REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/973 |
Resumo: | This research aims to describe and analyze the social representations built by math teachers at play in the Grande São Paulo about difficulties in learning mathematics. The object of this research focuses on the experiences of these teachers of basic education with the teaching of mathematics. The theoretical assumptions underlying this research were: the concept of social representations (Moscovici, 1978, 2004; Jodelet, 2001, 2002) and the training of mathematics teachers (Lorenzato and Fiorentini, 2001, 2006; Valente, 2002; Miorim, 1998). This study was conducted with mathematics teachers in action. The main motivation of this work is to contribute to the reflection on the training of teachers of mathematics at undergraduate, barriers and improvements in teacher training and its relationship to student learning in the discipline. The results of this study point to the fact that the representations that teachers have their students who have low income lead them to reflect on their own pedagogical action and define the action to be taken against these students. |
id |
METO_c6bbf0d6d5f567cbc22a40130674a64e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/973 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Duran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Passos, Laurizette FerragutCPF:89723231200http://lattes.cnpq.br/1852839499967790Bahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022CPF:13159373878http://lattes.cnpq.br/9924021243677044Guarnier, érica Elis Garcia2016-08-03T16:15:34Z2013-02-062012-04-13GUARNIER, érica Elis Garcia. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/973This research aims to describe and analyze the social representations built by math teachers at play in the Grande São Paulo about difficulties in learning mathematics. The object of this research focuses on the experiences of these teachers of basic education with the teaching of mathematics. The theoretical assumptions underlying this research were: the concept of social representations (Moscovici, 1978, 2004; Jodelet, 2001, 2002) and the training of mathematics teachers (Lorenzato and Fiorentini, 2001, 2006; Valente, 2002; Miorim, 1998). This study was conducted with mathematics teachers in action. The main motivation of this work is to contribute to the reflection on the training of teachers of mathematics at undergraduate, barriers and improvements in teacher training and its relationship to student learning in the discipline. The results of this study point to the fact that the representations that teachers have their students who have low income lead them to reflect on their own pedagogical action and define the action to be taken against these students.Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar representações sociais construídas por professores de matemática em atuação na Região da Grande São Paulo e que envolvem dificuldades na aprendizagem dessa disciplina. O objeto desta investigação está centrado nas vivências desses professores da educação básica com o ensino de matemática. O conceito de representação social (Moscovici, 1978, 2004; Jodelet, 2001, 2002) e a formação de professores de matemática (Fiorentini e Lorenzato, 2001, 2006; Valente, 2002; Miorim, 1998) foram os pressupostos teóricos que fundamentaram esta pesquisa. Este estudo, realizado com professores de matemática em atuação, teve como principal motivação a possibilidade de contribuir para uma reflexão tanto sobre a formação de professores de matemática em cursos de licenciatura como a respeito dos entraves e avanços na formação pedagógica e suas relações com a aprendizagem dos alunos na disciplina. Os resultados da presente pesquisa apontam para a seguinte constatação: as representações que os professores têm de seus alunos com baixo rendimento os levam a refletir sobre a própria atuação pedagógica e definem a ação a ser tomada perante esses alunos.Made available in DSpace on 2016-08-03T16:15:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ERICA ELIS GARCIA GUARNIER.pdf: 544249 bytes, checksum: da32ff42fb339054e6a267cfe378d0e4 (MD5) Previous issue date: 2012-04-13application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2447/ERICA%20ELIS%20GARCIA%20GUARNIER.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUMESPBREducaçãorepresentações sociaisprofessores de matemáticabaixo rendimento.social representations, math teachers, low-inCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOREPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILERICA ELIS GARCIA GUARNIER.pdf.jpgERICA ELIS GARCIA GUARNIER.pdf.jpgimage/jpeg1954http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/973/2/ERICA+ELIS+GARCIA+GUARNIER.pdf.jpg7df1d89b0f7f43e6b7310bc89404b8fdMD52ORIGINALERICA ELIS GARCIA GUARNIER.pdfapplication/pdf544249http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/973/1/ERICA+ELIS+GARCIA+GUARNIER.pdfda32ff42fb339054e6a267cfe378d0e4MD51tede/9732016-08-03 15:07:43.754oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/973Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES. |
title |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES. |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES. Guarnier, érica Elis Garcia representações sociais professores de matemática baixo rendimento. social representations, math teachers, low-in CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES. |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES. |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES. |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES. |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES. |
author |
Guarnier, érica Elis Garcia |
author_facet |
Guarnier, érica Elis Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duran, Marilia Claret Geraes |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:48965000230 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9173949843431504 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Passos, Laurizette Ferragut |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:89723231200 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1852839499967790 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bahia, Norines Panicacci |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:49852963032 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5881924827893022 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:13159373878 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9924021243677044 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guarnier, érica Elis Garcia |
contributor_str_mv |
Duran, Marilia Claret Geraes Passos, Laurizette Ferragut Bahia, Norines Panicacci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais professores de matemática baixo rendimento. |
topic |
representações sociais professores de matemática baixo rendimento. social representations, math teachers, low-in CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
social representations, math teachers, low-in |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This research aims to describe and analyze the social representations built by math teachers at play in the Grande São Paulo about difficulties in learning mathematics. The object of this research focuses on the experiences of these teachers of basic education with the teaching of mathematics. The theoretical assumptions underlying this research were: the concept of social representations (Moscovici, 1978, 2004; Jodelet, 2001, 2002) and the training of mathematics teachers (Lorenzato and Fiorentini, 2001, 2006; Valente, 2002; Miorim, 1998). This study was conducted with mathematics teachers in action. The main motivation of this work is to contribute to the reflection on the training of teachers of mathematics at undergraduate, barriers and improvements in teacher training and its relationship to student learning in the discipline. The results of this study point to the fact that the representations that teachers have their students who have low income lead them to reflect on their own pedagogical action and define the action to be taken against these students. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04-13 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-02-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T16:15:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUARNIER, érica Elis Garcia. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/973 |
identifier_str_mv |
GUARNIER, érica Elis Garcia. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE ALUNOS QUE APRESENTAM BAIXO RENDIMENTO: DISCUTINDO POSSIBILIDADES.. 2012. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/973/2/ERICA+ELIS+GARCIA+GUARNIER.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/973/1/ERICA+ELIS+GARCIA+GUARNIER.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7df1d89b0f7f43e6b7310bc89404b8fd da32ff42fb339054e6a267cfe378d0e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079557088935936 |