A religião na educação pública brasileira: O papel do ensino religioso no estado de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Cybelle Pardo Andrade Amaral
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1958
Resumo: A religião influenciou e esteve intimamente ligada com o processo educativo no decorrer de toda a história da educação brasileira. O Ensino Religioso é instituído obrigatório nas escolas públicas brasileiras. Sendo o Brasil um país secular e pluralista, onde há diversidade religiosa em todos os setores da sociedade, inclusive na educação, a obrigatoriedade do ensino religioso nas escolas públicas viola a laicidade do estado e contraria a Lei e Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O contexto religioso brasileiro atual mostra que ocorreu significativa mudança no quadro da religiosidade. No estado de São Paulo, a Secretaria de Estado de Educação e UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas elaborou um documento para orientar as secretarias de educação municipais. Tal documento defende a importância da disciplina Ensino Religioso, e argumenta que auxiliará o educando no desenvolvimento do pleno exercício da cidadania. O documento contempla temas como valores culturais, pluralidade cultural, religiosidade e ética, mas mostra-se contraditório e falho na abordagem desses assuntos. Essa pesquisa discute o lugar do Ensino Religioso nas escolas públicas de São Paulo, a fim de compreender como a religião influencia diretamente a sociedade secular brasileira.
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