UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Priscila Vita
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153
Resumo: The objective of this project is analyse the Read and Write Program of state schools from São Paulo to argue their theorist system elements. The project Read and Write represents one more try from public teaching system on the way to revert the unstable situation presented by students from public schools on the read and write process. The second chapter presents the legislation that endorses the program and also the way how has been applied. The third chapter presents the methodological procedure. Questionnaires had been developed for teachers and elaborated points of analysis to classify depositions from the reports by dialectics categories of theorist system referential made by Alves (2000). Some interviewed teachers believe that the program brings new ideas, however the theoretical referential is based on constructivism that guides the Brazilian education institutional documents for more than 25 years.(AU)
id METO_682ca2434cf3396f1199ff3d3cb5e81d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1153
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano CastroCPF:21621202123http://lattes.cnpq.br/1621685976264300Almeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239CPF:31848832800http://lattes.cnpq.br/7356355764714331Camacho, Priscila Vita2016-08-03T16:16:17Z2011-04-082010-03-22CAMACHO, Priscila Vita. UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153The objective of this project is analyse the Read and Write Program of state schools from São Paulo to argue their theorist system elements. The project Read and Write represents one more try from public teaching system on the way to revert the unstable situation presented by students from public schools on the read and write process. The second chapter presents the legislation that endorses the program and also the way how has been applied. The third chapter presents the methodological procedure. Questionnaires had been developed for teachers and elaborated points of analysis to classify depositions from the reports by dialectics categories of theorist system referential made by Alves (2000). Some interviewed teachers believe that the program brings new ideas, however the theoretical referential is based on constructivism that guides the Brazilian education institutional documents for more than 25 years.(AU)O presente trabalho tem o objetivo de analisar o Programa Ler e Escrever das escolas estaduais de São Paulo, apontando seus possíveis benefícios e principais problemas. O programa representa mais uma tentativa do sistema público de ensino no sentido de reverter o quadro de precariedade apresentado pelos alunos da escola pública no que se refere ao processo de alfabetização. No primeiro capítulo encontram-se considerações pertinentes a alfabetização e concepções de ensino. No segundo capítulo é apresentada a legislação que respalda o programa e também a forma como vem sendo aplicado. O terceiro capítulo trata dos procedimentos metodológicos. Foram desenvolvidos questionários para professores alfabetizadores e professores-coordenadores e elaborados quadros de análise para classificar os depoimentos coletados a partir dos pares de categorias dialéticas do referencial teórico-metodológico construído por Alves (2000). Alguns dos professores entrevistados acreditam que o programa traz idéias novas, porém seu referencial teórico é fundado no construtivismo, que já orienta os documentos institucionais da educação brasileira há mais de 25 anos.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T16:16:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Vita.pdf: 661978 bytes, checksum: 755f44724595d17f830e0024b5ff3789 (MD5) Previous issue date: 2010-03-22Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Pauloapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2807/Priscila%20Vita.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãoPrograma Ler e Escreveralfabetizaçãoqualidade de ensinopolítica públicaProject Read and Writeliteracyquality of educationpublic politicsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILPriscila Vita.pdf.jpgPriscila Vita.pdf.jpgimage/jpeg3605http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1153/2/Priscila+Vita.pdf.jpg7a5a5029029f93723b75a66179b4d057MD52ORIGINALPriscila Vita.pdfapplication/pdf661978http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1153/1/Priscila+Vita.pdf755f44724595d17f830e0024b5ff3789MD51tede/11532016-08-03 15:12:37.077oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
title UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Camacho, Priscila Vita
Programa Ler e Escrever
alfabetização
qualidade de ensino
política pública
Project Read and Write
literacy
quality of education
public politics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_full UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
title_sort UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
author Camacho, Priscila Vita
author_facet Camacho, Priscila Vita
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Alves, Maria Leila
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:49525250550
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:21621202123
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1621685976264300
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Almeida, Danilo Di Manno de
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:12348989232
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3222432876274239
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:31848832800
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7356355764714331
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Priscila Vita
contributor_str_mv Alves, Maria Leila
Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro
Almeida, Danilo Di Manno de
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Ler e Escrever
alfabetização
qualidade de ensino
política pública
topic Programa Ler e Escrever
alfabetização
qualidade de ensino
política pública
Project Read and Write
literacy
quality of education
public politics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Project Read and Write
literacy
quality of education
public politics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The objective of this project is analyse the Read and Write Program of state schools from São Paulo to argue their theorist system elements. The project Read and Write represents one more try from public teaching system on the way to revert the unstable situation presented by students from public schools on the read and write process. The second chapter presents the legislation that endorses the program and also the way how has been applied. The third chapter presents the methodological procedure. Questionnaires had been developed for teachers and elaborated points of analysis to classify depositions from the reports by dialectics categories of theorist system referential made by Alves (2000). Some interviewed teachers believe that the program brings new ideas, however the theoretical referential is based on constructivism that guides the Brazilian education institutional documents for more than 25 years.(AU)
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-22
dc.date.available.fl_str_mv 2011-04-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T16:16:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMACHO, Priscila Vita. UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153
identifier_str_mv CAMACHO, Priscila Vita. UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA LER E ESCREVER DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2010. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1153/2/Priscila+Vita.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1153/1/Priscila+Vita.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a5a5029029f93723b75a66179b4d057
755f44724595d17f830e0024b5ff3789
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079558546456576