A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1166
Resumo: A presente pesquisa investiga o aprender a ler e a escrever do segmento idoso partindo do pressuposto de que a introdução no mundo da leitura e da escrita pode propiciar-lhe, mesmo que tardiamente, a inclusão social e uma transformação na sua vida pessoal. Nesse sentido, foi realizado um estudo sobre o analfabetismo no nosso país amparado em um referencial teórico específico, adotando a visão de homem como um ser inconcluso e em constante processo de construção que pode progredir social, histórica e temporalmente. Para dar concretude a esses objetivos a opção foi pela abordagem qualitativa. São sujeitos deste estudo, alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos de uma Organização Não Governamental (ONG) uma instituição religiosa e também alunos de instituições que atendem ao segmento idoso. Foram aplicados quarenta questionários, por meio dos quais foi possível inferir que esses alunos buscam resgatar a possibilidade de serem incluídos e aceitos socialmente, bem como convívio com os seus pares.
id METODISTA_6a29a15fa4a7b4a99f637cd64b08dd30
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1166
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETOalfabetizaçãojovensadultosidososensino.literacyyouthadultselderlyeducationCNPQ::CIENCIAS HUMANASA presente pesquisa investiga o aprender a ler e a escrever do segmento idoso partindo do pressuposto de que a introdução no mundo da leitura e da escrita pode propiciar-lhe, mesmo que tardiamente, a inclusão social e uma transformação na sua vida pessoal. Nesse sentido, foi realizado um estudo sobre o analfabetismo no nosso país amparado em um referencial teórico específico, adotando a visão de homem como um ser inconcluso e em constante processo de construção que pode progredir social, histórica e temporalmente. Para dar concretude a esses objetivos a opção foi pela abordagem qualitativa. São sujeitos deste estudo, alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos de uma Organização Não Governamental (ONG) uma instituição religiosa e também alunos de instituições que atendem ao segmento idoso. Foram aplicados quarenta questionários, por meio dos quais foi possível inferir que esses alunos buscam resgatar a possibilidade de serem incluídos e aceitos socialmente, bem como convívio com os seus pares.This research investigates the process of learning to read and write of the elderly segment. It presumes that the introduction in the world of the reading and the writing it can propitiate, even belatedly, the social inclusion and a transformation in personal life. In that sense, a study was accomplished on the analphabetism in our country acked into a theoretical framework, adopting the view of man as na unfinished and ongoing process of construction, process that can progress social, historical and temporality. To give concreteness the these objectives the option it was for the qualitative approach. They are subject of this study, enrolled students in the Education of Youths and Adults of an Organization No Government (ONG) - a religious institution - and also students of institutions that assist to the elderly segment. They were applied forty questionnaires, through which it was possible to infer that those students look for to rescue the possibility of they be included and accepted socially, as well as conviviality with their pairs.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239Severino, Francisca Eleodora SantosCPF:12545812585Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Costa, Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da2016-08-03T16:16:19Z2010-08-172010-04-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da. A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1166porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:13Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1166Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:13Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO
title A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO
spellingShingle A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO
Costa, Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da
alfabetização
jovens
adultos
idosos
ensino.
literacy
youth
adults
elderly
education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO
title_full A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO
title_fullStr A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO
title_full_unstemmed A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO
title_sort A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO
author Costa, Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da
author_facet Costa, Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Danilo Di Manno de
CPF:12348989232
http://lattes.cnpq.br/3222432876274239
Severino, Francisca Eleodora Santos
CPF:12545812585
Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv alfabetização
jovens
adultos
idosos
ensino.
literacy
youth
adults
elderly
education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic alfabetização
jovens
adultos
idosos
ensino.
literacy
youth
adults
elderly
education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description A presente pesquisa investiga o aprender a ler e a escrever do segmento idoso partindo do pressuposto de que a introdução no mundo da leitura e da escrita pode propiciar-lhe, mesmo que tardiamente, a inclusão social e uma transformação na sua vida pessoal. Nesse sentido, foi realizado um estudo sobre o analfabetismo no nosso país amparado em um referencial teórico específico, adotando a visão de homem como um ser inconcluso e em constante processo de construção que pode progredir social, histórica e temporalmente. Para dar concretude a esses objetivos a opção foi pela abordagem qualitativa. São sujeitos deste estudo, alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos de uma Organização Não Governamental (ONG) uma instituição religiosa e também alunos de instituições que atendem ao segmento idoso. Foram aplicados quarenta questionários, por meio dos quais foi possível inferir que esses alunos buscam resgatar a possibilidade de serem incluídos e aceitos socialmente, bem como convívio com os seus pares.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-17
2010-04-05
2016-08-03T16:16:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da. A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1166
identifier_str_mv COSTA, Carolina Elizabeth Lopes Lauria Rodrigues da. A BUSCA DO CONHECIMENTO NA MELHOR IDADE: UM ESTUDO SOBRE O IDOSO ANALFABETO. 2010. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999448997888