Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diego Wander Santos da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Baldissera, Rudimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218191
Resumo: A proposta deste artigo parte das discussões sobre comunicação organizacional, especialmente em ambientes online. Nosso objetivo é o de refletir acerca das estratégias de direcionamento da visibilidade adotadas pelas organizações nas mídias sociais – intervenções que visam indicar o que deve estar no campo do visível e o que não deve assumir destaque. As compreensões partem de entrevistas com profissionais que atuam em agências de comunicação digital filiadas à Associação Brasileira de Agentes Digitais. Os resultados indicam que há uma série de estratégias com este fim, que merecem ser problematizadas à luz das noções de conformidade e de ética, posto que a perspectiva da (in)visibilidade pode representar a não visibilidade ou a atenção parcial de assuntos relevantes à sociedade, os quais estão perdendo espaço dada a profissionalização e o refinamento de processos e recursos adotados pelas agências.
id UFRGS-2_a7bf7e7baf6dca0ef2c7d4a50f56f45c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218191
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Diego Wander Santos daBaldissera, Rudimar2021-02-25T04:17:59Z20202177-5087http://hdl.handle.net/10183/218191001121863A proposta deste artigo parte das discussões sobre comunicação organizacional, especialmente em ambientes online. Nosso objetivo é o de refletir acerca das estratégias de direcionamento da visibilidade adotadas pelas organizações nas mídias sociais – intervenções que visam indicar o que deve estar no campo do visível e o que não deve assumir destaque. As compreensões partem de entrevistas com profissionais que atuam em agências de comunicação digital filiadas à Associação Brasileira de Agentes Digitais. Os resultados indicam que há uma série de estratégias com este fim, que merecem ser problematizadas à luz das noções de conformidade e de ética, posto que a perspectiva da (in)visibilidade pode representar a não visibilidade ou a atenção parcial de assuntos relevantes à sociedade, os quais estão perdendo espaço dada a profissionalização e o refinamento de processos e recursos adotados pelas agências.The purpose of this article involves discussions about organizational communication, especially in online environments. Our goal is to reflect about strategies adopted by organizations to direct visibility in social media –interventions that indicate what should be in the visible field and what should be hidden. The understandings come from interviews with professional workers of digital communication agencies affiliated to the Brazilian Association of Digital Agents. The results indicate that there are many strategies to achieve this goal. They need to be discussed in the light of compliance and ethics, since some of them may represent the non-visibility of relevant issues to society. The professionalization and refinement of these processes and resources adopted by agencies is something to call attention, in the perspective of (in)visibility.application/pdfporECCOM: revista de Educação, Cultura e Comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea. Lorena, SP. Vol. 11, n. 22, (jul./dez. 2020), p. 187-200.Comunicação organizacionalEstratégia de comunicaçãoComunicação digitalOrganizational communicationStrategies(In)visibilitySocial mediaDigital communication agenciesComunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociaisinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121863.pdf.txt001121863.pdf.txtExtracted Texttext/plain46065http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218191/2/001121863.pdf.txt864cb7bccf67492305e1752935ddb8ddMD52ORIGINAL001121863.pdfTexto completoapplication/pdf691409http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218191/1/001121863.pdf62c5ad7aba5dd1020e0ede364609ba4dMD5110183/2181912022-11-11 05:46:28.925998oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218191Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-11T07:46:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
title Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
spellingShingle Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
Silva, Diego Wander Santos da
Comunicação organizacional
Estratégia de comunicação
Comunicação digital
Organizational communication
Strategies
(In)visibility
Social media
Digital communication agencies
title_short Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
title_full Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
title_fullStr Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
title_full_unstemmed Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
title_sort Comunicação organizacional e estratégias de direcionamento da visibilidade nas mídias sociais
author Silva, Diego Wander Santos da
author_facet Silva, Diego Wander Santos da
Baldissera, Rudimar
author_role author
author2 Baldissera, Rudimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diego Wander Santos da
Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Estratégia de comunicação
Comunicação digital
topic Comunicação organizacional
Estratégia de comunicação
Comunicação digital
Organizational communication
Strategies
(In)visibility
Social media
Digital communication agencies
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational communication
Strategies
(In)visibility
Social media
Digital communication agencies
description A proposta deste artigo parte das discussões sobre comunicação organizacional, especialmente em ambientes online. Nosso objetivo é o de refletir acerca das estratégias de direcionamento da visibilidade adotadas pelas organizações nas mídias sociais – intervenções que visam indicar o que deve estar no campo do visível e o que não deve assumir destaque. As compreensões partem de entrevistas com profissionais que atuam em agências de comunicação digital filiadas à Associação Brasileira de Agentes Digitais. Os resultados indicam que há uma série de estratégias com este fim, que merecem ser problematizadas à luz das noções de conformidade e de ética, posto que a perspectiva da (in)visibilidade pode representar a não visibilidade ou a atenção parcial de assuntos relevantes à sociedade, os quais estão perdendo espaço dada a profissionalização e o refinamento de processos e recursos adotados pelas agências.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-25T04:17:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218191
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-5087
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121863
identifier_str_mv 2177-5087
001121863
url http://hdl.handle.net/10183/218191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv ECCOM: revista de Educação, Cultura e Comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila - Fatea. Lorena, SP. Vol. 11, n. 22, (jul./dez. 2020), p. 187-200.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218191/2/001121863.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218191/1/001121863.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 864cb7bccf67492305e1752935ddb8dd
62c5ad7aba5dd1020e0ede364609ba4d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225008829169664