ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/686 |
Resumo: | Com o surgimento da internet e sua posterior utilização como meio de comunicação, torna-se necessário conhecer, por meio de análise de bibliografia sobre comunicação e internet, além de observação empírica do ambiente digital, que possibilidades de melhoria nos processos de comunicação organizacional se abrem a partir da incorporação do uso da internet (mídias e redes sociais) às estratégias de comunicação das instituições. O estudo tem por finalidade analisar o processo de inserção da Embrapa no ambiente das mídias e redes sociais, quais as estratégias que adotou para se preparar para ingressar de maneira institucional nesse ecossistema e como ela utiliza-se das estratégias de comunicação organizacional digital para divulgar suas ações e fortalecer o relacionamento com seus públicos de interesse. Além disso, serão apresentados modelos de estratégias e abordada a importância do planejamento (com estabelecimento de objetivos, definição de públicos) e do monitoramento quando se pretende atuar no ambiente digital de maneira estratégica. O método consiste em um estudo de caso no qual será analisada a atuação da Embrapa na rede social Facebook, por meio de uma revisão de literatura, pesquisa documental, análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas. |
id |
METODISTA_d17e5fe222fdc6354b602edb5c6faa56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/686 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPADigital strategies organizational communication : te case sutdy of EmbrapaComunicação OrganizacionalComunicação DigitalEstratégiaMídias sociaisRedes SociaisOrganizational CommunicationDigital CommunicationStrategySocial MediaSocial NetworksCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCom o surgimento da internet e sua posterior utilização como meio de comunicação, torna-se necessário conhecer, por meio de análise de bibliografia sobre comunicação e internet, além de observação empírica do ambiente digital, que possibilidades de melhoria nos processos de comunicação organizacional se abrem a partir da incorporação do uso da internet (mídias e redes sociais) às estratégias de comunicação das instituições. O estudo tem por finalidade analisar o processo de inserção da Embrapa no ambiente das mídias e redes sociais, quais as estratégias que adotou para se preparar para ingressar de maneira institucional nesse ecossistema e como ela utiliza-se das estratégias de comunicação organizacional digital para divulgar suas ações e fortalecer o relacionamento com seus públicos de interesse. Além disso, serão apresentados modelos de estratégias e abordada a importância do planejamento (com estabelecimento de objetivos, definição de públicos) e do monitoramento quando se pretende atuar no ambiente digital de maneira estratégica. O método consiste em um estudo de caso no qual será analisada a atuação da Embrapa na rede social Facebook, por meio de uma revisão de literatura, pesquisa documental, análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas.With the advent of internet and its subsequent use as a means of communication, it is necessary to know, through analysis of literature on communication and internet, as well as empirical observation of the digital environment, what opportunities for improvement in processes of organizational communication open from the incorporation of internet usage (media and social networks) communication strategies of the institutions. The study aims to analyze the process of insertion of Embrapa in the environment of the media and social networks, what strategies the company used to prepare its institutional entrance in this ecosystem and how it utilizes the digital organizational communication strategies to promote its actions and strengthen relationships with its stakeholders. Furthermore, this text will discuss strategy models and the importance of planning (with setting goals, defining public) and monitoring when it intends to operate in the digital environment in a strategic way. The method consists of a case study which will assess the performance of Embrapa in the social network Facebook, through literature review, desk research, content analysis and semi-structured interviews.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOLima Júnior, Walter TeixeiraCPF:12345645874Bueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Pessoni, ArquimedesCPF:12318953298http://lattes.cnpq.br/1885567484339052Ribeiro, Maria Eugênia2016-08-03T12:29:58Z2014-08-132014-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Maria Eugênia. Digital strategies organizational communication : te case sutdy of Embrapa. 2014. 260 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:05:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/686Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:05:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA Digital strategies organizational communication : te case sutdy of Embrapa |
title |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA |
spellingShingle |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA Ribeiro, Maria Eugênia Comunicação Organizacional Comunicação Digital Estratégia Mídias sociais Redes Sociais Organizational Communication Digital Communication Strategy Social Media Social Networks CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA |
title_full |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA |
title_fullStr |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA |
title_full_unstemmed |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA |
title_sort |
ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA |
author |
Ribeiro, Maria Eugênia |
author_facet |
Ribeiro, Maria Eugênia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima Júnior, Walter Teixeira CPF:12345645874 Bueno, Wilson da Costa CPF:13125925962 http://lattes.cnpq.br/9495822246558650 Pessoni, Arquimedes CPF:12318953298 http://lattes.cnpq.br/1885567484339052 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria Eugênia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Organizacional Comunicação Digital Estratégia Mídias sociais Redes Sociais Organizational Communication Digital Communication Strategy Social Media Social Networks CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Comunicação Organizacional Comunicação Digital Estratégia Mídias sociais Redes Sociais Organizational Communication Digital Communication Strategy Social Media Social Networks CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Com o surgimento da internet e sua posterior utilização como meio de comunicação, torna-se necessário conhecer, por meio de análise de bibliografia sobre comunicação e internet, além de observação empírica do ambiente digital, que possibilidades de melhoria nos processos de comunicação organizacional se abrem a partir da incorporação do uso da internet (mídias e redes sociais) às estratégias de comunicação das instituições. O estudo tem por finalidade analisar o processo de inserção da Embrapa no ambiente das mídias e redes sociais, quais as estratégias que adotou para se preparar para ingressar de maneira institucional nesse ecossistema e como ela utiliza-se das estratégias de comunicação organizacional digital para divulgar suas ações e fortalecer o relacionamento com seus públicos de interesse. Além disso, serão apresentados modelos de estratégias e abordada a importância do planejamento (com estabelecimento de objetivos, definição de públicos) e do monitoramento quando se pretende atuar no ambiente digital de maneira estratégica. O método consiste em um estudo de caso no qual será analisada a atuação da Embrapa na rede social Facebook, por meio de uma revisão de literatura, pesquisa documental, análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-13 2014-04-09 2016-08-03T12:29:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RIBEIRO, Maria Eugênia. Digital strategies organizational communication : te case sutdy of Embrapa. 2014. 260 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/686 |
identifier_str_mv |
RIBEIRO, Maria Eugênia. Digital strategies organizational communication : te case sutdy of Embrapa. 2014. 260 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/686 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601997059293184 |