A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nishida, Neusa Fumie
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1947
Resumo: Esta pesquisa reflete sobre questões da ética contemporânea na publicidade dirigida ao público feminino. A discussão de tais questões debruça sobre a vertente deontológica (convicção). O objetivo do estudo é investigar como os anúncios publicados nas revistas Claudia e Nova articulam questões de tal ética. Assim, buscou-se verificar, por meio da análise de conteúdo, se os anúncios seguiam os princípios contidos no Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. Em uma segunda etapa, pretendeu-se investigar, por meio da análise de discurso, como se deu a construção dos anúncios sob o enfoque da ética e da mulher na sociedade dos dias de hoje. Concluiu-se que as representações da ética deontológica na publicidade feminina ocorrem de maneira não linear e fragmentada. A não linearidade se refere ao não cumprimento dos princípios éticos por parte de alguns anúncios analisados. Já a fragmentação diz respeito ao modo como a mulher é retratada e como os produtos são divulgados nos anúncios, a partir de diferentes padrões de conduta (princípios) e baseados em valores diversificados. Ora os anúncios apresentam os produtos de maneira verdadeira ou não, ora as mulheres aparecem sob um enfoque baseado em valores contemporâneos ou em valores tradicionais de modo diferenciado.(AU)
id METODISTA_6784e4520155f4570b62a0f0f6b0f941
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1947
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulherContemporary ethics in advertising discourse for womenÉtica; Comunicação; Publicidade; Mulher; Linguagem; Analise do discursoEthic; Communication; Publicity; Woman; Language; Speech analysisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta pesquisa reflete sobre questões da ética contemporânea na publicidade dirigida ao público feminino. A discussão de tais questões debruça sobre a vertente deontológica (convicção). O objetivo do estudo é investigar como os anúncios publicados nas revistas Claudia e Nova articulam questões de tal ética. Assim, buscou-se verificar, por meio da análise de conteúdo, se os anúncios seguiam os princípios contidos no Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. Em uma segunda etapa, pretendeu-se investigar, por meio da análise de discurso, como se deu a construção dos anúncios sob o enfoque da ética e da mulher na sociedade dos dias de hoje. Concluiu-se que as representações da ética deontológica na publicidade feminina ocorrem de maneira não linear e fragmentada. A não linearidade se refere ao não cumprimento dos princípios éticos por parte de alguns anúncios analisados. Já a fragmentação diz respeito ao modo como a mulher é retratada e como os produtos são divulgados nos anúncios, a partir de diferentes padrões de conduta (princípios) e baseados em valores diversificados. Ora os anúncios apresentam os produtos de maneira verdadeira ou não, ora as mulheres aparecem sob um enfoque baseado em valores contemporâneos ou em valores tradicionais de modo diferenciado.(AU)This research reflects on issues of contemporary ethics in advertising aimed at women. The discussion of such questions focuses on the deontological aspect (conviction). The aim of the study is to investigate how advertisements published in Claudia and Nova magazines articulate issues of such ethics. Thus, we sought to verify, through content analysis, whether the ads followed the principles contained in the Brazilian Code of Advertising Self-Regulation. In a second stage, it was intended to investigate, through discourse analysis, how the ads were built under the focus of ethics and women in today's society. It was concluded that the representations of deontological ethics in female advertising occur in a nonlinear and fragmented manner. Nonlinearity refers to the non-compliance with ethical principles by some ads analyzed. Fragmentation, on the other hand, concerns the way women are portrayed and how products are advertised in advertisements, based on different standards of conduct (principles) and based on diversified values. Now the ads present the products in a true way or not, sometimes women appear under a focus based on contemporary values ​​or traditional values ​​in a different way. (AU)Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialGonçalves, Elizabeth MoraesGalindo, Daniel dos SantosGiacomini Filho, GinoNishida, Neusa Fumie2019-11-06T15:40:50Z2007-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNishida, Neusa Fumie. A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher. 2007. 245folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1947porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-11-06T15:40:50Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1947Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-11-06T15:40:50Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
Contemporary ethics in advertising discourse for women
title A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
spellingShingle A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
Nishida, Neusa Fumie
Ética; Comunicação; Publicidade; Mulher; Linguagem; Analise do discurso
Ethic; Communication; Publicity; Woman; Language; Speech analysis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
title_full A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
title_fullStr A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
title_full_unstemmed A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
title_sort A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher
author Nishida, Neusa Fumie
author_facet Nishida, Neusa Fumie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Elizabeth Moraes
Galindo, Daniel dos Santos
Giacomini Filho, Gino
dc.contributor.author.fl_str_mv Nishida, Neusa Fumie
dc.subject.por.fl_str_mv Ética; Comunicação; Publicidade; Mulher; Linguagem; Analise do discurso
Ethic; Communication; Publicity; Woman; Language; Speech analysis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Ética; Comunicação; Publicidade; Mulher; Linguagem; Analise do discurso
Ethic; Communication; Publicity; Woman; Language; Speech analysis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Esta pesquisa reflete sobre questões da ética contemporânea na publicidade dirigida ao público feminino. A discussão de tais questões debruça sobre a vertente deontológica (convicção). O objetivo do estudo é investigar como os anúncios publicados nas revistas Claudia e Nova articulam questões de tal ética. Assim, buscou-se verificar, por meio da análise de conteúdo, se os anúncios seguiam os princípios contidos no Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. Em uma segunda etapa, pretendeu-se investigar, por meio da análise de discurso, como se deu a construção dos anúncios sob o enfoque da ética e da mulher na sociedade dos dias de hoje. Concluiu-se que as representações da ética deontológica na publicidade feminina ocorrem de maneira não linear e fragmentada. A não linearidade se refere ao não cumprimento dos princípios éticos por parte de alguns anúncios analisados. Já a fragmentação diz respeito ao modo como a mulher é retratada e como os produtos são divulgados nos anúncios, a partir de diferentes padrões de conduta (princípios) e baseados em valores diversificados. Ora os anúncios apresentam os produtos de maneira verdadeira ou não, ora as mulheres aparecem sob um enfoque baseado em valores contemporâneos ou em valores tradicionais de modo diferenciado.(AU)
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-18
2019-11-06T15:40:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Nishida, Neusa Fumie. A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher. 2007. 245folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1947
identifier_str_mv Nishida, Neusa Fumie. A ética contemporânea no discurso da publicidade para a mulher. 2007. 245folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005214068736