Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/215195 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos usuários do sistema integrado de gestão SFINGE em relação à qualidade da informação do sistema, utilizado pela empresa Dana Indústrias LTDA em seu setor financeiro, e também verificar a satisfação dos usuários em relação à QI do sistema. A motivação para realizar essa pesquisa se deu pelo fato da empresa não possuir uma ferramenta adequada para avaliar seu sistema de informação, e ser de grande importância identificar se o sistema atende as necessidades da Dana. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa foi dividida em duas etapas, na primeira foi aplicada a survey aos key-users do sistema, para identificar quais das 15 dimensões da QI de Pipino, Lee e Wang (2002) são as mais relevantes, na opinião dos usuários, para avaliar o SFINGE, a fim de tornar a pesquisa mais condizente com a realidade do sistema. Na etapa seguinte foi aplicada a segunda survey a todos os usuários do sistema no setor financeiro, para verificar a percepção dos usuários e a satisfação em relação à QI do sistema, após a análise, foram identificados os principais pontos que precisam ser melhorados no SFINGE. |
id |
UFRGS-2_d1d0177ac0a3dc9bef954e8cea32ac77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215195 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Raupp, Diego LopesMaçada, Antônio Carlos Gastaud2020-11-19T04:15:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/215195001119120Este trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos usuários do sistema integrado de gestão SFINGE em relação à qualidade da informação do sistema, utilizado pela empresa Dana Indústrias LTDA em seu setor financeiro, e também verificar a satisfação dos usuários em relação à QI do sistema. A motivação para realizar essa pesquisa se deu pelo fato da empresa não possuir uma ferramenta adequada para avaliar seu sistema de informação, e ser de grande importância identificar se o sistema atende as necessidades da Dana. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa foi dividida em duas etapas, na primeira foi aplicada a survey aos key-users do sistema, para identificar quais das 15 dimensões da QI de Pipino, Lee e Wang (2002) são as mais relevantes, na opinião dos usuários, para avaliar o SFINGE, a fim de tornar a pesquisa mais condizente com a realidade do sistema. Na etapa seguinte foi aplicada a segunda survey a todos os usuários do sistema no setor financeiro, para verificar a percepção dos usuários e a satisfação em relação à QI do sistema, após a análise, foram identificados os principais pontos que precisam ser melhorados no SFINGE.This study aims to evaluate the perception of users of the SFINGE integrated management system in relation to the quality of system information used by the company Dana Industries LTDA in its financial sector, and also to verify the user satisfaction with system IQ. The motivation for this research was that the company does not have an adequate tool to evaluate its information system, and it is very important to identify if the system meets Dana's needs. To achieve the proposed objectives, the research was divided into two stages. In the first one, a survey was applied to the key users of the system to identify which are the 15 IQ dimensions of Pipino, Lee and Wang (2002) are the most relevant, in the opinion of users, to evaluate SFINGE, in order to make the research more consistent with the reality of the system. In the next step the second survey was applied to all users of the system in the financial sector, to verify users' perception and satisfaction with the system's IQ, after the analysis, the main points that need to be improved in SFINGE were identified.application/pdfporQualidade da informaçãoSatisfação do usuárioSistema de informaçãoInformation systemsInformation qualityInformation technologyUser satisfactionQualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltdainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119120.pdf.txt001119120.pdf.txtExtracted Texttext/plain89773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215195/2/001119120.pdf.txt431862accc4b05b231ce16c2a7ce9b7dMD52ORIGINAL001119120.pdfTexto completoapplication/pdf1358639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215195/1/001119120.pdf04fe38625b91a4e088da51633acb01b1MD5110183/2151952023-05-06 03:26:12.781896oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215195Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:26:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda |
title |
Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda |
spellingShingle |
Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda Raupp, Diego Lopes Qualidade da informação Satisfação do usuário Sistema de informação Information systems Information quality Information technology User satisfaction |
title_short |
Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda |
title_full |
Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda |
title_fullStr |
Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda |
title_full_unstemmed |
Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda |
title_sort |
Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda |
author |
Raupp, Diego Lopes |
author_facet |
Raupp, Diego Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raupp, Diego Lopes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
contributor_str_mv |
Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade da informação Satisfação do usuário Sistema de informação |
topic |
Qualidade da informação Satisfação do usuário Sistema de informação Information systems Information quality Information technology User satisfaction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information systems Information quality Information technology User satisfaction |
description |
Este trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos usuários do sistema integrado de gestão SFINGE em relação à qualidade da informação do sistema, utilizado pela empresa Dana Indústrias LTDA em seu setor financeiro, e também verificar a satisfação dos usuários em relação à QI do sistema. A motivação para realizar essa pesquisa se deu pelo fato da empresa não possuir uma ferramenta adequada para avaliar seu sistema de informação, e ser de grande importância identificar se o sistema atende as necessidades da Dana. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa foi dividida em duas etapas, na primeira foi aplicada a survey aos key-users do sistema, para identificar quais das 15 dimensões da QI de Pipino, Lee e Wang (2002) são as mais relevantes, na opinião dos usuários, para avaliar o SFINGE, a fim de tornar a pesquisa mais condizente com a realidade do sistema. Na etapa seguinte foi aplicada a segunda survey a todos os usuários do sistema no setor financeiro, para verificar a percepção dos usuários e a satisfação em relação à QI do sistema, após a análise, foram identificados os principais pontos que precisam ser melhorados no SFINGE. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-11-19T04:15:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/215195 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001119120 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/215195 |
identifier_str_mv |
001119120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215195/2/001119120.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215195/1/001119120.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
431862accc4b05b231ce16c2a7ce9b7d 04fe38625b91a4e088da51633acb01b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447268456660992 |