ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SENA, VANDERLEI FERREIRA DE
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1538
Resumo: O objetivo principal deste trabalho é compreender quais fatores influenciam no comprometimento de corretoras de seguros e seguradoras, e mais especificamente: a) medir e comparar os indicadores de comprometimento dos funcionários de corretoras de seguros e seguradoras em três dimensões (afetiva, instrumental e normativa); b) analisar quais os fatores que mais influenciam cada dimensão do comprometimento no setor de seguros; c) comparar as diferenças e semelhanças dos fatores que influenciam o comprometimento em seguradoras e em corretoras. O público-alvo é formado pelos profissionais do mercado de seguros que atuam em corretoras de seguros ou seguradoras. A pesquisa foi realizada em duas partes: quantitativa e qualitativa. Os dados da pesquisa quantitativa foram colhidos por meio da escala do modelo multidimensional do comprometimento afetivo, instrumental e normativo (Meyer & Allen, 1991), aplicada em 188 participantes. Os dados da análise de comparação de médias pelo teste T-Student não apontaram diferença estatisticamente significativa. A segunda parte, qualitativa, envolveu 11 entrevistas com funcionários do setor a fim de identificar os motivos que levam os funcionários a desenvolver o comprometimento com cada um dos dois tipos de organizações do mercado de seguros. Os dados da pesquisa obtidos foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo e resultaram no modelo de antecedentes do comprometimento organizacional do setor de seguros. Foi constatado que os antecedentes do comprometimento afetivo em corretoras de seguros são formados pelo clima organizacional, pela percepção de justiça e pelas políticas de recursos humanos, e que as políticas de recursos humanos predizem o comportamento instrumental. Nas seguradoras, constatou-se que os antecedentes do comprometimento afetivo são o clima organizacional, a percepção de suporte e as políticas de recursos humanos, e que as políticas de recursos humanos predizem os comprometimentos instrumental e normativo. Esses resultados contribuem significativamente para a gestão de pessoas do setor de seguros no Brasil.
id METODISTA_6335467db430e769d26c0ed388c721b5
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1538
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORASBACKGROUND OF THE ORGANIZATIONAL COMMITMENT OF BROKERAGE EMPLOYEES OF INSURANCE AND INSURERScomprometimento organizacional; corretoras de seguros; seguradorasorganizational commitment; insurance brokers; insurance companiesCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO objetivo principal deste trabalho é compreender quais fatores influenciam no comprometimento de corretoras de seguros e seguradoras, e mais especificamente: a) medir e comparar os indicadores de comprometimento dos funcionários de corretoras de seguros e seguradoras em três dimensões (afetiva, instrumental e normativa); b) analisar quais os fatores que mais influenciam cada dimensão do comprometimento no setor de seguros; c) comparar as diferenças e semelhanças dos fatores que influenciam o comprometimento em seguradoras e em corretoras. O público-alvo é formado pelos profissionais do mercado de seguros que atuam em corretoras de seguros ou seguradoras. A pesquisa foi realizada em duas partes: quantitativa e qualitativa. Os dados da pesquisa quantitativa foram colhidos por meio da escala do modelo multidimensional do comprometimento afetivo, instrumental e normativo (Meyer & Allen, 1991), aplicada em 188 participantes. Os dados da análise de comparação de médias pelo teste T-Student não apontaram diferença estatisticamente significativa. A segunda parte, qualitativa, envolveu 11 entrevistas com funcionários do setor a fim de identificar os motivos que levam os funcionários a desenvolver o comprometimento com cada um dos dois tipos de organizações do mercado de seguros. Os dados da pesquisa obtidos foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo e resultaram no modelo de antecedentes do comprometimento organizacional do setor de seguros. Foi constatado que os antecedentes do comprometimento afetivo em corretoras de seguros são formados pelo clima organizacional, pela percepção de justiça e pelas políticas de recursos humanos, e que as políticas de recursos humanos predizem o comportamento instrumental. Nas seguradoras, constatou-se que os antecedentes do comprometimento afetivo são o clima organizacional, a percepção de suporte e as políticas de recursos humanos, e que as políticas de recursos humanos predizem os comprometimentos instrumental e normativo. Esses resultados contribuem significativamente para a gestão de pessoas do setor de seguros no Brasil.The main objective of this paper is to understand which factors influence on the commitment of insurance brokers and insurance companies and, more specifically: a) measuring and comparing the commitment indicators of the employees from insurance brokers and insurance companies in three dimensions (affective, instrumental and normative); b) analyzing which factors that most influence each dimension of the commitment in the insurance industry; c) comparing the differences and similarities of the factors which influence the commitment to insurance companies and insurance brokers. The target audience is made up by professionals from the insurance market working for insurance brokers and insurance companies. The research was performed in two parts: quantitative and qualitative. The data for the quantitative research was collected through multidimensional model scale of affective, instrumental and normative commitment (Meyer & Allen, 1991), applied to 188 participants. The data of the average comparison analysis based on the T-Student test technique did not show statistically significant difference. The second part, the qualitative research, involved 11 interviews with employees from the industry in order to identify the reasons why the employees develop the commitment with each of the two types of the insurance market organizations. The research data obtained were analysed by using a content analysis technique and resulted in the model of background of insurance industry organizational commitment. It was found that the background of the affective commitment in insurance brokers is formed by the organizational climate, by the perception of justice and by the Human Resources policies and that the Human Resources policies predict the instrumental behaviour. In the insurance companies, it was found the affective commitment background are the organizational climate, the perception of support and the Human Resources policies and that the Human Resources policies predict the instrumental and normative commitment. These results contribute significantly for the management of people in the Brazilian insurance industry.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloAdministracao::Programa de Pos Graduacao em AdministracaoBrasilIMSAdministracaoCosta , Luciano VenelliKuniyoshi , MarcioAmorim , Wilson Aparecido Costa deSENA, VANDERLEI FERREIRA DE2016-08-29T19:06:51Z2016-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSENA, VANDERLEI FERREIRA DE. ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS. 2016. [158f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-30T04:00:32Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1538Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-30T04:00:32Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS
BACKGROUND OF THE ORGANIZATIONAL COMMITMENT OF BROKERAGE EMPLOYEES OF INSURANCE AND INSURERS
title ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS
spellingShingle ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS
SENA, VANDERLEI FERREIRA DE
comprometimento organizacional; corretoras de seguros; seguradoras
organizational commitment; insurance brokers; insurance companies
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS
title_full ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS
title_fullStr ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS
title_full_unstemmed ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS
title_sort ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS
author SENA, VANDERLEI FERREIRA DE
author_facet SENA, VANDERLEI FERREIRA DE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa , Luciano Venelli
Kuniyoshi , Marcio
Amorim , Wilson Aparecido Costa de
dc.contributor.author.fl_str_mv SENA, VANDERLEI FERREIRA DE
dc.subject.por.fl_str_mv comprometimento organizacional; corretoras de seguros; seguradoras
organizational commitment; insurance brokers; insurance companies
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic comprometimento organizacional; corretoras de seguros; seguradoras
organizational commitment; insurance brokers; insurance companies
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O objetivo principal deste trabalho é compreender quais fatores influenciam no comprometimento de corretoras de seguros e seguradoras, e mais especificamente: a) medir e comparar os indicadores de comprometimento dos funcionários de corretoras de seguros e seguradoras em três dimensões (afetiva, instrumental e normativa); b) analisar quais os fatores que mais influenciam cada dimensão do comprometimento no setor de seguros; c) comparar as diferenças e semelhanças dos fatores que influenciam o comprometimento em seguradoras e em corretoras. O público-alvo é formado pelos profissionais do mercado de seguros que atuam em corretoras de seguros ou seguradoras. A pesquisa foi realizada em duas partes: quantitativa e qualitativa. Os dados da pesquisa quantitativa foram colhidos por meio da escala do modelo multidimensional do comprometimento afetivo, instrumental e normativo (Meyer & Allen, 1991), aplicada em 188 participantes. Os dados da análise de comparação de médias pelo teste T-Student não apontaram diferença estatisticamente significativa. A segunda parte, qualitativa, envolveu 11 entrevistas com funcionários do setor a fim de identificar os motivos que levam os funcionários a desenvolver o comprometimento com cada um dos dois tipos de organizações do mercado de seguros. Os dados da pesquisa obtidos foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo e resultaram no modelo de antecedentes do comprometimento organizacional do setor de seguros. Foi constatado que os antecedentes do comprometimento afetivo em corretoras de seguros são formados pelo clima organizacional, pela percepção de justiça e pelas políticas de recursos humanos, e que as políticas de recursos humanos predizem o comportamento instrumental. Nas seguradoras, constatou-se que os antecedentes do comprometimento afetivo são o clima organizacional, a percepção de suporte e as políticas de recursos humanos, e que as políticas de recursos humanos predizem os comprometimentos instrumental e normativo. Esses resultados contribuem significativamente para a gestão de pessoas do setor de seguros no Brasil.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-29T19:06:51Z
2016-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SENA, VANDERLEI FERREIRA DE. ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS. 2016. [158f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1538
identifier_str_mv SENA, VANDERLEI FERREIRA DE. ANTECEDENTES DO COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL DOS FUNCIONÁRIOS DE CORRETORAS DE SEGUROS E SEGURADORAS. 2016. [158f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
Brasil
IMS
Administracao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
Brasil
IMS
Administracao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602001861771264