PUBLICIDADE E CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE A RESSONÂNCIA DISCURSIVA NO CONTEMPORÂNEO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1996 |
Resumo: | As transformações socioculturais e tecnológicas características do contemporâneo resultaram na emergência de novas posturas comunicacionais. No contexto publicitário, vemos como a consolidação de um modelo essencialmente participativo e interativo ganha corpo com diferentes propostas de incorporação daquilo que é individual e subjetivo à própria estrutura argumentativa do anúncio. Com subsídios teóricos e metodológicos provenientes dos estudos de linguagem e da análise do discurso, procuramos demonstrar como essa circularidade se realiza a partir de novos modelos de relação entre os agentes da comunicação. Para isso, inicialmente construímos um percurso teórico para que, em seguida, pudéssemos articular um dispositivo de análise que materializasse o efeito intersubjetivo da ressonância discursiva. Desta forma, apontamos para novas estratégias discursivas na criação de vínculos, especialmente no âmbito do consumo. |
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PUBLICIDADE E CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE A RESSONÂNCIA DISCURSIVA NO CONTEMPORÂNEOAdvertising and consumption: a study about discursive resonance in contemporaryPublicidade; Consumo; Pós-estruturalismo; Linguagem publicitária; Análise do discursoAdvertising; Consumption; Post-structuralism; Advertising language; Discourse analysisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOAs transformações socioculturais e tecnológicas características do contemporâneo resultaram na emergência de novas posturas comunicacionais. No contexto publicitário, vemos como a consolidação de um modelo essencialmente participativo e interativo ganha corpo com diferentes propostas de incorporação daquilo que é individual e subjetivo à própria estrutura argumentativa do anúncio. Com subsídios teóricos e metodológicos provenientes dos estudos de linguagem e da análise do discurso, procuramos demonstrar como essa circularidade se realiza a partir de novos modelos de relação entre os agentes da comunicação. Para isso, inicialmente construímos um percurso teórico para que, em seguida, pudéssemos articular um dispositivo de análise que materializasse o efeito intersubjetivo da ressonância discursiva. Desta forma, apontamos para novas estratégias discursivas na criação de vínculos, especialmente no âmbito do consumo.The sociocultural and technological transformations of the contemporary world have resulted in the emergence of new communication postures. In the advertising context, we see how the consolidation of a participative and interactive model gains body with proposals of incorporation of what is individual and subjective to the own argumentative structure of ads. With theoretical and methodological subsidies derived from language studies and discourse analysis, we demonstrate how this circularity is performed by new models of relationship between the agents. For this, initially we try to articulate a theoretical course and then, articulate an analysis device which materializes the intersubjective effect of discursive resonance. In this way, we point to new discursive strategies in the creation of links, especially especially within consumption.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialChiachiri Filho, Antonio RobertoChiachiri Filho , Antonio RobertoFarias , Luiz Alberto deCasaqui , VanderIahn , RobertaMorais , Rodrigo deZANINI, GUSTAVO MOREIRA2020-02-20T19:45:39Z2019-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfZANINI, GUSTAVO MOREIRA. PUBLICIDADE E CONSUMO: UM ESTUDO SOBRE A RESSONÂNCIA DISCURSIVA NO CONTEMPORÂNEO. 2019. [163 folhas]. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [Sao Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1996porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2020-02-20T19:45:39Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1996Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2020-02-20T19:45:39Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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