O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Andresa Maria da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1520
Resumo: Este trabalho surgiu a partir do interesse em buscar conhecer as diversas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como suas atribuições, principalmente no campo empresarial. Entender qual seria o currículo ideal a esta formação, que é titulada como plena, e como se sentem os pedagogos quanto a ela. Tanto aqueles que estão em processo de formação, como aqueles já formados. Sabe-se que, atualmente, o pedagogo sai da universidade com um diploma que lhe possibilita exercer seu trabalho além da escola, onde segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, ele deveria ser habilitado para isso. A partir destes dados, foram feitas investigações pautadas nos currículos de algumas universidades, fazendo um levantamento das disciplinas oferecidas e o tempo de curso estimado. Além disso, foi realizado um trabalho de campo através de entrevistas com universitários de três faculdades distintas, além de pedagogos já graduados por estas instituições. Foi possível, assim, traçar uma comparação entre estes grupos de profissionais, buscando saber o interesse destes quanto à atuação em áreas não escolares, o sentimento em relação à sua formação e, ainda, o conhecimento que possuem sobre a importância de sua profissão para esta sociedade. Desta forma, este trabalho faz, de forma singela, uma breve discussão sobre o pedagogo e seus campos de trabalho, assim como a formação considerada plena para este profissional
id UFF-2_c53d80bbf3442f95d120e76892e3211b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1520
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogiaPedagogiaFormação docenteEducação não formalPedagogiaEstudante de pedagogiaAtuação profissionalPedagogyTeacher trainingNon-formal educationEste trabalho surgiu a partir do interesse em buscar conhecer as diversas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como suas atribuições, principalmente no campo empresarial. Entender qual seria o currículo ideal a esta formação, que é titulada como plena, e como se sentem os pedagogos quanto a ela. Tanto aqueles que estão em processo de formação, como aqueles já formados. Sabe-se que, atualmente, o pedagogo sai da universidade com um diploma que lhe possibilita exercer seu trabalho além da escola, onde segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, ele deveria ser habilitado para isso. A partir destes dados, foram feitas investigações pautadas nos currículos de algumas universidades, fazendo um levantamento das disciplinas oferecidas e o tempo de curso estimado. Além disso, foi realizado um trabalho de campo através de entrevistas com universitários de três faculdades distintas, além de pedagogos já graduados por estas instituições. Foi possível, assim, traçar uma comparação entre estes grupos de profissionais, buscando saber o interesse destes quanto à atuação em áreas não escolares, o sentimento em relação à sua formação e, ainda, o conhecimento que possuem sobre a importância de sua profissão para esta sociedade. Desta forma, este trabalho faz, de forma singela, uma breve discussão sobre o pedagogo e seus campos de trabalho, assim como a formação considerada plena para este profissionalThis work arose from interest in seeking to know the different possibilities of action for the pedagogue, as well as their assignments, especially in the business field. Understand what would be ideal for this training curriculum, which is titled as full, and how educators feel about her. Both those who are in process of formation, as those already formed. It is known that currently the pedagogue leaves the university with a degree that enables it to perform its work beyond the school where, according to the National Curriculum Guidelines for the pedagogy course, it should be enabled to do so. From these data, guided research in the curricula of some universities that offer the course were made, mapping the courses offered and the estimated time of course. In addition, fieldwork was conducted through interviews with students from three different colleges, educators have graduated from these institutions were also interviewed, thus making a comparison between these groups of professionals, seeking to know their interests about acting in areas not school and how they feel about their education, and especially their knowledge about the importance of their profession for society. Thus, this work brings simple form a brief history of the pedagogue and their fields, as well as full training considered for this professionalAngra dos ReisOliveira, Marcos Marques deSerra, Dayse Carla GeneroJulião, Elionaldo FernandesCunha, Andresa Maria da Silva2016-03-18T15:08:04Z2016-03-18T15:08:04Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1520Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T14:44:37Zoai:app.uff.br:1/1520Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:16:35.871342Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia
title O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia
spellingShingle O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia
Cunha, Andresa Maria da Silva
Pedagogia
Formação docente
Educação não formal
Pedagogia
Estudante de pedagogia
Atuação profissional
Pedagogy
Teacher training
Non-formal education
title_short O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia
title_full O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia
title_fullStr O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia
title_full_unstemmed O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia
title_sort O papel do pedagogo: uma discussão sobre os campos de atuação e os elementos básicos de formação do estudante de pedagogia
author Cunha, Andresa Maria da Silva
author_facet Cunha, Andresa Maria da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Marcos Marques de
Serra, Dayse Carla Genero
Julião, Elionaldo Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Andresa Maria da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Formação docente
Educação não formal
Pedagogia
Estudante de pedagogia
Atuação profissional
Pedagogy
Teacher training
Non-formal education
topic Pedagogia
Formação docente
Educação não formal
Pedagogia
Estudante de pedagogia
Atuação profissional
Pedagogy
Teacher training
Non-formal education
description Este trabalho surgiu a partir do interesse em buscar conhecer as diversas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como suas atribuições, principalmente no campo empresarial. Entender qual seria o currículo ideal a esta formação, que é titulada como plena, e como se sentem os pedagogos quanto a ela. Tanto aqueles que estão em processo de formação, como aqueles já formados. Sabe-se que, atualmente, o pedagogo sai da universidade com um diploma que lhe possibilita exercer seu trabalho além da escola, onde segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, ele deveria ser habilitado para isso. A partir destes dados, foram feitas investigações pautadas nos currículos de algumas universidades, fazendo um levantamento das disciplinas oferecidas e o tempo de curso estimado. Além disso, foi realizado um trabalho de campo através de entrevistas com universitários de três faculdades distintas, além de pedagogos já graduados por estas instituições. Foi possível, assim, traçar uma comparação entre estes grupos de profissionais, buscando saber o interesse destes quanto à atuação em áreas não escolares, o sentimento em relação à sua formação e, ainda, o conhecimento que possuem sobre a importância de sua profissão para esta sociedade. Desta forma, este trabalho faz, de forma singela, uma breve discussão sobre o pedagogo e seus campos de trabalho, assim como a formação considerada plena para este profissional
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-18T15:08:04Z
2016-03-18T15:08:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1520
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1520
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823709571252224