O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Sabrina Rodero Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1145
Resumo: Este estudo, inserido no contexto do professor da educação profissional no Brasil, traz à tona uma realidade pouco discutida no meio acadêmico. Discussão esta que para muitos educadores não faz sentido por acreditarem que os cursos técnicos não fazem parte da educação, mas sim de uma formação do indivíduo para o trabalho. Contudo, se é formação, deve existir alguém a formar este profissional, então, quem é este professor? Será mesmo um docente ou apenas um mero reprodutor de técnicas e conhecimentos científicos capaz de levar seu aluno a aprender apertar um parafuso ? Ou será alguém de uma criatividade e conhecimentos inquestionáveis, mas cuja práxis em sala de aula deixa a desejar por lhe faltar a metodologia para o processo ensino-aprendizagem? Para tentar entender um pouco mais deste universo esta análise será feita por meio de entrevistas com professores Engenheiros, Tecnólogos e Administradores de Empresa licenciados e não licenciados atuando na formação profissional, além de uma análise sobre os cursos de licenciatura no Brasil, conhecidos por Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes, voltados a estes profissionais e o que trazem da contribuição em suas práticas diárias.(AU)
id METODISTA_637d7b192889876268f193f39740461b
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1145
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICAeducação profissionalcursos técnicosformação do professorlicenciaturaProfessional EducationTechnical Courses and Teacher GraduationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste estudo, inserido no contexto do professor da educação profissional no Brasil, traz à tona uma realidade pouco discutida no meio acadêmico. Discussão esta que para muitos educadores não faz sentido por acreditarem que os cursos técnicos não fazem parte da educação, mas sim de uma formação do indivíduo para o trabalho. Contudo, se é formação, deve existir alguém a formar este profissional, então, quem é este professor? Será mesmo um docente ou apenas um mero reprodutor de técnicas e conhecimentos científicos capaz de levar seu aluno a aprender apertar um parafuso ? Ou será alguém de uma criatividade e conhecimentos inquestionáveis, mas cuja práxis em sala de aula deixa a desejar por lhe faltar a metodologia para o processo ensino-aprendizagem? Para tentar entender um pouco mais deste universo esta análise será feita por meio de entrevistas com professores Engenheiros, Tecnólogos e Administradores de Empresa licenciados e não licenciados atuando na formação profissional, além de uma análise sobre os cursos de licenciatura no Brasil, conhecidos por Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes, voltados a estes profissionais e o que trazem da contribuição em suas práticas diárias.(AU)In Brazil, this studies was inserted in a Professional Education teacher s context, however is so far to be discussed on the academic field nowadays. Many teachers don t discuss about technical courses because they believe that this kind of course doesn t match on the education field. They believe that it s important to prepare somebody particularly to work with. Actually the point is, if we need a professional, we need a graduation then what is the Professor importance? Could we say that the Professor is a real professional or he s just someone who knows the techniques and scientific knowledge that teaches students how to tighten a screw? Or maybe he s a really creatively person with a good background in his career but in the classroom he is not able to teach well because he doesn t have methodology on teachlearning process? To understand a little bit more about this subject, this research will be made by interviewing some engineers, technology s professionals and managers graduated and no-graduated teachers acting in these areas. We will read an analysis about graduation s courses in Brazil, called Special Graduation Programs to Pedagogic Teachers related to some professionals who contributes with their experiences day by day.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODemartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Souza, Aparecida Neri deCPF:42156423123http://lattes.cnpq.br/5515536378374204Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Gomes, Sabrina Rodero Ferreira2016-08-03T16:16:14Z2011-04-082010-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES, Sabrina Rodero Ferreira. O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2010. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:39Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1145Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:39Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
title O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
spellingShingle O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Gomes, Sabrina Rodero Ferreira
educação profissional
cursos técnicos
formação do professor
licenciatura
Professional Education
Technical Courses and Teacher Graduation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_fullStr O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_sort O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA
author Gomes, Sabrina Rodero Ferreira
author_facet Gomes, Sabrina Rodero Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
CPF:13265477995
http://lattes.cnpq.br/8059807589945744
Souza, Aparecida Neri de
CPF:42156423123
http://lattes.cnpq.br/5515536378374204
Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Sabrina Rodero Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv educação profissional
cursos técnicos
formação do professor
licenciatura
Professional Education
Technical Courses and Teacher Graduation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic educação profissional
cursos técnicos
formação do professor
licenciatura
Professional Education
Technical Courses and Teacher Graduation
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este estudo, inserido no contexto do professor da educação profissional no Brasil, traz à tona uma realidade pouco discutida no meio acadêmico. Discussão esta que para muitos educadores não faz sentido por acreditarem que os cursos técnicos não fazem parte da educação, mas sim de uma formação do indivíduo para o trabalho. Contudo, se é formação, deve existir alguém a formar este profissional, então, quem é este professor? Será mesmo um docente ou apenas um mero reprodutor de técnicas e conhecimentos científicos capaz de levar seu aluno a aprender apertar um parafuso ? Ou será alguém de uma criatividade e conhecimentos inquestionáveis, mas cuja práxis em sala de aula deixa a desejar por lhe faltar a metodologia para o processo ensino-aprendizagem? Para tentar entender um pouco mais deste universo esta análise será feita por meio de entrevistas com professores Engenheiros, Tecnólogos e Administradores de Empresa licenciados e não licenciados atuando na formação profissional, além de uma análise sobre os cursos de licenciatura no Brasil, conhecidos por Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes, voltados a estes profissionais e o que trazem da contribuição em suas práticas diárias.(AU)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-09
2011-04-08
2016-08-03T16:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Sabrina Rodero Ferreira. O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2010. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1145
identifier_str_mv GOMES, Sabrina Rodero Ferreira. O PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2010. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999392374784