REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarnier, érica Elis Garcia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/973
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar representações sociais construídas por professores de matemática em atuação na Região da Grande São Paulo e que envolvem dificuldades na aprendizagem dessa disciplina. O objeto desta investigação está centrado nas vivências desses professores da educação básica com o ensino de matemática. O conceito de representação social (Moscovici, 1978, 2004; Jodelet, 2001, 2002) e a formação de professores de matemática (Fiorentini e Lorenzato, 2001, 2006; Valente, 2002; Miorim, 1998) foram os pressupostos teóricos que fundamentaram esta pesquisa. Este estudo, realizado com professores de matemática em atuação, teve como principal motivação a possibilidade de contribuir para uma reflexão tanto sobre a formação de professores de matemática em cursos de licenciatura como a respeito dos entraves e avanços na formação pedagógica e suas relações com a aprendizagem dos alunos na disciplina. Os resultados da presente pesquisa apontam para a seguinte constatação: as representações que os professores têm de seus alunos com baixo rendimento os levam a refletir sobre a própria atuação pedagógica e definem a ação a ser tomada perante esses alunos.
id METODISTA_c6bbf0d6d5f567cbc22a40130674a64e
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/973
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.representações sociaisprofessores de matemáticabaixo rendimento.social representations, math teachers, low-inCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar representações sociais construídas por professores de matemática em atuação na Região da Grande São Paulo e que envolvem dificuldades na aprendizagem dessa disciplina. O objeto desta investigação está centrado nas vivências desses professores da educação básica com o ensino de matemática. O conceito de representação social (Moscovici, 1978, 2004; Jodelet, 2001, 2002) e a formação de professores de matemática (Fiorentini e Lorenzato, 2001, 2006; Valente, 2002; Miorim, 1998) foram os pressupostos teóricos que fundamentaram esta pesquisa. Este estudo, realizado com professores de matemática em atuação, teve como principal motivação a possibilidade de contribuir para uma reflexão tanto sobre a formação de professores de matemática em cursos de licenciatura como a respeito dos entraves e avanços na formação pedagógica e suas relações com a aprendizagem dos alunos na disciplina. Os resultados da presente pesquisa apontam para a seguinte constatação: as representações que os professores têm de seus alunos com baixo rendimento os levam a refletir sobre a própria atuação pedagógica e definem a ação a ser tomada perante esses alunos.This research aims to describe and analyze the social representations built by math teachers at play in the Grande São Paulo about difficulties in learning mathematics. The object of this research focuses on the experiences of these teachers of basic education with the teaching of mathematics. The theoretical assumptions underlying this research were: the concept of social representations (Moscovici, 1978, 2004; Jodelet, 2001, 2002) and the training of mathematics teachers (Lorenzato and Fiorentini, 2001, 2006; Valente, 2002; Miorim, 1998). This study was conducted with mathematics teachers in action. The main motivation of this work is to contribute to the reflection on the training of teachers of mathematics at undergraduate, barriers and improvements in teacher training and its relationship to student learning in the discipline. The results of this study point to the fact that the representations that teachers have their students who have low income lead them to reflect on their own pedagogical action and define the action to be taken against these students.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODuran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Passos, Laurizette FerragutCPF:89723231200http://lattes.cnpq.br/1852839499967790Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Guarnier, érica Elis Garcia2016-08-03T16:15:34Z2013-02-062012-04-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUARNIER, érica Elis Garcia. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:43Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/973Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:43Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.
title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.
Guarnier, érica Elis Garcia
representações sociais
professores de matemática
baixo rendimento.
social representations, math teachers, low-in
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.
author Guarnier, érica Elis Garcia
author_facet Guarnier, érica Elis Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duran, Marilia Claret Geraes
CPF:48965000230
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504
Passos, Laurizette Ferragut
CPF:89723231200
http://lattes.cnpq.br/1852839499967790
Bahia, Norines Panicacci
CPF:49852963032
http://lattes.cnpq.br/5881924827893022
dc.contributor.author.fl_str_mv Guarnier, érica Elis Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv representações sociais
professores de matemática
baixo rendimento.
social representations, math teachers, low-in
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic representações sociais
professores de matemática
baixo rendimento.
social representations, math teachers, low-in
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar representações sociais construídas por professores de matemática em atuação na Região da Grande São Paulo e que envolvem dificuldades na aprendizagem dessa disciplina. O objeto desta investigação está centrado nas vivências desses professores da educação básica com o ensino de matemática. O conceito de representação social (Moscovici, 1978, 2004; Jodelet, 2001, 2002) e a formação de professores de matemática (Fiorentini e Lorenzato, 2001, 2006; Valente, 2002; Miorim, 1998) foram os pressupostos teóricos que fundamentaram esta pesquisa. Este estudo, realizado com professores de matemática em atuação, teve como principal motivação a possibilidade de contribuir para uma reflexão tanto sobre a formação de professores de matemática em cursos de licenciatura como a respeito dos entraves e avanços na formação pedagógica e suas relações com a aprendizagem dos alunos na disciplina. Os resultados da presente pesquisa apontam para a seguinte constatação: as representações que os professores têm de seus alunos com baixo rendimento os levam a refletir sobre a própria atuação pedagógica e definem a ação a ser tomada perante esses alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-13
2013-02-06
2016-08-03T16:15:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUARNIER, érica Elis Garcia. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/973
identifier_str_mv GUARNIER, érica Elis Garcia. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998340653056