NARRATIVA AUDIOVISUAL, YOUTUBERS E A AUTOPROMOÇÃO DO INDIVÍDUO MÍDIA NO AMBIENTE HIPERMIDIÁTICO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1807 |
Resumo: | A presente pesquisa atuou no sentido de identificar as viabilidades e potencialidades da narrativa audiovisual na autopromoção dos youtubers no ambiente hipermidiático. Por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de casos múltiplos de três youtubers, foram analisados o comportamento comunicacional dos influenciadores digitais e a exposição desses indivíduos mídia como "produtos” de consumo na atual sociedade conectada. Este tema justifica-se pelo atual impacto social da internet, pelo grande consumo de vídeos em plataformas online e pelo surgimento de "webcelebridades" que se tornaram formadores de opinião para públicos específicos. Com base nos conceitos pesquisados, foi possível imergir nas transformações sociais ocasionadas pela cultura de consumo e reconhecer o papel das inovações tecnológicas no desenvolvimento de novos processos comunicacionais, que foram adotados pelo mercado consumidor e trouxeram formas inovadoras de interação para este ambiente relacional. Percebeu-se, com isso, o surgimento de um cenário no qual os próprios sujeitos ou atores sociais passaram a se promover em decorrência das tecnologias digitais e das redes sociais online provenientes das conexões na internet. Também foram referenciados, nesta pesquisa, alguns métodos de registro audiovisual, a evolução de linguagens e a relevância dessa estrutura narrativa nos processos sociais contemporâneos. Para tanto, destacaram-se os principais recursos técnicos e estéticos adotados na produção de conteúdos em vídeo e como a composição dos elementos visuais e sonoros auxilia na construção de mensagens e na comunicação entre as pessoas. Posteriormente, foi possível detectar as perspectivas comunicacionais geradas pela convergência entre as mídias, as novas narrativas audiovisuais existentes no ambiente hipermidiático e as potencialidades deste cenário na divulgação e na autopromoção dos indivíduos. Para tanto, constatou-se a importância das plataformas digitais online para publicação de vídeos e como o YouTube revolucionou o universo de criação, desenvolvimento e distribuição de conteúdo audiovisual. Neste sentido, procurou-se analisar os youtubers e o papel desempenhado por eles como personalidades que despertam o interesse de inúmeros seguidores dentro e fora do ciberespaço. Como resultado da reflexão desenvolvida, esta pesquisa constatou que a narrativa audiovisual é fundamental na construção dessas personalidades em sua condição de constante autopromoção em espaços hipermidiáticos, uma vez que esses indivíduos mídia se tornaram conhecidos em decorrência dos vídeos produzidos por eles para seus canais no YouTube. Além disso, os fatores responsáveis por mantê-los em evidência, a divulgação de seus projetos por meio da autopromoção e o contato com os diferentes públicos ainda dependem, diretamente, dos recursos provenientes da linguagem audiovisual e da publicação de seus vídeos na internet. |
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NARRATIVA AUDIOVISUAL, YOUTUBERS E A AUTOPROMOÇÃO DO INDIVÍDUO MÍDIA NO AMBIENTE HIPERMIDIÁTICOAUDIOVISUAL NARRATIVE, YOUTUBERS AND THE SELF-MOTIVATION OF THE MEDIUM INDIVIDUAL IN THE HYPERMIDIATE ENVIRONMENTNarrativa audiovisual; Internet; Comunicação hipermidiática; Autopromoção; YoutubersAudiovisual narrative; Internet; Hypermiditic communication; Self-promotion; YoutubersCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA presente pesquisa atuou no sentido de identificar as viabilidades e potencialidades da narrativa audiovisual na autopromoção dos youtubers no ambiente hipermidiático. Por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e estudo de casos múltiplos de três youtubers, foram analisados o comportamento comunicacional dos influenciadores digitais e a exposição desses indivíduos mídia como "produtos” de consumo na atual sociedade conectada. Este tema justifica-se pelo atual impacto social da internet, pelo grande consumo de vídeos em plataformas online e pelo surgimento de "webcelebridades" que se tornaram formadores de opinião para públicos específicos. Com base nos conceitos pesquisados, foi possível imergir nas transformações sociais ocasionadas pela cultura de consumo e reconhecer o papel das inovações tecnológicas no desenvolvimento de novos processos comunicacionais, que foram adotados pelo mercado consumidor e trouxeram formas inovadoras de interação para este ambiente relacional. Percebeu-se, com isso, o surgimento de um cenário no qual os próprios sujeitos ou atores sociais passaram a se promover em decorrência das tecnologias digitais e das redes sociais online provenientes das conexões na internet. Também foram referenciados, nesta pesquisa, alguns métodos de registro audiovisual, a evolução de linguagens e a relevância dessa estrutura narrativa nos processos sociais contemporâneos. Para tanto, destacaram-se os principais recursos técnicos e estéticos adotados na produção de conteúdos em vídeo e como a composição dos elementos visuais e sonoros auxilia na construção de mensagens e na comunicação entre as pessoas. Posteriormente, foi possível detectar as perspectivas comunicacionais geradas pela convergência entre as mídias, as novas narrativas audiovisuais existentes no ambiente hipermidiático e as potencialidades deste cenário na divulgação e na autopromoção dos indivíduos. Para tanto, constatou-se a importância das plataformas digitais online para publicação de vídeos e como o YouTube revolucionou o universo de criação, desenvolvimento e distribuição de conteúdo audiovisual. Neste sentido, procurou-se analisar os youtubers e o papel desempenhado por eles como personalidades que despertam o interesse de inúmeros seguidores dentro e fora do ciberespaço. Como resultado da reflexão desenvolvida, esta pesquisa constatou que a narrativa audiovisual é fundamental na construção dessas personalidades em sua condição de constante autopromoção em espaços hipermidiáticos, uma vez que esses indivíduos mídia se tornaram conhecidos em decorrência dos vídeos produzidos por eles para seus canais no YouTube. Além disso, os fatores responsáveis por mantê-los em evidência, a divulgação de seus projetos por meio da autopromoção e o contato com os diferentes públicos ainda dependem, diretamente, dos recursos provenientes da linguagem audiovisual e da publicação de seus vídeos na internet.The present research aimed to identify the viability and potential of the audiovisual narrative in the self-promotion of the youtubers in the hypermiditic environment. Through a literature review, document analysis and study of multiple cases of three youtubers, they were analyzed communicational behavior of digital influencers and exposure of these individual media as consumption 'products' in the current connected society. This theme is justified by the current social impact of internet, by the vast consumption of videos on online platforms and by the emergence of "webcelebrities" that have become opinion makers for specific audiences. Based on the researched concepts, it was possible to immerse in the social transformations caused by consumer culture and recognize the role of technological innovations in the development of new communication processes, which were adopted by the market and come up with innovative ways of interaction for this relational environment. This made possible to note the emergence of a scenario in which the subjects or social actors began to promote themselves as result of the digital technologies and online social networks from internet connections. Some methods of audiovisual recording, the evolution of languages and the relevance of this narrative structure in contemporary social processes were also referenced in this research. Therefore, they highlighted the main technical and aesthetic resources adopted in the production of video content as well as the composition of the visual and sound elements, helping in the construction of messages and communication among people. Subsequently, it was possible to detect the communication perspectives generated by the convergence between the media, the new audiovisual narratives existing in the hypermedia environment and the potential of this scenario in the dissemination and self-promotion of individuals. The importance of digital online platforms for video publishing was highlighted and how YouTube revolutionized the universe of audiovisual content creation, development and distribution. In this sense, they tried to analyze the youtubers and their role as personalities that arouse the interest of countless followers inside and outside of cyberspace. As result of the reflection developed, this research verified that audiovisual narrative is fundamental in the construction of these personalities in their condition of constant self-promotion in hypermedia spaces, since these media individuals became known as a result of the videos produced by themselves for their channels on YouTube. In addition, the factors responsible for keeping them in evidence, the dissemination of their projects through self-promotion and contact with different audiences still depend directly on the resources derived from the audiovisual language and the publication of their videos on the internet.Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialChiachiri , RobertoVargas , HeromMorais , RodrigoSOUZA, ROGÉRIO FURLAN DE2019-01-25T16:21:47Z2018-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, ROGÉRIO FURLAN DE. NARRATIVA AUDIOVISUAL, YOUTUBERS E A AUTOPROMOÇÃO DO INDIVÍDUO MÍDIA NO AMBIENTE HIPERMIDIÁTICO. 2018. 017 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-01-25T16:21:47Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1807Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-01-25T16:21:47Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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