UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153 |
Resumo: | The objective of this project is analyse the Read and Write Program of state schools from São Paulo to argue their theorist system elements. The project Read and Write represents one more try from public teaching system on the way to revert the unstable situation presented by students from public schools on the read and write process. The second chapter presents the legislation that endorses the program and also the way how has been applied. The third chapter presents the methodological procedure. Questionnaires had been developed for teachers and elaborated points of analysis to classify depositions from the reports by dialectics categories of theorist system referential made by Alves (2000). Some interviewed teachers believe that the program brings new ideas, however the theoretical referential is based on constructivism that guides the Brazilian education institutional documents for more than 25 years.(AU) |
id |
METO_682ca2434cf3396f1199ff3d3cb5e81d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1153 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano CastroCPF:21621202123http://lattes.cnpq.br/1621685976264300Almeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239CPF:31848832800http://lattes.cnpq.br/7356355764714331Camacho, Priscila Vita2016-08-03T16:16:17Z2011-04-082010-03-22CAMACHO, Priscila Vita. UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153The objective of this project is analyse the Read and Write Program of state schools from São Paulo to argue their theorist system elements. The project Read and Write represents one more try from public teaching system on the way to revert the unstable situation presented by students from public schools on the read and write process. The second chapter presents the legislation that endorses the program and also the way how has been applied. The third chapter presents the methodological procedure. Questionnaires had been developed for teachers and elaborated points of analysis to classify depositions from the reports by dialectics categories of theorist system referential made by Alves (2000). Some interviewed teachers believe that the program brings new ideas, however the theoretical referential is based on constructivism that guides the Brazilian education institutional documents for more than 25 years.(AU)O presente trabalho tem o objetivo de analisar o Programa Ler e Escrever das escolas estaduais de São Paulo, apontando seus possíveis benefícios e principais problemas. O programa representa mais uma tentativa do sistema público de ensino no sentido de reverter o quadro de precariedade apresentado pelos alunos da escola pública no que se refere ao processo de alfabetização. No primeiro capítulo encontram-se considerações pertinentes a alfabetização e concepções de ensino. No segundo capítulo é apresentada a legislação que respalda o programa e também a forma como vem sendo aplicado. O terceiro capítulo trata dos procedimentos metodológicos. Foram desenvolvidos questionários para professores alfabetizadores e professores-coordenadores e elaborados quadros de análise para classificar os depoimentos coletados a partir dos pares de categorias dialéticas do referencial teórico-metodológico construído por Alves (2000). Alguns dos professores entrevistados acreditam que o programa traz idéias novas, porém seu referencial teórico é fundado no construtivismo, que já orienta os documentos institucionais da educação brasileira há mais de 25 anos.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Vita.pdf: 661978 bytes, checksum: 755f44724595d17f830e0024b5ff3789 (MD5) Previous issue date: 2010-03-22Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2807/Priscila%20Vita.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoPrograma Ler e Escreveralfabetizaçãoqualidade de ensinopolítica públicaProject Read and Writeliteracyquality of educationpublic politicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILPriscila Vita.pdf.jpgPriscila Vita.pdf.jpgimage/jpeg3605http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1153/2/Priscila+Vita.pdf.jpg7a5a5029029f93723b75a66179b4d057MD52ORIGINALPriscila Vita.pdfapplication/pdf661978http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1153/1/Priscila+Vita.pdf755f44724595d17f830e0024b5ff3789MD51tede/11532016-08-03 15:12:37.077oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO |
title |
UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO |
spellingShingle |
UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO Camacho, Priscila Vita Programa Ler e Escrever alfabetização qualidade de ensino política pública Project Read and Write literacy quality of education public politics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO |
title_full |
UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO |
title_fullStr |
UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO |
title_sort |
UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO |
author |
Camacho, Priscila Vita |
author_facet |
Camacho, Priscila Vita |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Alves, Maria Leila |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:49525250550 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:21621202123 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1621685976264300 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Almeida, Danilo Di Manno de |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:12348989232 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3222432876274239 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:31848832800 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7356355764714331 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camacho, Priscila Vita |
contributor_str_mv |
Alves, Maria Leila Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro Almeida, Danilo Di Manno de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Ler e Escrever alfabetização qualidade de ensino política pública |
topic |
Programa Ler e Escrever alfabetização qualidade de ensino política pública Project Read and Write literacy quality of education public politics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Project Read and Write literacy quality of education public politics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The objective of this project is analyse the Read and Write Program of state schools from São Paulo to argue their theorist system elements. The project Read and Write represents one more try from public teaching system on the way to revert the unstable situation presented by students from public schools on the read and write process. The second chapter presents the legislation that endorses the program and also the way how has been applied. The third chapter presents the methodological procedure. Questionnaires had been developed for teachers and elaborated points of analysis to classify depositions from the reports by dialectics categories of theorist system referential made by Alves (2000). Some interviewed teachers believe that the program brings new ideas, however the theoretical referential is based on constructivism that guides the Brazilian education institutional documents for more than 25 years.(AU) |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-22 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-04-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:16:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAMACHO, Priscila Vita. UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153 |
identifier_str_mv |
CAMACHO, Priscila Vita. UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1153/2/Priscila+Vita.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1153/1/Priscila+Vita.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a5a5029029f93723b75a66179b4d057 755f44724595d17f830e0024b5ff3789 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079558546456576 |