UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Priscila Vita
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de analisar o Programa Ler e Escrever das escolas estaduais de São Paulo, apontando seus possíveis benefícios e principais problemas. O programa representa mais uma tentativa do sistema público de ensino no sentido de reverter o quadro de precariedade apresentado pelos alunos da escola pública no que se refere ao processo de alfabetização. No primeiro capítulo encontram-se considerações pertinentes a alfabetização e concepções de ensino. No segundo capítulo é apresentada a legislação que respalda o programa e também a forma como vem sendo aplicado. O terceiro capítulo trata dos procedimentos metodológicos. Foram desenvolvidos questionários para professores alfabetizadores e professores-coordenadores e elaborados quadros de análise para classificar os depoimentos coletados a partir dos pares de categorias dialéticas do referencial teórico-metodológico construído por Alves (2000). Alguns dos professores entrevistados acreditam que o programa traz idéias novas, porém seu referencial teórico é fundado no construtivismo, que já orienta os documentos institucionais da educação brasileira há mais de 25 anos.(AU)
id METODISTA_682ca2434cf3396f1199ff3d3cb5e81d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1153
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULOPrograma Ler e Escreveralfabetizaçãoqualidade de ensinopolítica públicaProject Read and Writeliteracyquality of educationpublic politicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho tem o objetivo de analisar o Programa Ler e Escrever das escolas estaduais de São Paulo, apontando seus possíveis benefícios e principais problemas. O programa representa mais uma tentativa do sistema público de ensino no sentido de reverter o quadro de precariedade apresentado pelos alunos da escola pública no que se refere ao processo de alfabetização. No primeiro capítulo encontram-se considerações pertinentes a alfabetização e concepções de ensino. No segundo capítulo é apresentada a legislação que respalda o programa e também a forma como vem sendo aplicado. O terceiro capítulo trata dos procedimentos metodológicos. Foram desenvolvidos questionários para professores alfabetizadores e professores-coordenadores e elaborados quadros de análise para classificar os depoimentos coletados a partir dos pares de categorias dialéticas do referencial teórico-metodológico construído por Alves (2000). Alguns dos professores entrevistados acreditam que o programa traz idéias novas, porém seu referencial teórico é fundado no construtivismo, que já orienta os documentos institucionais da educação brasileira há mais de 25 anos.(AU)The objective of this project is analyse the Read and Write Program of state schools from São Paulo to argue their theorist system elements. The project Read and Write represents one more try from public teaching system on the way to revert the unstable situation presented by students from public schools on the read and write process. The second chapter presents the legislation that endorses the program and also the way how has been applied. The third chapter presents the methodological procedure. Questionnaires had been developed for teachers and elaborated points of analysis to classify depositions from the reports by dialectics categories of theorist system referential made by Alves (2000). Some interviewed teachers believe that the program brings new ideas, however the theoretical referential is based on constructivism that guides the Brazilian education institutional documents for more than 25 years.(AU)Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São PauloUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano CastroCPF:21621202123http://lattes.cnpq.br/1621685976264300Almeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239Camacho, Priscila Vita2016-08-03T16:16:17Z2011-04-082010-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMACHO, Priscila Vita. UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:37Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1153Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:37Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
title UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Camacho, Priscila Vita
Programa Ler e Escrever
alfabetização
qualidade de ensino
política pública
Project Read and Write
literacy
quality of education
public politics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_full UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_sort UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
author Camacho, Priscila Vita
author_facet Camacho, Priscila Vita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro
CPF:21621202123
http://lattes.cnpq.br/1621685976264300
Almeida, Danilo Di Manno de
CPF:12348989232
http://lattes.cnpq.br/3222432876274239
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Priscila Vita
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Ler e Escrever
alfabetização
qualidade de ensino
política pública
Project Read and Write
literacy
quality of education
public politics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Programa Ler e Escrever
alfabetização
qualidade de ensino
política pública
Project Read and Write
literacy
quality of education
public politics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho tem o objetivo de analisar o Programa Ler e Escrever das escolas estaduais de São Paulo, apontando seus possíveis benefícios e principais problemas. O programa representa mais uma tentativa do sistema público de ensino no sentido de reverter o quadro de precariedade apresentado pelos alunos da escola pública no que se refere ao processo de alfabetização. No primeiro capítulo encontram-se considerações pertinentes a alfabetização e concepções de ensino. No segundo capítulo é apresentada a legislação que respalda o programa e também a forma como vem sendo aplicado. O terceiro capítulo trata dos procedimentos metodológicos. Foram desenvolvidos questionários para professores alfabetizadores e professores-coordenadores e elaborados quadros de análise para classificar os depoimentos coletados a partir dos pares de categorias dialéticas do referencial teórico-metodológico construído por Alves (2000). Alguns dos professores entrevistados acreditam que o programa traz idéias novas, porém seu referencial teórico é fundado no construtivismo, que já orienta os documentos institucionais da educação brasileira há mais de 25 anos.(AU)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-22
2011-04-08
2016-08-03T16:16:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMACHO, Priscila Vita. UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153
identifier_str_mv CAMACHO, Priscila Vita. UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999413346304