RELIGIÃO E MARKETING PESSOAL: UMA ANÁLISE DA IMAGEM PESSOAL DOS BISPOS, PASTORES, OBREIROS E OBREIRAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Lílian Laurência
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/477
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a forma de construção da imagem dos bispos, pastores, obreiros e obreiras da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), por meio da ferramenta de marketing pessoal (MP). A utilização do MP por tais agentes religiosos é uma maneira de melhorar a interação simbólica entre líderes e fiéis e atrair o público para os templos. A IURD foi escolhida para esta análise por usar de vários procedimentos que estão relacionados com as técnicas de MP, no sentido de sofisticar a aparência visual de sua liderança, a fim de representar um discurso de prosperidade disseminado pela instituição. Cremos que é dessa forma que a IURD atrai o público por meio da imagem criada dos líderes, mediante uma aparência visual sofisticada. Na pesquisa dessa Igreja, encontramos que a ferramenta de MP usada pelos seus membros hierárquicos contribui para o crescimento e a consolidação desse empreendimento no mercado religioso. A construção da imagem que estamos tratando é planejada a partir da matriz imagética do líder principal da Igreja Universal, Edir Bezerra Macedo. Por meio da imagem central do bispo Macedo é que a liderança é marcada ou estigmatizada com um perfil estético respaldado por uma noção de sucesso. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e observação participante como método de pesquisa e ainda, pesquisamos o jornal Folha Universal e averiguamos alguns programas televisivos exibidos na TV Record, analisando o marketing pessoal da liderança em questão. Assim, verificamos que as interfaces de presentação da boa imagem produzida por meio de técnicas corporais, roupas e acessórios, favorece a representação desses líderes nos seus principais canais de comunicação, templos e televisão.(AU)
id METODISTA_dce5d08952743036a9abd69bd1c9ed4e
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/477
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling RELIGIÃO E MARKETING PESSOAL: UMA ANÁLISE DA IMAGEM PESSOAL DOS BISPOS, PASTORES, OBREIROS E OBREIRAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUSPersonal marketing and religion: an analysis of the making of an image of bishops, pastors and workers of the Universal Church of the Kingdom of GodReligiãoMarketing PessoalSecularizaçãoImagemLiderançaInteraçãoCorpoIgreja Universal do Reino de DeusReligionPersonal MarketingSecularizationImageLeadershipInteractionBodyUniversal Church of the Kingdom of GodCNPQ::CIENCIAS HUMANASEste trabalho tem por objetivo analisar a forma de construção da imagem dos bispos, pastores, obreiros e obreiras da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), por meio da ferramenta de marketing pessoal (MP). A utilização do MP por tais agentes religiosos é uma maneira de melhorar a interação simbólica entre líderes e fiéis e atrair o público para os templos. A IURD foi escolhida para esta análise por usar de vários procedimentos que estão relacionados com as técnicas de MP, no sentido de sofisticar a aparência visual de sua liderança, a fim de representar um discurso de prosperidade disseminado pela instituição. Cremos que é dessa forma que a IURD atrai o público por meio da imagem criada dos líderes, mediante uma aparência visual sofisticada. Na pesquisa dessa Igreja, encontramos que a ferramenta de MP usada pelos seus membros hierárquicos contribui para o crescimento e a consolidação desse empreendimento no mercado religioso. A construção da imagem que estamos tratando é planejada a partir da matriz imagética do líder principal da Igreja Universal, Edir Bezerra Macedo. Por meio da imagem central do bispo Macedo é que a liderança é marcada ou estigmatizada com um perfil estético respaldado por uma noção de sucesso. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e observação participante como método de pesquisa e ainda, pesquisamos o jornal Folha Universal e averiguamos alguns programas televisivos exibidos na TV Record, analisando o marketing pessoal da liderança em questão. Assim, verificamos que as interfaces de presentação da boa imagem produzida por meio de técnicas corporais, roupas e acessórios, favorece a representação desses líderes nos seus principais canais de comunicação, templos e televisão.(AU)This thesis analyses the way used by the Universal Church of the Kingdom of God (Igreja Universal do Reino de Deus IURD) to set the image of its bishops, pastors and workers, that s to say, the personal marketing (MP). Religious agents, through this mean, improve their symbolic interaction among leaders and members, and attract people to the sanctuaries. Aiming the communication of its speeches of prosperity, the IURD uses several procedures related to the techniques of personal marketing and sophistication of the visual appearance of its leaders. That is one of the reasons why this church has been chosen as focal point of our research. We believe that the IURD uses the sophisticated visual appearance of its leaders as a way of gathering people. It was possible to realize that MP is an important tool for the consolidation and expansion of this institution in the religious market. The kind of personal image highlighted here comes out from the imagination of the principal leader of the church, Bishop Edir Bezerra Macedo. Through this image, leaders are marked, or stigmatized, with an aesthetic profile of success. As methodology to the investigation we used the following: analysis of the marketing of bishops, pastors and workers, as it is presented on the Folha Universal; analysis of several programs transmitted on TV Record, which we recorded to facilitate the research; and the participation, as observer, in several worship services celebrated in different congregations. We could verify the interfaces of a good image produced throughout corporal techniques, clothes and accessories. Due to this sort of image, leaders play successfully their performances, either on television or in the sanctuaries.(AU)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOCampos, Leonildo SilveiraCPF:14141414141http://lattes.cnpq.br/7704623587837753Giacomini Filho, GinoCPF:49061320002http://lattes.cnpq.br/4716383899113030Souza, Sandra Duarte deCPF:13131313131http://lattes.cnpq.br/7151234594799732Leite, Lílian Laurência2016-08-03T12:20:43Z2008-10-222008-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Lílian Laurência. Personal marketing and religion: an analysis of the making of an image of bishops, pastors and workers of the Universal Church of the Kingdom of God. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/477porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/477Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv RELIGIÃO E MARKETING PESSOAL: UMA ANÁLISE DA IMAGEM PESSOAL DOS BISPOS, PASTORES, OBREIROS E OBREIRAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
Personal marketing and religion: an analysis of the making of an image of bishops, pastors and workers of the Universal Church of the Kingdom of God
title RELIGIÃO E MARKETING PESSOAL: UMA ANÁLISE DA IMAGEM PESSOAL DOS BISPOS, PASTORES, OBREIROS E OBREIRAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
spellingShingle RELIGIÃO E MARKETING PESSOAL: UMA ANÁLISE DA IMAGEM PESSOAL DOS BISPOS, PASTORES, OBREIROS E OBREIRAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
Leite, Lílian Laurência
Religião
Marketing Pessoal
Secularização
Imagem
Liderança
Interação
Corpo
Igreja Universal do Reino de Deus
Religion
Personal Marketing
Secularization
Image
Leadership
Interaction
Body
Universal Church of the Kingdom of God
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short RELIGIÃO E MARKETING PESSOAL: UMA ANÁLISE DA IMAGEM PESSOAL DOS BISPOS, PASTORES, OBREIROS E OBREIRAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
title_full RELIGIÃO E MARKETING PESSOAL: UMA ANÁLISE DA IMAGEM PESSOAL DOS BISPOS, PASTORES, OBREIROS E OBREIRAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
title_fullStr RELIGIÃO E MARKETING PESSOAL: UMA ANÁLISE DA IMAGEM PESSOAL DOS BISPOS, PASTORES, OBREIROS E OBREIRAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
title_full_unstemmed RELIGIÃO E MARKETING PESSOAL: UMA ANÁLISE DA IMAGEM PESSOAL DOS BISPOS, PASTORES, OBREIROS E OBREIRAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
title_sort RELIGIÃO E MARKETING PESSOAL: UMA ANÁLISE DA IMAGEM PESSOAL DOS BISPOS, PASTORES, OBREIROS E OBREIRAS DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
author Leite, Lílian Laurência
author_facet Leite, Lílian Laurência
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Leonildo Silveira
CPF:14141414141
http://lattes.cnpq.br/7704623587837753
Giacomini Filho, Gino
CPF:49061320002
http://lattes.cnpq.br/4716383899113030
Souza, Sandra Duarte de
CPF:13131313131
http://lattes.cnpq.br/7151234594799732
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Lílian Laurência
dc.subject.por.fl_str_mv Religião
Marketing Pessoal
Secularização
Imagem
Liderança
Interação
Corpo
Igreja Universal do Reino de Deus
Religion
Personal Marketing
Secularization
Image
Leadership
Interaction
Body
Universal Church of the Kingdom of God
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Religião
Marketing Pessoal
Secularização
Imagem
Liderança
Interação
Corpo
Igreja Universal do Reino de Deus
Religion
Personal Marketing
Secularization
Image
Leadership
Interaction
Body
Universal Church of the Kingdom of God
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Este trabalho tem por objetivo analisar a forma de construção da imagem dos bispos, pastores, obreiros e obreiras da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), por meio da ferramenta de marketing pessoal (MP). A utilização do MP por tais agentes religiosos é uma maneira de melhorar a interação simbólica entre líderes e fiéis e atrair o público para os templos. A IURD foi escolhida para esta análise por usar de vários procedimentos que estão relacionados com as técnicas de MP, no sentido de sofisticar a aparência visual de sua liderança, a fim de representar um discurso de prosperidade disseminado pela instituição. Cremos que é dessa forma que a IURD atrai o público por meio da imagem criada dos líderes, mediante uma aparência visual sofisticada. Na pesquisa dessa Igreja, encontramos que a ferramenta de MP usada pelos seus membros hierárquicos contribui para o crescimento e a consolidação desse empreendimento no mercado religioso. A construção da imagem que estamos tratando é planejada a partir da matriz imagética do líder principal da Igreja Universal, Edir Bezerra Macedo. Por meio da imagem central do bispo Macedo é que a liderança é marcada ou estigmatizada com um perfil estético respaldado por uma noção de sucesso. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e observação participante como método de pesquisa e ainda, pesquisamos o jornal Folha Universal e averiguamos alguns programas televisivos exibidos na TV Record, analisando o marketing pessoal da liderança em questão. Assim, verificamos que as interfaces de presentação da boa imagem produzida por meio de técnicas corporais, roupas e acessórios, favorece a representação desses líderes nos seus principais canais de comunicação, templos e televisão.(AU)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-22
2008-02-28
2016-08-03T12:20:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Lílian Laurência. Personal marketing and religion: an analysis of the making of an image of bishops, pastors and workers of the Universal Church of the Kingdom of God. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/477
identifier_str_mv LEITE, Lílian Laurência. Personal marketing and religion: an analysis of the making of an image of bishops, pastors and workers of the Universal Church of the Kingdom of God. 2008. 171 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601995924733952