Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira Marquezan, Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Torres Andrade, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5711
Resumo: O artigo objetiva analisar em que medida os Cursos de Graduação em Pedagogia das Universidade do Estado do Rio Grande do Sul contemplam a formação do pedagogo em espaços não formais de educação. A abordagem de pesquisa foi a qualitativa do tipo documental. Os documentos foram as ementas de 10 (dez) Universidades, as quais possuem disciplinas que contemplam os espaços não formais de educação. Os resultados apontaram que, são necessários três eixos estruturantes de disciplinas dos espaços não formais de educação, a saber: Interlocução Teoria e Prática, Pesquisa e Atuação do Pedagogo. Acredita-se que a inter-relação entre os eixos que estruturam disciplinas voltadas à Pedagogia, em espaços não formais de educação, assenta-se na relevância de formar, como pedagogos, profissionais que saibam quais espaços estão habilitados para exercer sua profissão, dentre os diversos espaços de atuação em que esse profissional pode estar inserido.
id UEMG-2_a1176626ed85ff06879754104c483426
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5711
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de PedagogiaAtuação do PedagogoEducação Não FormalGraduação em PedagogiaO artigo objetiva analisar em que medida os Cursos de Graduação em Pedagogia das Universidade do Estado do Rio Grande do Sul contemplam a formação do pedagogo em espaços não formais de educação. A abordagem de pesquisa foi a qualitativa do tipo documental. Os documentos foram as ementas de 10 (dez) Universidades, as quais possuem disciplinas que contemplam os espaços não formais de educação. Os resultados apontaram que, são necessários três eixos estruturantes de disciplinas dos espaços não formais de educação, a saber: Interlocução Teoria e Prática, Pesquisa e Atuação do Pedagogo. Acredita-se que a inter-relação entre os eixos que estruturam disciplinas voltadas à Pedagogia, em espaços não formais de educação, assenta-se na relevância de formar, como pedagogos, profissionais que saibam quais espaços estão habilitados para exercer sua profissão, dentre os diversos espaços de atuação em que esse profissional pode estar inserido.EDUEMG2022-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/571110.36704/eef.v25i47.5711Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em FocoEducação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco2317-00931519-332210.36704/eef.v25i47reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5711/4408Copyright (c) 2022 Fernanda Figueira Marquezan, Fernanda Torres Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueira Marquezan, FernandaTorres Andrade, Fernanda2022-12-22T18:26:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5711Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2022-12-22T18:26:48Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia
title Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia
spellingShingle Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia
Figueira Marquezan, Fernanda
Atuação do Pedagogo
Educação Não Formal
Graduação em Pedagogia
title_short Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia
title_full Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia
title_fullStr Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia
title_full_unstemmed Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia
title_sort Formação do Pedagogo em Espaços Não Formais de Educação: foco nos Cursos de Pedagogia
author Figueira Marquezan, Fernanda
author_facet Figueira Marquezan, Fernanda
Torres Andrade, Fernanda
author_role author
author2 Torres Andrade, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira Marquezan, Fernanda
Torres Andrade, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Atuação do Pedagogo
Educação Não Formal
Graduação em Pedagogia
topic Atuação do Pedagogo
Educação Não Formal
Graduação em Pedagogia
description O artigo objetiva analisar em que medida os Cursos de Graduação em Pedagogia das Universidade do Estado do Rio Grande do Sul contemplam a formação do pedagogo em espaços não formais de educação. A abordagem de pesquisa foi a qualitativa do tipo documental. Os documentos foram as ementas de 10 (dez) Universidades, as quais possuem disciplinas que contemplam os espaços não formais de educação. Os resultados apontaram que, são necessários três eixos estruturantes de disciplinas dos espaços não formais de educação, a saber: Interlocução Teoria e Prática, Pesquisa e Atuação do Pedagogo. Acredita-se que a inter-relação entre os eixos que estruturam disciplinas voltadas à Pedagogia, em espaços não formais de educação, assenta-se na relevância de formar, como pedagogos, profissionais que saibam quais espaços estão habilitados para exercer sua profissão, dentre os diversos espaços de atuação em que esse profissional pode estar inserido.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5711
10.36704/eef.v25i47.5711
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5711
identifier_str_mv 10.36704/eef.v25i47.5711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/5711/4408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Fernanda Figueira Marquezan, Fernanda Torres Andrade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Fernanda Figueira Marquezan, Fernanda Torres Andrade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 25 No. 47 (2022): Educação Em Foco
Educação em Foco; Vol. 25 Núm. 47 (2022): Educação Em Foco
Educação em Foco; v. 25 n. 47 (2022): Educação Em Foco
2317-0093
1519-3322
10.36704/eef.v25i47
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205470346248192