O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakano, Carlos Augusto
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/101
Resumo: O principal objetivo deste estudo foi identificar e analisar qual o impacto da tecnologia da informação (TI) na satisfação das pessoas em uma empresa pública. Este estudo pretendeu abordar o assunto de forma a concentrar-se na investigação, com um estudo de caso em uma empresa pública de saneamento ambiental da região do grande ABC paulista, o SEMASA, com o intuito de avaliar as mudanças nas rotinas operacionais dos diversos departamentos da empresa e o impacto causado pela TI na satisfação das pessoas envolvidas. Com base na literatura sobre trabalho e sociedade na era da globalização e empresas públicas, foram analisados inicialmente os motivos que podem contribuir para as pessoas buscarem ingressar na carreira pública. Esse estudo verificou a importância da adoção de ferramentas de tecnologia nos processos produtivos e na prestação de serviços das organizações. Verificou também, que estimular os funcionários de empresas públicas a criarem mecanismos para facilitarem seus trabalhos, através de ferramentas de TI atualizadas, pode ser benéfico, ao mesmo tempo em que pode proporcionar condições destes adquirirem novas capacitações profissionais com a aquisição de novos conhecimentos tecnológicos. Os resultados obtidos apontaram para um significativo aumento na satisfação das pessoas envolvidas sendo estas estimuladas a estarem em constante aperfeiçoamento, através da realização de novos treinamentos e cursos de tecnologia.(AU)
id METODISTA_a1de8fd20c8184eda32cba96bfc8468b
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/101
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABCTecnologia da InformaçãoEmpresas públicasSatisfaçãoInformation technologypublics companiessatisfactionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO principal objetivo deste estudo foi identificar e analisar qual o impacto da tecnologia da informação (TI) na satisfação das pessoas em uma empresa pública. Este estudo pretendeu abordar o assunto de forma a concentrar-se na investigação, com um estudo de caso em uma empresa pública de saneamento ambiental da região do grande ABC paulista, o SEMASA, com o intuito de avaliar as mudanças nas rotinas operacionais dos diversos departamentos da empresa e o impacto causado pela TI na satisfação das pessoas envolvidas. Com base na literatura sobre trabalho e sociedade na era da globalização e empresas públicas, foram analisados inicialmente os motivos que podem contribuir para as pessoas buscarem ingressar na carreira pública. Esse estudo verificou a importância da adoção de ferramentas de tecnologia nos processos produtivos e na prestação de serviços das organizações. Verificou também, que estimular os funcionários de empresas públicas a criarem mecanismos para facilitarem seus trabalhos, através de ferramentas de TI atualizadas, pode ser benéfico, ao mesmo tempo em que pode proporcionar condições destes adquirirem novas capacitações profissionais com a aquisição de novos conhecimentos tecnológicos. Os resultados obtidos apontaram para um significativo aumento na satisfação das pessoas envolvidas sendo estas estimuladas a estarem em constante aperfeiçoamento, através da realização de novos treinamentos e cursos de tecnologia.(AU)The mail object of this study is to identify and to analyze what is the impact of the information technology (TI) on the people satisfaction in one public company. This study intends about the way to concentrates in the investigation, with a case study of a public company of ambient sanitation in Grande ABC at Sao Paulo, the Semasa, with the pretends of evaluation the changes in the operation routines of many departments and the impact caused by the Ti in the satisfaction of involved people. On the basis of to the literature about this job and society in the globalization area and public company, were analyzed in the begging the motions that can contribute to people look for enter in public carrier. This study it verified the importance of the adoption of tools of technology in the evaluation process in the rendering of services. It also verified, that to stimulate the workers through your new TI resources, can be good, in the same time, can be beneficial conditional to acquisition new works capacities with the new knowledge. The gotten results had pointed with respect to a significant increase in the satisfaction of the involved people these stimulates to be in continue knowledge, through the realization of new training and curses about technology.(AU)Universidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOSanchez, Otávio PrósperoCPF:54542312123http://lattes.cnpq.br/3744651482348616Marras, Jean PierreCPF:51596456146http://lattes.cnpq.br/7294578862424211Souza, Cezar Alexandre deCPF:89206020300http://lattes.cnpq.br/9897564356792091Nakano, Carlos Augusto2016-08-02T21:42:44Z2008-09-242007-09-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNAKANO, Carlos Augusto. O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:44Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/101Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:44Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC
title O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC
spellingShingle O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC
Nakano, Carlos Augusto
Tecnologia da Informação
Empresas públicas
Satisfação
Information technology
publics companies
satisfaction
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC
title_full O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC
title_fullStr O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC
title_full_unstemmed O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC
title_sort O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC
author Nakano, Carlos Augusto
author_facet Nakano, Carlos Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanchez, Otávio Próspero
CPF:54542312123
http://lattes.cnpq.br/3744651482348616
Marras, Jean Pierre
CPF:51596456146
http://lattes.cnpq.br/7294578862424211
Souza, Cezar Alexandre de
CPF:89206020300
http://lattes.cnpq.br/9897564356792091
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakano, Carlos Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação
Empresas públicas
Satisfação
Information technology
publics companies
satisfaction
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Tecnologia da Informação
Empresas públicas
Satisfação
Information technology
publics companies
satisfaction
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O principal objetivo deste estudo foi identificar e analisar qual o impacto da tecnologia da informação (TI) na satisfação das pessoas em uma empresa pública. Este estudo pretendeu abordar o assunto de forma a concentrar-se na investigação, com um estudo de caso em uma empresa pública de saneamento ambiental da região do grande ABC paulista, o SEMASA, com o intuito de avaliar as mudanças nas rotinas operacionais dos diversos departamentos da empresa e o impacto causado pela TI na satisfação das pessoas envolvidas. Com base na literatura sobre trabalho e sociedade na era da globalização e empresas públicas, foram analisados inicialmente os motivos que podem contribuir para as pessoas buscarem ingressar na carreira pública. Esse estudo verificou a importância da adoção de ferramentas de tecnologia nos processos produtivos e na prestação de serviços das organizações. Verificou também, que estimular os funcionários de empresas públicas a criarem mecanismos para facilitarem seus trabalhos, através de ferramentas de TI atualizadas, pode ser benéfico, ao mesmo tempo em que pode proporcionar condições destes adquirirem novas capacitações profissionais com a aquisição de novos conhecimentos tecnológicos. Os resultados obtidos apontaram para um significativo aumento na satisfação das pessoas envolvidas sendo estas estimuladas a estarem em constante aperfeiçoamento, através da realização de novos treinamentos e cursos de tecnologia.(AU)
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-19
2008-09-24
2016-08-02T21:42:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NAKANO, Carlos Augusto. O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/101
identifier_str_mv NAKANO, Carlos Augusto. O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DAS PESSOAS EM EMPRESAS PÚBLICAS: O CASO DE UMA EMPRESA MUNICIPAL PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA REGIÃO DO GRANDE ABC. 2007. 90 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Gestão de organizações
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601993744744448