Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raupp, Diego Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/215195
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos usuários do sistema integrado de gestão SFINGE em relação à qualidade da informação do sistema, utilizado pela empresa Dana Indústrias LTDA em seu setor financeiro, e também verificar a satisfação dos usuários em relação à QI do sistema. A motivação para realizar essa pesquisa se deu pelo fato da empresa não possuir uma ferramenta adequada para avaliar seu sistema de informação, e ser de grande importância identificar se o sistema atende as necessidades da Dana. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa foi dividida em duas etapas, na primeira foi aplicada a survey aos key-users do sistema, para identificar quais das 15 dimensões da QI de Pipino, Lee e Wang (2002) são as mais relevantes, na opinião dos usuários, para avaliar o SFINGE, a fim de tornar a pesquisa mais condizente com a realidade do sistema. Na etapa seguinte foi aplicada a segunda survey a todos os usuários do sistema no setor financeiro, para verificar a percepção dos usuários e a satisfação em relação à QI do sistema, após a análise, foram identificados os principais pontos que precisam ser melhorados no SFINGE.
id UFRGS-2_d1d0177ac0a3dc9bef954e8cea32ac77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215195
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Raupp, Diego LopesMaçada, Antônio Carlos Gastaud2020-11-19T04:15:41Z2019http://hdl.handle.net/10183/215195001119120Este trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos usuários do sistema integrado de gestão SFINGE em relação à qualidade da informação do sistema, utilizado pela empresa Dana Indústrias LTDA em seu setor financeiro, e também verificar a satisfação dos usuários em relação à QI do sistema. A motivação para realizar essa pesquisa se deu pelo fato da empresa não possuir uma ferramenta adequada para avaliar seu sistema de informação, e ser de grande importância identificar se o sistema atende as necessidades da Dana. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa foi dividida em duas etapas, na primeira foi aplicada a survey aos key-users do sistema, para identificar quais das 15 dimensões da QI de Pipino, Lee e Wang (2002) são as mais relevantes, na opinião dos usuários, para avaliar o SFINGE, a fim de tornar a pesquisa mais condizente com a realidade do sistema. Na etapa seguinte foi aplicada a segunda survey a todos os usuários do sistema no setor financeiro, para verificar a percepção dos usuários e a satisfação em relação à QI do sistema, após a análise, foram identificados os principais pontos que precisam ser melhorados no SFINGE.This study aims to evaluate the perception of users of the SFINGE integrated management system in relation to the quality of system information used by the company Dana Industries LTDA in its financial sector, and also to verify the user satisfaction with system IQ. The motivation for this research was that the company does not have an adequate tool to evaluate its information system, and it is very important to identify if the system meets Dana's needs. To achieve the proposed objectives, the research was divided into two stages. In the first one, a survey was applied to the key users of the system to identify which are the 15 IQ dimensions of Pipino, Lee and Wang (2002) are the most relevant, in the opinion of users, to evaluate SFINGE, in order to make the research more consistent with the reality of the system. In the next step the second survey was applied to all users of the system in the financial sector, to verify users' perception and satisfaction with the system's IQ, after the analysis, the main points that need to be improved in SFINGE were identified.application/pdfporQualidade da informaçãoSatisfação do usuárioSistema de informaçãoInformation systemsInformation qualityInformation technologyUser satisfactionQualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltdainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2019/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001119120.pdf.txt001119120.pdf.txtExtracted Texttext/plain89773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215195/2/001119120.pdf.txt431862accc4b05b231ce16c2a7ce9b7dMD52ORIGINAL001119120.pdfTexto completoapplication/pdf1358639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215195/1/001119120.pdf04fe38625b91a4e088da51633acb01b1MD5110183/2151952023-05-06 03:26:12.781896oai:www.lume.ufrgs.br:10183/215195Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-06T06:26:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda
title Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda
spellingShingle Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda
Raupp, Diego Lopes
Qualidade da informação
Satisfação do usuário
Sistema de informação
Information systems
Information quality
Information technology
User satisfaction
title_short Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda
title_full Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda
title_fullStr Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda
title_full_unstemmed Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda
title_sort Qualidade da informação e satisfação do usuário do sistema SFINGE no setor financeiro da empresa Dana Indústrias Ltda
author Raupp, Diego Lopes
author_facet Raupp, Diego Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raupp, Diego Lopes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
contributor_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da informação
Satisfação do usuário
Sistema de informação
topic Qualidade da informação
Satisfação do usuário
Sistema de informação
Information systems
Information quality
Information technology
User satisfaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Information systems
Information quality
Information technology
User satisfaction
description Este trabalho tem o objetivo de analisar a percepção dos usuários do sistema integrado de gestão SFINGE em relação à qualidade da informação do sistema, utilizado pela empresa Dana Indústrias LTDA em seu setor financeiro, e também verificar a satisfação dos usuários em relação à QI do sistema. A motivação para realizar essa pesquisa se deu pelo fato da empresa não possuir uma ferramenta adequada para avaliar seu sistema de informação, e ser de grande importância identificar se o sistema atende as necessidades da Dana. Para atingir os objetivos propostos, a pesquisa foi dividida em duas etapas, na primeira foi aplicada a survey aos key-users do sistema, para identificar quais das 15 dimensões da QI de Pipino, Lee e Wang (2002) são as mais relevantes, na opinião dos usuários, para avaliar o SFINGE, a fim de tornar a pesquisa mais condizente com a realidade do sistema. Na etapa seguinte foi aplicada a segunda survey a todos os usuários do sistema no setor financeiro, para verificar a percepção dos usuários e a satisfação em relação à QI do sistema, após a análise, foram identificados os principais pontos que precisam ser melhorados no SFINGE.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-19T04:15:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/215195
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001119120
url http://hdl.handle.net/10183/215195
identifier_str_mv 001119120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215195/2/001119120.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/215195/1/001119120.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 431862accc4b05b231ce16c2a7ce9b7d
04fe38625b91a4e088da51633acb01b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224599239655424