A caminho do desafio das práticas inclusivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilva, Eliane Pereira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
Texto Completo: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33947
Resumo: This paper aims to dialogue with the reader on the key issues that permeate the school inclusion. The goal is to share the challenges of an experience in a public school in the outskirts of Sao Paulo in the room Support and Monitoring will Inclusion (SAAI). The methodology used was through literature that could support our practice. You can also find photos that record activities applied in meeting with students. We looked at the statutory contributions to ensure education for all, as well as in the execution of a comprehensive proposal by raising awareness among students, faculty, family and pedagogical staff in the paradigms of breaking process toward building a new school identity. Are some more present deficiencies in the classroom and the challenges to think of a Political Pedagogical Project that addresses issues from the perspective of inclusion. We invite the reader to reflect the importance of collaborative work among peers and address the assessment as a process of change, as well as the urgency in teacher training in order to follow the needs and challenges of contemporary times. It is expected to contribute, through this experience in the process of facing possible referral to the school inclusion
id PUC_SP-1_211811c13597ad2ba42ccfe80236f8d6
oai_identifier_str oai:repositorio.pucsp.br:handle/33947
network_acronym_str PUC_SP-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
repository_id_str
spelling Raiça, DarcyIlva, Eliane Pereira da2023-07-05T19:26:27Z2023-07-05T19:26:27Z2015-11-10Ilva, Eliane Pereira da. A caminho do desafio das práticas inclusivas. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33947This paper aims to dialogue with the reader on the key issues that permeate the school inclusion. The goal is to share the challenges of an experience in a public school in the outskirts of Sao Paulo in the room Support and Monitoring will Inclusion (SAAI). The methodology used was through literature that could support our practice. You can also find photos that record activities applied in meeting with students. We looked at the statutory contributions to ensure education for all, as well as in the execution of a comprehensive proposal by raising awareness among students, faculty, family and pedagogical staff in the paradigms of breaking process toward building a new school identity. Are some more present deficiencies in the classroom and the challenges to think of a Political Pedagogical Project that addresses issues from the perspective of inclusion. We invite the reader to reflect the importance of collaborative work among peers and address the assessment as a process of change, as well as the urgency in teacher training in order to follow the needs and challenges of contemporary times. It is expected to contribute, through this experience in the process of facing possible referral to the school inclusionO presente trabalho visa dialogar com o leitor sobre as principais questões que permeiam a inclusão escolar. O objetivo é compartilhar os desafios de uma experiência vivida numa escola pública da periferia de São Paulo na sala de Apoio e Acompanhamento á Inclusão (SAAI). A metodologia utilizada foi por meio da pesquisa bibliográfica que pudesse fundamentar nossa prática. Também é possível encontrar fotos que registram atividades aplicadas no atendimento com os alunos. Debruçamo-nos sobre os aportes legais que asseguram a educação para todos, assim como na efetivação de uma proposta inclusiva através da sensibilização de alunos, corpo docente, família e equipe pedagógica no processo de quebra de paradigmas rumo à construção de uma nova identidade escolar. Apresentamos algumas deficiências mais presentes em sala de aula e os desafios de se pensar num Projeto Político Pedagógico que aborde questões sob a ótica da inclusão. Convidamos o leitor para uma reflexão da importância do trabalho colaborativo entre os pares e abordamos a avaliação como um processo de mudança, assim como a urgência na formação de professores de forma a acompanhar as necessidades e desafios da contemporaneidade. Espera-se contribuir, por meio desta experiência no processo de encaminhamentos possíveis frente à inclusão escolarporPontifícia Universidade Católica de São PauloEspecialização em Educação Inclusiva e Deficiência IntelectualPUC-SPBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOInclusãoDesafiosIndivíduos com necessidades especiaisInclusionChallengesIndividuals with special needsA caminho do desafio das práticas inclusivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SPinstname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)instacron:PUC_SPORIGINALELIANE PEREIRA DA SILVA_1.pdfapplication/pdf1803544https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33947/1/ELIANE%20PEREIRA%20DA%20SILVA_1.pdf0fa82a523339e3ed2541c560527bb477MD51TEXTELIANE PEREIRA DA SILVA_1.pdf.txtELIANE PEREIRA DA SILVA_1.pdf.txtExtracted texttext/plain97543https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33947/2/ELIANE%20PEREIRA%20DA%20SILVA_1.pdf.txt550655395d1210973bc5029114892ef9MD52THUMBNAILELIANE PEREIRA DA SILVA_1.pdf.jpgELIANE PEREIRA DA SILVA_1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33947/3/ELIANE%20PEREIRA%20DA%20SILVA_1.pdf.jpg1310fbd94456a989a74a22969415a9f1MD53handle/339472023-07-06 01:14:24.845oai:repositorio.pucsp.br:handle/33947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://sapientia.pucsp.br/https://sapientia.pucsp.br/oai/requestbngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.bropendoar:2023-07-06T04:14:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A caminho do desafio das práticas inclusivas
title A caminho do desafio das práticas inclusivas
spellingShingle A caminho do desafio das práticas inclusivas
Ilva, Eliane Pereira da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Inclusão
Desafios
Indivíduos com necessidades especiais
Inclusion
Challenges
Individuals with special needs
title_short A caminho do desafio das práticas inclusivas
title_full A caminho do desafio das práticas inclusivas
title_fullStr A caminho do desafio das práticas inclusivas
title_full_unstemmed A caminho do desafio das práticas inclusivas
title_sort A caminho do desafio das práticas inclusivas
author Ilva, Eliane Pereira da
author_facet Ilva, Eliane Pereira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Raiça, Darcy
dc.contributor.author.fl_str_mv Ilva, Eliane Pereira da
contributor_str_mv Raiça, Darcy
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Inclusão
Desafios
Indivíduos com necessidades especiais
Inclusion
Challenges
Individuals with special needs
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Desafios
Indivíduos com necessidades especiais
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Challenges
Individuals with special needs
description This paper aims to dialogue with the reader on the key issues that permeate the school inclusion. The goal is to share the challenges of an experience in a public school in the outskirts of Sao Paulo in the room Support and Monitoring will Inclusion (SAAI). The methodology used was through literature that could support our practice. You can also find photos that record activities applied in meeting with students. We looked at the statutory contributions to ensure education for all, as well as in the execution of a comprehensive proposal by raising awareness among students, faculty, family and pedagogical staff in the paradigms of breaking process toward building a new school identity. Are some more present deficiencies in the classroom and the challenges to think of a Political Pedagogical Project that addresses issues from the perspective of inclusion. We invite the reader to reflect the importance of collaborative work among peers and address the assessment as a process of change, as well as the urgency in teacher training in order to follow the needs and challenges of contemporary times. It is expected to contribute, through this experience in the process of facing possible referral to the school inclusion
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-11-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-05T19:26:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Ilva, Eliane Pereira da. A caminho do desafio das práticas inclusivas. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33947
identifier_str_mv Ilva, Eliane Pereira da. A caminho do desafio das práticas inclusivas. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
url https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/33947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Especialização em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual
dc.publisher.initials.fl_str_mv PUC-SP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron:PUC_SP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
instacron_str PUC_SP
institution PUC_SP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33947/1/ELIANE%20PEREIRA%20DA%20SILVA_1.pdf
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33947/2/ELIANE%20PEREIRA%20DA%20SILVA_1.pdf.txt
https://repositorio.pucsp.br/xmlui/bitstream/handle/33947/3/ELIANE%20PEREIRA%20DA%20SILVA_1.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0fa82a523339e3ed2541c560527bb477
550655395d1210973bc5029114892ef9
1310fbd94456a989a74a22969415a9f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
repository.mail.fl_str_mv bngkatende@pucsp.br||rapassi@pucsp.br
_version_ 1799796076755025920