ANTROPOLOGIA TRANSCENDENTAL E CORRELAÇÃO : KARL RAHNER E PAUL TILLICH EM DIALOGO - UMA LEITURA INTERCONFESSIONAL DE MÉTODOS TEOLÓGICOS A PARTIR DA ONTOLOGIA EXISTENCIAL DE MARTIN HEIDEGGER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natanael Gabriel da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/436
Resumo: Esta tese de Doutorado procura estudar os métodos teológicos em diálogo, antropologiatranscendental de Karl Rahner e correlação de Paul Tillich, a partir da sistematização da ontologia existencial elaborada pelo jovem Heidegger em Sein und Zeit. Tanto num, como noutro método, o que se discute é a profundidade do ser, na sua possibilidade de aproximação em superação ao que não pode ser dito. Nesse caso, tanto a metafísica tomista, resgatada por Rahner, quanto a secularização protestante e o abismo do ser, enfatizado por Tillich, assumem a impossibilidade de se dizer o conteúdo do sagrado, exatamente por se situarem ou no inconceito da raiz ontológica (Rahner), ou no excesso de sentido do Ultimate Concern (Tillich). Dessas impossibilades, independente se um antes e depois (Rahner), ou se um depois e um antes em profundidade (Tillich), o que se tem é a pergunta ontológica como possibilidade da abertura do ser, nos dois casos sem conteúdo, para que a resposta , que também não responde, seja dada como (im)possibilidade do deslocamento do ser. No resgate da metafísica tomista, em Rahner, há um deslocamento a partir de um sentido, de certo modo linear , daí antropologia-transcendental. Já na leitura protestante de Tillich, o deslocamento se dá por uma dialética , o ser ameaçado pelo não-ser, como uma unidade rompida, daí correlação. A tese é apresentada em quatro capítulos. No primeiro há uma leitura de Heidegger, pela perspectiva da hermenêutica da compreensão. Já no segundo a reflexão se dá em busca da possibilidade da compreensão pela racionalidade ontológica na correlação, Paul Tillich, pela mediação do simbólico. No terceiro, seguindo as mesmas preocupações, se faz a leitura da epistemologia na racionalidade ontológica na antropologia -transcendental, Karl Rahner, pela mediação da pré-apreensão. O quarto capítulo apresenta temas decorrentes, e tradicionais da teologia, em diálogo a partir dos métodos.(AU)
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Dessas impossibilades, independente se um antes e depois (Rahner), ou se um depois e um antes em profundidade (Tillich), o que se tem é a pergunta ontológica como possibilidade da abertura do ser, nos dois casos sem conteúdo, para que a resposta , que também não responde, seja dada como (im)possibilidade do deslocamento do ser. No resgate da metafísica tomista, em Rahner, há um deslocamento a partir de um sentido, de certo modo linear , daí antropologia-transcendental. Já na leitura protestante de Tillich, o deslocamento se dá por uma dialética , o ser ameaçado pelo não-ser, como uma unidade rompida, daí correlação. A tese é apresentada em quatro capítulos. No primeiro há uma leitura de Heidegger, pela perspectiva da hermenêutica da compreensão. Já no segundo a reflexão se dá em busca da possibilidade da compreensão pela racionalidade ontológica na correlação, Paul Tillich, pela mediação do simbólico. No terceiro, seguindo as mesmas preocupações, se faz a leitura da epistemologia na racionalidade ontológica na antropologia -transcendental, Karl Rahner, pela mediação da pré-apreensão. O quarto capítulo apresenta temas decorrentes, e tradicionais da teologia, em diálogo a partir dos métodos.(AU)This PhD Thesis aimed to study two theological methods in dialogue, Karl Rahner s Transcendental Anthropology and Paul Tillich s Correlation, based on the systematization of the existential ontology proposed by the young Heidegger in Sein und Zeit. In both methods, the depth of the being is discussed in its possibility to overcome what cannot be said. In this case, both the Thomistic metaphysics, revisited by Rahner, and the protestant secularization and the abyss of the being, emphasized by Tillich, assume the impossibility of explaining the content of the Sacred because they rely on the (in)concept of ontological root (Rahner) or in the excess of meaning from the Ultimate Concern (Tillich). From these impossibilities, the existence of a before and after (Rahner) or a after and a before in depth (Tillich) is independent; what actually exists is the ontological question as a possibility for the opening of the being, without substance in both cases, so that the reply , that also does not answer, could be given as (im)possibility of the being displacement. In the recall of a Thomistic Metaphysics, in Rahner, there is a displacement from a clear direction, in a certain linear way, i.e., the Transcendental anthropology. Conversely, in Tillich s protestant reading, the displacement comes from dialectics , the not-being threatening the being, as a disrupted unit, i.e., a Correlation. This thesis has four chapters. In the first one there is a reading of Heidegger, from the perspective of the hermeneutic of knowledge. In the second chapter, there is a reflection on searching the possibility of unde rstanding based on ontological rationality in Correlation, Paul Tillich, from the mediation of the symbolic. In Chapter three, following the same concerns, there is a reading on the epistemology in ontological rationality in Transcendental Anthropology, Karl Rahner, from the mediation of the pre-apprehension. The last chapter presents traditional issues of theology, in dialogue with distinct presented methods.Universidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOHiguet, Etienne AlfredCPF:23164153451http://lattes.cnpq.br/5600938581821983Silva, Natanael Gabriel da2016-08-03T12:20:30Z2008-09-252007-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Natanael Gabriel da. ANTROPOLOGIA TRANSCENDENTAL E CORRELAÇÃO : KARL RAHNER E PAUL TILLICH EM DIALOGO - UMA LEITURA INTERCONFESSIONAL DE MÉTODOS TEOLÓGICOS A PARTIR DA ONTOLOGIA EXISTENCIAL DE MARTIN HEIDEGGER. 2007. 287 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/436Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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