Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2264 |
Resumo: | Este estudo sobre a Gestão de Relacionamento com a Mídia em universidades privadas pretende avaliar como esta área da Comunicação Empresarial tem sido conduzida pelas seguintes Instituições de Ensino Superior de São Paulo: a Univ. Ibirapuera, a Univ. de Santo Amaro, a Univ. Cidade de São Paulo e a Universidade Paulista, corpus definido com base em pesquisa exploratória prévia. Buscamos demonstrar neste estudo, o papel fundamental da GRM, sendo considerada como parte da inteligência estratégica das IES. Sendo assim, entendemos que esta área da Comunicação Empresarial pode contribuir, por meio das relações de poder simbólico que se estabelecem na mídia, para o reconhecimento e a valorização dessas instituições no cenário educacional brasileiro atual. Este estudo tem como objetivos, verificar as contribuições da GRM na construção de uma imagem e reputação de credibilidade das IES; Buscamos também refletir sobre a teoria e prática Comunicação Empresarial no setor por meio de pesquisa empírica, observando sua estrutura de comunicação e ações realizadas e relacionando as análises aos conceitos encontrados nas referências bibliográficas sobre o tema. Técnicas e instrumentos metodológicos diversos foram utilizados para alcançar os objetivos propostos neste estudo, entre eles, a análise documental, a pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo. Observamos por meio deste estudo que a prática da GRM se mantém insipiente nessas instituições, onde o foco principal do pensamento e planejamento estratégico de comunicação está nas ações publicitárias mercadológicas, em políticas de comunicação interna e ações básicas, quando não pontuais de assessoria de imprensa.(AU) |
id |
METODISTA_b572422cff3d058cfbf80473b87facde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2264 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IESPress Relations like Management and Media Relations for Private Universities: A path to recovery and differentiation of HEIAssessoria de Imprensa; Gestão de Relacionamento com a Mídia; Comunicação Empresarial; Gestão Estratégica em IES; Poder SimbólicoMedia Relations; Management of Media Relations; Corporate Communication; Strategic Management in HEI; Symbolic PowerCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste estudo sobre a Gestão de Relacionamento com a Mídia em universidades privadas pretende avaliar como esta área da Comunicação Empresarial tem sido conduzida pelas seguintes Instituições de Ensino Superior de São Paulo: a Univ. Ibirapuera, a Univ. de Santo Amaro, a Univ. Cidade de São Paulo e a Universidade Paulista, corpus definido com base em pesquisa exploratória prévia. Buscamos demonstrar neste estudo, o papel fundamental da GRM, sendo considerada como parte da inteligência estratégica das IES. Sendo assim, entendemos que esta área da Comunicação Empresarial pode contribuir, por meio das relações de poder simbólico que se estabelecem na mídia, para o reconhecimento e a valorização dessas instituições no cenário educacional brasileiro atual. Este estudo tem como objetivos, verificar as contribuições da GRM na construção de uma imagem e reputação de credibilidade das IES; Buscamos também refletir sobre a teoria e prática Comunicação Empresarial no setor por meio de pesquisa empírica, observando sua estrutura de comunicação e ações realizadas e relacionando as análises aos conceitos encontrados nas referências bibliográficas sobre o tema. Técnicas e instrumentos metodológicos diversos foram utilizados para alcançar os objetivos propostos neste estudo, entre eles, a análise documental, a pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo. Observamos por meio deste estudo que a prática da GRM se mantém insipiente nessas instituições, onde o foco principal do pensamento e planejamento estratégico de comunicação está nas ações publicitárias mercadológicas, em políticas de comunicação interna e ações básicas, quando não pontuais de assessoria de imprensa.(AU)This study about Management Media Relations (MMR) at private Universities aims to identify and analyze how this area of Business Communication has worked for the following Higher Education Institutions (HEI) in São Paulo: Ibirapuera University, University of Santo Amaro, University city of São Paulo and Paulista University, corpus defined based on previous exploratory research. This study we demonstrate the importance of MMR as part of strategic intelligence sector in the HEI. Thus, we believe that this area of Business Communication can contribute, through the symbolic power relations that are established in the media, for the recognition and appreciation of these institutions in the educational setting current Brazilian. This study aims, analyze contributions of MMR in building an image of credibility and reputation of the HEI; we seek also reflect on the theory and practice Corporate Communication sector through empirical research, observing their communication structure and actions taken and analyzes relating to the concepts found in the references about this theme. Diverse methodological techniques and instruments were used to achieve the objectives proposed in this study, including the documentary analysis, bibliographic research, semi-structured interviews and content analysis. Observed through this study that the practice of GRM remains incipient in those institutions where the main focus of strategic thinking and communication planning is in advertising actions, in policies of internal communication and basic actions, if not punctual press relations. (AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialBueno, Wilson da CostaGarcia , Paulo Roberto SallesCaldas , Maria das Graças CondeLima, Ana Paula Rothstein Ramos de2023-02-28T18:35:05Z2013-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLima, Ana Paula Rothstein Ramos de. Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES. 2013. 227 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São bernardo do Campo, 2013.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2023-02-28T18:35:05Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2264Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2023-02-28T18:35:05Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES Press Relations like Management and Media Relations for Private Universities: A path to recovery and differentiation of HEI |
title |
Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES |
spellingShingle |
Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de Assessoria de Imprensa; Gestão de Relacionamento com a Mídia; Comunicação Empresarial; Gestão Estratégica em IES; Poder Simbólico Media Relations; Management of Media Relations; Corporate Communication; Strategic Management in HEI; Symbolic Power CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES |
title_full |
Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES |
title_fullStr |
Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES |
title_full_unstemmed |
Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES |
title_sort |
Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES |
author |
Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de |
author_facet |
Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bueno, Wilson da Costa Garcia , Paulo Roberto Salles Caldas , Maria das Graças Conde |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assessoria de Imprensa; Gestão de Relacionamento com a Mídia; Comunicação Empresarial; Gestão Estratégica em IES; Poder Simbólico Media Relations; Management of Media Relations; Corporate Communication; Strategic Management in HEI; Symbolic Power CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Assessoria de Imprensa; Gestão de Relacionamento com a Mídia; Comunicação Empresarial; Gestão Estratégica em IES; Poder Simbólico Media Relations; Management of Media Relations; Corporate Communication; Strategic Management in HEI; Symbolic Power CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Este estudo sobre a Gestão de Relacionamento com a Mídia em universidades privadas pretende avaliar como esta área da Comunicação Empresarial tem sido conduzida pelas seguintes Instituições de Ensino Superior de São Paulo: a Univ. Ibirapuera, a Univ. de Santo Amaro, a Univ. Cidade de São Paulo e a Universidade Paulista, corpus definido com base em pesquisa exploratória prévia. Buscamos demonstrar neste estudo, o papel fundamental da GRM, sendo considerada como parte da inteligência estratégica das IES. Sendo assim, entendemos que esta área da Comunicação Empresarial pode contribuir, por meio das relações de poder simbólico que se estabelecem na mídia, para o reconhecimento e a valorização dessas instituições no cenário educacional brasileiro atual. Este estudo tem como objetivos, verificar as contribuições da GRM na construção de uma imagem e reputação de credibilidade das IES; Buscamos também refletir sobre a teoria e prática Comunicação Empresarial no setor por meio de pesquisa empírica, observando sua estrutura de comunicação e ações realizadas e relacionando as análises aos conceitos encontrados nas referências bibliográficas sobre o tema. Técnicas e instrumentos metodológicos diversos foram utilizados para alcançar os objetivos propostos neste estudo, entre eles, a análise documental, a pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo. Observamos por meio deste estudo que a prática da GRM se mantém insipiente nessas instituições, onde o foco principal do pensamento e planejamento estratégico de comunicação está nas ações publicitárias mercadológicas, em políticas de comunicação interna e ações básicas, quando não pontuais de assessoria de imprensa.(AU) |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-08 2023-02-28T18:35:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de. Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES. 2013. 227 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São bernardo do Campo, 2013. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2264 |
identifier_str_mv |
Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de. Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES. 2013. 227 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São bernardo do Campo, 2013. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602007046979584 |