A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAUJO , KÊNIA VIRGINIA SILVA
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1530
Resumo: O ambiente escolar é muito rico de histórias, de momentos, de aprendizados e de experiências. Todo professor sempre tem muito a contar. A diversidade de pessoas nesse universo faz com que tenhamos um cotidiano escolar sem rotinas, sem limites para a criatividade. Quando se depara com algo novo ou inesperado, o professor parece se transformar num agente inovador; conquistar o espaço, a situação de maneira a dominá-la e, nas mais variadas oportunidades, surpreender com estratégias enriquecedoras. Nesta pesquisa temos a oportunidade de compartilhar vivências únicas e singulares que possibilitaram contribuir para as já existentes no campo do fazer pedagógico com alunos com necessidade educacionais especiais. Experiências frustrantes também ocorrem no espaço escolar, porém na busca por dar a voz ao professor que desempenha o atendimento educacional especializado, relatamos aqui as experiências de sucesso. Com isso registramos a contribuição de um colégio da rede particular de ensino que tem como uma de suas metas a educação para todos.
id METODISTA_b1f0e63375ba66464f007a1483ae7302
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1530
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?The inclusive school is established, what aboutnecessidades educacionais especiais; desafios; estratégiasspecial educational needs; challenges; strategiesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ambiente escolar é muito rico de histórias, de momentos, de aprendizados e de experiências. Todo professor sempre tem muito a contar. A diversidade de pessoas nesse universo faz com que tenhamos um cotidiano escolar sem rotinas, sem limites para a criatividade. Quando se depara com algo novo ou inesperado, o professor parece se transformar num agente inovador; conquistar o espaço, a situação de maneira a dominá-la e, nas mais variadas oportunidades, surpreender com estratégias enriquecedoras. Nesta pesquisa temos a oportunidade de compartilhar vivências únicas e singulares que possibilitaram contribuir para as já existentes no campo do fazer pedagógico com alunos com necessidade educacionais especiais. Experiências frustrantes também ocorrem no espaço escolar, porém na busca por dar a voz ao professor que desempenha o atendimento educacional especializado, relatamos aqui as experiências de sucesso. Com isso registramos a contribuição de um colégio da rede particular de ensino que tem como uma de suas metas a educação para todos.The school environment is very rich in stories, moments, learning and experiences. Every teacher always has a lot to tell. The diversity of people in this universe makes us have a school daily life without routines, without limits for creativity. When faces with something new or unexpected, the teacher seems to transform himself in an innovative agent, conquer space, the situation, in order to dominate it and in varied opportunities, amaze us with enriching strategies. In this research, we have the opportunity of sharing unique and singular experiences that allowed us to contribute to the existing ones in the pedagogical field with students with special educational needs. Frustrating experiences also occur in the school environment; however, in the seeking to give voice to the teacher who develops the specialized educational service, we report here successful experiences. Then, with this, we report the contribution of a private school that has as one of its goals, education for all.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoDemartini, Zeila de Brito FabriQuadros , Roger Marchesini deRenders, Elisabete Cristina CostaARAUJO , KÊNIA VIRGINIA SILVA2016-08-25T20:06:26Z2015-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfARAUJO , KÊNIA VIRGINIA SILVA. A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?. 2015. [77f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-26T04:00:18Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1530Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-26T04:00:18Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?
The inclusive school is established, what about
title A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?
spellingShingle A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?
ARAUJO , KÊNIA VIRGINIA SILVA
necessidades educacionais especiais; desafios; estratégias
special educational needs; challenges; strategies
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?
title_full A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?
title_fullStr A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?
title_full_unstemmed A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?
title_sort A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?
author ARAUJO , KÊNIA VIRGINIA SILVA
author_facet ARAUJO , KÊNIA VIRGINIA SILVA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demartini, Zeila de Brito Fabri
Quadros , Roger Marchesini de
Renders, Elisabete Cristina Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAUJO , KÊNIA VIRGINIA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv necessidades educacionais especiais; desafios; estratégias
special educational needs; challenges; strategies
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic necessidades educacionais especiais; desafios; estratégias
special educational needs; challenges; strategies
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O ambiente escolar é muito rico de histórias, de momentos, de aprendizados e de experiências. Todo professor sempre tem muito a contar. A diversidade de pessoas nesse universo faz com que tenhamos um cotidiano escolar sem rotinas, sem limites para a criatividade. Quando se depara com algo novo ou inesperado, o professor parece se transformar num agente inovador; conquistar o espaço, a situação de maneira a dominá-la e, nas mais variadas oportunidades, surpreender com estratégias enriquecedoras. Nesta pesquisa temos a oportunidade de compartilhar vivências únicas e singulares que possibilitaram contribuir para as já existentes no campo do fazer pedagógico com alunos com necessidade educacionais especiais. Experiências frustrantes também ocorrem no espaço escolar, porém na busca por dar a voz ao professor que desempenha o atendimento educacional especializado, relatamos aqui as experiências de sucesso. Com isso registramos a contribuição de um colégio da rede particular de ensino que tem como uma de suas metas a educação para todos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-19
2016-08-25T20:06:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO , KÊNIA VIRGINIA SILVA. A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?. 2015. [77f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1530
identifier_str_mv ARAUJO , KÊNIA VIRGINIA SILVA. A ESCOLA INCLUSIVA ESTÁ POSTA, E AGORA?. 2015. [77f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602001838702592