ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria Eugênia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/686
Resumo: Com o surgimento da internet e sua posterior utilização como meio de comunicação, torna-se necessário conhecer, por meio de análise de bibliografia sobre comunicação e internet, além de observação empírica do ambiente digital, que possibilidades de melhoria nos processos de comunicação organizacional se abrem a partir da incorporação do uso da internet (mídias e redes sociais) às estratégias de comunicação das instituições. O estudo tem por finalidade analisar o processo de inserção da Embrapa no ambiente das mídias e redes sociais, quais as estratégias que adotou para se preparar para ingressar de maneira institucional nesse ecossistema e como ela utiliza-se das estratégias de comunicação organizacional digital para divulgar suas ações e fortalecer o relacionamento com seus públicos de interesse. Além disso, serão apresentados modelos de estratégias e abordada a importância do planejamento (com estabelecimento de objetivos, definição de públicos) e do monitoramento quando se pretende atuar no ambiente digital de maneira estratégica. O método consiste em um estudo de caso no qual será analisada a atuação da Embrapa na rede social Facebook, por meio de uma revisão de literatura, pesquisa documental, análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas.
id METODISTA_d17e5fe222fdc6354b602edb5c6faa56
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/686
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPADigital strategies organizational communication : te case sutdy of EmbrapaComunicação OrganizacionalComunicação DigitalEstratégiaMídias sociaisRedes SociaisOrganizational CommunicationDigital CommunicationStrategySocial MediaSocial NetworksCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOCom o surgimento da internet e sua posterior utilização como meio de comunicação, torna-se necessário conhecer, por meio de análise de bibliografia sobre comunicação e internet, além de observação empírica do ambiente digital, que possibilidades de melhoria nos processos de comunicação organizacional se abrem a partir da incorporação do uso da internet (mídias e redes sociais) às estratégias de comunicação das instituições. O estudo tem por finalidade analisar o processo de inserção da Embrapa no ambiente das mídias e redes sociais, quais as estratégias que adotou para se preparar para ingressar de maneira institucional nesse ecossistema e como ela utiliza-se das estratégias de comunicação organizacional digital para divulgar suas ações e fortalecer o relacionamento com seus públicos de interesse. Além disso, serão apresentados modelos de estratégias e abordada a importância do planejamento (com estabelecimento de objetivos, definição de públicos) e do monitoramento quando se pretende atuar no ambiente digital de maneira estratégica. O método consiste em um estudo de caso no qual será analisada a atuação da Embrapa na rede social Facebook, por meio de uma revisão de literatura, pesquisa documental, análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas.With the advent of internet and its subsequent use as a means of communication, it is necessary to know, through analysis of literature on communication and internet, as well as empirical observation of the digital environment, what opportunities for improvement in processes of organizational communication open from the incorporation of internet usage (media and social networks) communication strategies of the institutions. The study aims to analyze the process of insertion of Embrapa in the environment of the media and social networks, what strategies the company used to prepare its institutional entrance in this ecosystem and how it utilizes the digital organizational communication strategies to promote its actions and strengthen relationships with its stakeholders. Furthermore, this text will discuss strategy models and the importance of planning (with setting goals, defining public) and monitoring when it intends to operate in the digital environment in a strategic way. The method consists of a case study which will assess the performance of Embrapa in the social network Facebook, through literature review, desk research, content analysis and semi-structured interviews.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOLima Júnior, Walter TeixeiraCPF:12345645874Bueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Pessoni, ArquimedesCPF:12318953298http://lattes.cnpq.br/1885567484339052Ribeiro, Maria Eugênia2016-08-03T12:29:58Z2014-08-132014-04-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Maria Eugênia. Digital strategies organizational communication : te case sutdy of Embrapa. 2014. 260 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/686porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:05:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/686Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:05:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA
Digital strategies organizational communication : te case sutdy of Embrapa
title ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA
Ribeiro, Maria Eugênia
Comunicação Organizacional
Comunicação Digital
Estratégia
Mídias sociais
Redes Sociais
Organizational Communication
Digital Communication
Strategy
Social Media
Social Networks
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA
title_full ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA
title_sort ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIGITAL: O ESTUDO DE CASO DA EMBRAPA
author Ribeiro, Maria Eugênia
author_facet Ribeiro, Maria Eugênia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Júnior, Walter Teixeira
CPF:12345645874
Bueno, Wilson da Costa
CPF:13125925962
http://lattes.cnpq.br/9495822246558650
Pessoni, Arquimedes
CPF:12318953298
http://lattes.cnpq.br/1885567484339052
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria Eugênia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Organizacional
Comunicação Digital
Estratégia
Mídias sociais
Redes Sociais
Organizational Communication
Digital Communication
Strategy
Social Media
Social Networks
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação Organizacional
Comunicação Digital
Estratégia
Mídias sociais
Redes Sociais
Organizational Communication
Digital Communication
Strategy
Social Media
Social Networks
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Com o surgimento da internet e sua posterior utilização como meio de comunicação, torna-se necessário conhecer, por meio de análise de bibliografia sobre comunicação e internet, além de observação empírica do ambiente digital, que possibilidades de melhoria nos processos de comunicação organizacional se abrem a partir da incorporação do uso da internet (mídias e redes sociais) às estratégias de comunicação das instituições. O estudo tem por finalidade analisar o processo de inserção da Embrapa no ambiente das mídias e redes sociais, quais as estratégias que adotou para se preparar para ingressar de maneira institucional nesse ecossistema e como ela utiliza-se das estratégias de comunicação organizacional digital para divulgar suas ações e fortalecer o relacionamento com seus públicos de interesse. Além disso, serão apresentados modelos de estratégias e abordada a importância do planejamento (com estabelecimento de objetivos, definição de públicos) e do monitoramento quando se pretende atuar no ambiente digital de maneira estratégica. O método consiste em um estudo de caso no qual será analisada a atuação da Embrapa na rede social Facebook, por meio de uma revisão de literatura, pesquisa documental, análise de conteúdo e entrevistas semiestruturadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-13
2014-04-09
2016-08-03T12:29:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Maria Eugênia. Digital strategies organizational communication : te case sutdy of Embrapa. 2014. 260 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/686
identifier_str_mv RIBEIRO, Maria Eugênia. Digital strategies organizational communication : te case sutdy of Embrapa. 2014. 260 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2014.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/686
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997059293184