Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2264
Resumo: Este estudo sobre a Gestão de Relacionamento com a Mídia em universidades privadas pretende avaliar como esta área da Comunicação Empresarial tem sido conduzida pelas seguintes Instituições de Ensino Superior de São Paulo: a Univ. Ibirapuera, a Univ. de Santo Amaro, a Univ. Cidade de São Paulo e a Universidade Paulista, corpus definido com base em pesquisa exploratória prévia. Buscamos demonstrar neste estudo, o papel fundamental da GRM, sendo considerada como parte da inteligência estratégica das IES. Sendo assim, entendemos que esta área da Comunicação Empresarial pode contribuir, por meio das relações de poder simbólico que se estabelecem na mídia, para o reconhecimento e a valorização dessas instituições no cenário educacional brasileiro atual. Este estudo tem como objetivos, verificar as contribuições da GRM na construção de uma imagem e reputação de credibilidade das IES; Buscamos também refletir sobre a teoria e prática Comunicação Empresarial no setor por meio de pesquisa empírica, observando sua estrutura de comunicação e ações realizadas e relacionando as análises aos conceitos encontrados nas referências bibliográficas sobre o tema. Técnicas e instrumentos metodológicos diversos foram utilizados para alcançar os objetivos propostos neste estudo, entre eles, a análise documental, a pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo. Observamos por meio deste estudo que a prática da GRM se mantém insipiente nessas instituições, onde o foco principal do pensamento e planejamento estratégico de comunicação está nas ações publicitárias mercadológicas, em políticas de comunicação interna e ações básicas, quando não pontuais de assessoria de imprensa.(AU)
id METODISTA_b572422cff3d058cfbf80473b87facde
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2264
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IESPress Relations like Management and Media Relations for Private Universities: A path to recovery and differentiation of HEIAssessoria de Imprensa; Gestão de Relacionamento com a Mídia; Comunicação Empresarial; Gestão Estratégica em IES; Poder SimbólicoMedia Relations; Management of Media Relations; Corporate Communication; Strategic Management in HEI; Symbolic PowerCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste estudo sobre a Gestão de Relacionamento com a Mídia em universidades privadas pretende avaliar como esta área da Comunicação Empresarial tem sido conduzida pelas seguintes Instituições de Ensino Superior de São Paulo: a Univ. Ibirapuera, a Univ. de Santo Amaro, a Univ. Cidade de São Paulo e a Universidade Paulista, corpus definido com base em pesquisa exploratória prévia. Buscamos demonstrar neste estudo, o papel fundamental da GRM, sendo considerada como parte da inteligência estratégica das IES. Sendo assim, entendemos que esta área da Comunicação Empresarial pode contribuir, por meio das relações de poder simbólico que se estabelecem na mídia, para o reconhecimento e a valorização dessas instituições no cenário educacional brasileiro atual. Este estudo tem como objetivos, verificar as contribuições da GRM na construção de uma imagem e reputação de credibilidade das IES; Buscamos também refletir sobre a teoria e prática Comunicação Empresarial no setor por meio de pesquisa empírica, observando sua estrutura de comunicação e ações realizadas e relacionando as análises aos conceitos encontrados nas referências bibliográficas sobre o tema. Técnicas e instrumentos metodológicos diversos foram utilizados para alcançar os objetivos propostos neste estudo, entre eles, a análise documental, a pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo. Observamos por meio deste estudo que a prática da GRM se mantém insipiente nessas instituições, onde o foco principal do pensamento e planejamento estratégico de comunicação está nas ações publicitárias mercadológicas, em políticas de comunicação interna e ações básicas, quando não pontuais de assessoria de imprensa.(AU)This study about Management Media Relations (MMR) at private Universities aims to identify and analyze how this area of Business Communication has worked for the following Higher Education Institutions (HEI) in São Paulo: Ibirapuera University, University of Santo Amaro, University city of São Paulo and Paulista University, corpus defined based on previous exploratory research. This study we demonstrate the importance of MMR as part of strategic intelligence sector in the HEI. Thus, we believe that this area of Business Communication can contribute, through the symbolic power relations that are established in the media, for the recognition and appreciation of these institutions in the educational setting current Brazilian. This study aims, analyze contributions of MMR in building an image of credibility and reputation of the HEI; we seek also reflect on the theory and practice Corporate Communication sector through empirical research, observing their communication structure and actions taken and analyzes relating to the concepts found in the references about this theme. Diverse methodological techniques and instruments were used to achieve the objectives proposed in this study, including the documentary analysis, bibliographic research, semi-structured interviews and content analysis. Observed through this study that the practice of GRM remains incipient in those institutions where the main focus of strategic thinking and communication planning is in advertising actions, in policies of internal communication and basic actions, if not punctual press relations. (AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialBueno, Wilson da CostaGarcia , Paulo Roberto SallesCaldas , Maria das Graças CondeLima, Ana Paula Rothstein Ramos de2023-02-28T18:35:05Z2013-04-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLima, Ana Paula Rothstein Ramos de. Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES. 2013. 227 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São bernardo do Campo, 2013.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2264porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2023-02-28T18:35:05Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2264Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2023-02-28T18:35:05Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES
Press Relations like Management and Media Relations for Private Universities: A path to recovery and differentiation of HEI
title Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES
spellingShingle Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES
Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de
Assessoria de Imprensa; Gestão de Relacionamento com a Mídia; Comunicação Empresarial; Gestão Estratégica em IES; Poder Simbólico
Media Relations; Management of Media Relations; Corporate Communication; Strategic Management in HEI; Symbolic Power
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES
title_full Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES
title_fullStr Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES
title_full_unstemmed Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES
title_sort Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES
author Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de
author_facet Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Wilson da Costa
Garcia , Paulo Roberto Salles
Caldas , Maria das Graças Conde
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de
dc.subject.por.fl_str_mv Assessoria de Imprensa; Gestão de Relacionamento com a Mídia; Comunicação Empresarial; Gestão Estratégica em IES; Poder Simbólico
Media Relations; Management of Media Relations; Corporate Communication; Strategic Management in HEI; Symbolic Power
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Assessoria de Imprensa; Gestão de Relacionamento com a Mídia; Comunicação Empresarial; Gestão Estratégica em IES; Poder Simbólico
Media Relations; Management of Media Relations; Corporate Communication; Strategic Management in HEI; Symbolic Power
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Este estudo sobre a Gestão de Relacionamento com a Mídia em universidades privadas pretende avaliar como esta área da Comunicação Empresarial tem sido conduzida pelas seguintes Instituições de Ensino Superior de São Paulo: a Univ. Ibirapuera, a Univ. de Santo Amaro, a Univ. Cidade de São Paulo e a Universidade Paulista, corpus definido com base em pesquisa exploratória prévia. Buscamos demonstrar neste estudo, o papel fundamental da GRM, sendo considerada como parte da inteligência estratégica das IES. Sendo assim, entendemos que esta área da Comunicação Empresarial pode contribuir, por meio das relações de poder simbólico que se estabelecem na mídia, para o reconhecimento e a valorização dessas instituições no cenário educacional brasileiro atual. Este estudo tem como objetivos, verificar as contribuições da GRM na construção de uma imagem e reputação de credibilidade das IES; Buscamos também refletir sobre a teoria e prática Comunicação Empresarial no setor por meio de pesquisa empírica, observando sua estrutura de comunicação e ações realizadas e relacionando as análises aos conceitos encontrados nas referências bibliográficas sobre o tema. Técnicas e instrumentos metodológicos diversos foram utilizados para alcançar os objetivos propostos neste estudo, entre eles, a análise documental, a pesquisa bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo. Observamos por meio deste estudo que a prática da GRM se mantém insipiente nessas instituições, onde o foco principal do pensamento e planejamento estratégico de comunicação está nas ações publicitárias mercadológicas, em políticas de comunicação interna e ações básicas, quando não pontuais de assessoria de imprensa.(AU)
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-08
2023-02-28T18:35:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de. Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES. 2013. 227 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São bernardo do Campo, 2013.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2264
identifier_str_mv Lima, Ana Paula Rothstein Ramos de. Assessoria de Imprensa como Gestão de Relacionamento com a Mídia em Universidades Privadas: Um caminho para a valorização e a diferenciação das IES. 2013. 227 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São bernardo do Campo, 2013.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602007046979584