INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1060 |
Resumo: | Este trabalho teve por objetivo analisar os Cadernos de Resumo dos três últimos COLEs (Congresso de Leitura) - anos 2001, 2003 e 2005 -, mapeando os projetos de incentivo à leitura, para conhecer o que se produz no País sobre essa temática. A partir desse conhecimento, volto ao Projeto Vô Di - Leitores de Luz, por mim idealizado, buscando analisar seus fundamentos teórico-metodológicos. Por meio da análise dos projetos apresentados nos COLEs, procurei mapear as atividades, os referenciais teóricos e os objetivos utilizados, evidenciando o que é produzido no Brasil e mesmo internacionalmente sobre leitura, a incidência dos projetos na educação formal e na educação não formal e a quantidade de projetos que são voltados às séries iniciais do ensino fundamental, ao ensino médio, aos cursos de graduação, aos cursos de especialização e às ONGs. Um dos resultados deste trabalho é a constatação de que houve uma grande mudança na incidência de projetos da educação formal para a educação não formal, sendo que a maioria dos projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos, no COLE, pelas ONGs. |
id |
METODISTA_85c4375339e96e7758cd303d1641f47d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1060 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLELeituraIncentivo à LeituraProjetosCongresso de leituraEducação formalEducação não formalReadingIncentive to readingProjectsReading congressFormal educationInformal educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho teve por objetivo analisar os Cadernos de Resumo dos três últimos COLEs (Congresso de Leitura) - anos 2001, 2003 e 2005 -, mapeando os projetos de incentivo à leitura, para conhecer o que se produz no País sobre essa temática. A partir desse conhecimento, volto ao Projeto Vô Di - Leitores de Luz, por mim idealizado, buscando analisar seus fundamentos teórico-metodológicos. Por meio da análise dos projetos apresentados nos COLEs, procurei mapear as atividades, os referenciais teóricos e os objetivos utilizados, evidenciando o que é produzido no Brasil e mesmo internacionalmente sobre leitura, a incidência dos projetos na educação formal e na educação não formal e a quantidade de projetos que são voltados às séries iniciais do ensino fundamental, ao ensino médio, aos cursos de graduação, aos cursos de especialização e às ONGs. Um dos resultados deste trabalho é a constatação de que houve uma grande mudança na incidência de projetos da educação formal para a educação não formal, sendo que a maioria dos projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos, no COLE, pelas ONGs.This work has the object to analise the resums of the notebooks in the three last COLEs (Reading Congress) - years 2001, 2003 and 2005-, looking for the incentives of reading projects, to recognize what is produced in our country about this theme. After this kno wleged, we intend to come back to Project Vô Di- Leitores de Luz made by me, looking for to analise your fundaments theorics medotology. By the way, the analises of the theorics projects and the objectives used, show what is produced in the Brazil and internalionality about reading, the incident of the formal education and informal education and the many of te projects that are for inicial grades, medial grade and gratuations, specializations and ONGs. One of the results of this job is the constation that happened a big incidence of projects in the formal education to the informal education, in the maiority of the incentive project are development by the ONGs in the COLEs.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Almeida, Laurinda Ramalho deCPF:02635853222http://lattes.cnpq.br/6318074054951173Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Faria, Thais2016-08-03T16:15:52Z2007-04-232006-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Thais. INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE. 2006. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:15Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1060Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:15Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE |
title |
INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE |
spellingShingle |
INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE Faria, Thais Leitura Incentivo à Leitura Projetos Congresso de leitura Educação formal Educação não formal Reading Incentive to reading Projects Reading congress Formal education Informal education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE |
title_full |
INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE |
title_fullStr |
INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE |
title_full_unstemmed |
INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE |
title_sort |
INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE |
author |
Faria, Thais |
author_facet |
Faria, Thais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Maria Leila CPF:49525250550 http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 Almeida, Laurinda Ramalho de CPF:02635853222 http://lattes.cnpq.br/6318074054951173 Duran, Marilia Claret Geraes CPF:48965000230 http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Thais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Incentivo à Leitura Projetos Congresso de leitura Educação formal Educação não formal Reading Incentive to reading Projects Reading congress Formal education Informal education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Leitura Incentivo à Leitura Projetos Congresso de leitura Educação formal Educação não formal Reading Incentive to reading Projects Reading congress Formal education Informal education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho teve por objetivo analisar os Cadernos de Resumo dos três últimos COLEs (Congresso de Leitura) - anos 2001, 2003 e 2005 -, mapeando os projetos de incentivo à leitura, para conhecer o que se produz no País sobre essa temática. A partir desse conhecimento, volto ao Projeto Vô Di - Leitores de Luz, por mim idealizado, buscando analisar seus fundamentos teórico-metodológicos. Por meio da análise dos projetos apresentados nos COLEs, procurei mapear as atividades, os referenciais teóricos e os objetivos utilizados, evidenciando o que é produzido no Brasil e mesmo internacionalmente sobre leitura, a incidência dos projetos na educação formal e na educação não formal e a quantidade de projetos que são voltados às séries iniciais do ensino fundamental, ao ensino médio, aos cursos de graduação, aos cursos de especialização e às ONGs. Um dos resultados deste trabalho é a constatação de que houve uma grande mudança na incidência de projetos da educação formal para a educação não formal, sendo que a maioria dos projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos, no COLE, pelas ONGs. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-03 2007-04-23 2016-08-03T16:15:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FARIA, Thais. INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE. 2006. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1060 |
identifier_str_mv |
FARIA, Thais. INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE. 2006. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601998880669696 |