INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Thais
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1060
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar os Cadernos de Resumo dos três últimos COLEs (Congresso de Leitura) - anos 2001, 2003 e 2005 -, mapeando os projetos de incentivo à leitura, para conhecer o que se produz no País sobre essa temática. A partir desse conhecimento, volto ao Projeto Vô Di - Leitores de Luz, por mim idealizado, buscando analisar seus fundamentos teórico-metodológicos. Por meio da análise dos projetos apresentados nos COLEs, procurei mapear as atividades, os referenciais teóricos e os objetivos utilizados, evidenciando o que é produzido no Brasil e mesmo internacionalmente sobre leitura, a incidência dos projetos na educação formal e na educação não formal e a quantidade de projetos que são voltados às séries iniciais do ensino fundamental, ao ensino médio, aos cursos de graduação, aos cursos de especialização e às ONGs. Um dos resultados deste trabalho é a constatação de que houve uma grande mudança na incidência de projetos da educação formal para a educação não formal, sendo que a maioria dos projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos, no COLE, pelas ONGs.
id METODISTA_85c4375339e96e7758cd303d1641f47d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1060
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLELeituraIncentivo à LeituraProjetosCongresso de leituraEducação formalEducação não formalReadingIncentive to readingProjectsReading congressFormal educationInformal educationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho teve por objetivo analisar os Cadernos de Resumo dos três últimos COLEs (Congresso de Leitura) - anos 2001, 2003 e 2005 -, mapeando os projetos de incentivo à leitura, para conhecer o que se produz no País sobre essa temática. A partir desse conhecimento, volto ao Projeto Vô Di - Leitores de Luz, por mim idealizado, buscando analisar seus fundamentos teórico-metodológicos. Por meio da análise dos projetos apresentados nos COLEs, procurei mapear as atividades, os referenciais teóricos e os objetivos utilizados, evidenciando o que é produzido no Brasil e mesmo internacionalmente sobre leitura, a incidência dos projetos na educação formal e na educação não formal e a quantidade de projetos que são voltados às séries iniciais do ensino fundamental, ao ensino médio, aos cursos de graduação, aos cursos de especialização e às ONGs. Um dos resultados deste trabalho é a constatação de que houve uma grande mudança na incidência de projetos da educação formal para a educação não formal, sendo que a maioria dos projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos, no COLE, pelas ONGs.This work has the object to analise the resums of the notebooks in the three last COLEs (Reading Congress) - years 2001, 2003 and 2005-, looking for the incentives of reading projects, to recognize what is produced in our country about this theme. After this kno wleged, we intend to come back to Project Vô Di- Leitores de Luz made by me, looking for to analise your fundaments theorics medotology. By the way, the analises of the theorics projects and the objectives used, show what is produced in the Brazil and internalionality about reading, the incident of the formal education and informal education and the many of te projects that are for inicial grades, medial grade and gratuations, specializations and ONGs. One of the results of this job is the constation that happened a big incidence of projects in the formal education to the informal education, in the maiority of the incentive project are development by the ONGs in the COLEs.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Almeida, Laurinda Ramalho deCPF:02635853222http://lattes.cnpq.br/6318074054951173Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Faria, Thais2016-08-03T16:15:52Z2007-04-232006-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Thais. INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE. 2006. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:15Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1060Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:15Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE
title INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE
spellingShingle INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE
Faria, Thais
Leitura
Incentivo à Leitura
Projetos
Congresso de leitura
Educação formal
Educação não formal
Reading
Incentive to reading
Projects
Reading congress
Formal education
Informal education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE
title_full INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE
title_fullStr INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE
title_full_unstemmed INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE
title_sort INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE
author Faria, Thais
author_facet Faria, Thais
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria Leila
CPF:49525250550
http://lattes.cnpq.br/8462136000577005
Almeida, Laurinda Ramalho de
CPF:02635853222
http://lattes.cnpq.br/6318074054951173
Duran, Marilia Claret Geraes
CPF:48965000230
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Thais
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Incentivo à Leitura
Projetos
Congresso de leitura
Educação formal
Educação não formal
Reading
Incentive to reading
Projects
Reading congress
Formal education
Informal education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Leitura
Incentivo à Leitura
Projetos
Congresso de leitura
Educação formal
Educação não formal
Reading
Incentive to reading
Projects
Reading congress
Formal education
Informal education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho teve por objetivo analisar os Cadernos de Resumo dos três últimos COLEs (Congresso de Leitura) - anos 2001, 2003 e 2005 -, mapeando os projetos de incentivo à leitura, para conhecer o que se produz no País sobre essa temática. A partir desse conhecimento, volto ao Projeto Vô Di - Leitores de Luz, por mim idealizado, buscando analisar seus fundamentos teórico-metodológicos. Por meio da análise dos projetos apresentados nos COLEs, procurei mapear as atividades, os referenciais teóricos e os objetivos utilizados, evidenciando o que é produzido no Brasil e mesmo internacionalmente sobre leitura, a incidência dos projetos na educação formal e na educação não formal e a quantidade de projetos que são voltados às séries iniciais do ensino fundamental, ao ensino médio, aos cursos de graduação, aos cursos de especialização e às ONGs. Um dos resultados deste trabalho é a constatação de que houve uma grande mudança na incidência de projetos da educação formal para a educação não formal, sendo que a maioria dos projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos, no COLE, pelas ONGs.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-03
2007-04-23
2016-08-03T16:15:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Thais. INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE. 2006. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1060
identifier_str_mv FARIA, Thais. INCENTIVO À LEITURA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DE PROJETOS DO COLE. 2006. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998880669696