociais e 01 coordenadora de projetos da própria instituição, de forma a compor um perfil desses profissionais inseridos em tal contexto. Considerando dados da investigação é possível dizer que a educação não formal é uma modalidade de educação que vem se ampliando muito na sociedade atual. Por outro lado, apesar dessa ampliação, a sua compreensão ainda é de difícil entendimento porque não há uma legislação específica que lhe dê sustentação, o que abre precedentes para algumas considerações do que se denomina modalidade de educação não formal. O aprofundamento da análise dos dados da pesquisa possibilitou chegar a considerações mais precisas do campo da educação não formal, além de trazer elementos para compreensão de sua importância nesse diversificado universo de atuação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-05
2012-03-20
2016-08-03T16:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEIRELES, Tatiane de Fátima Wanzeler. O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/974
identifier_str_mv MEIRELES, Tatiane de Fátima Wanzeler. O DESAFIO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998342750208