Comunicação Corporativa, Marketing & Política Cultural - Brasil & Espanha-
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/925 |
Resumo: | A tese apresenta um estudo comparativo entre a atuação das organizações públicas e privadas do Brasil e, as caixas de poupança e as empresas privadas da Espanha, no que concerne à política de marketing cultural e suas estratégias de comunicação corporativa, tendo como pano de fundo os recursos incentivados pelos governos através das leis de isenção fiscal. Com dois objetivos principais, procurou-se identificar, primeiramente, a parceria entre o Estado e as companhias na promoção da cultura. O segundo e principal intuito foi descobrir as múltiplas estratégias de visibilidade cultural no mundo corporativo através da comunicação e do marketing. Além disso, se verificou os reflexos dessa relação na responsabilidade social corporativa e na reputação, como também, no mercado cultural. O trabalho foi pautado, principalmente, na análise de conteúdo qualitativa por emparelhamento e ainda na AIM- Auditoria de Imagem na Mídia. Ao final, conclui-se que embora as leis de isenção sejam divergentes nos dois países, o comportamento das companhias é similar tanto no que concerne aos investimentos em cultura, como no que se refere às estratégias de comunicação. Contudo, no Brasil o dinheiro é quase, majoritariamente, vindo da renúncia fiscal do Estado, enquanto que na Espanha vem das próprias organizações. |
id |
METODISTA_ec5bd2ec531f3dc83cad243f79256603 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/925 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação Corporativa, Marketing & Política Cultural - Brasil & Espanha-Corporative Communication, Marketing and Cultural Policies Brazil-Spain. Supervisor:CHAVE: COMUNICAÇÃO CORPORATIVAMARKETING CULTURALPOLÍTICA PÚBLICA DE CULTURAORGANIZAÇÕESCORPORATIVE COMMUNICATIONCULTURAL MARKETINGCULTURAL PUBLIC POLICYORGANIZATIONS.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASA tese apresenta um estudo comparativo entre a atuação das organizações públicas e privadas do Brasil e, as caixas de poupança e as empresas privadas da Espanha, no que concerne à política de marketing cultural e suas estratégias de comunicação corporativa, tendo como pano de fundo os recursos incentivados pelos governos através das leis de isenção fiscal. Com dois objetivos principais, procurou-se identificar, primeiramente, a parceria entre o Estado e as companhias na promoção da cultura. O segundo e principal intuito foi descobrir as múltiplas estratégias de visibilidade cultural no mundo corporativo através da comunicação e do marketing. Além disso, se verificou os reflexos dessa relação na responsabilidade social corporativa e na reputação, como também, no mercado cultural. O trabalho foi pautado, principalmente, na análise de conteúdo qualitativa por emparelhamento e ainda na AIM- Auditoria de Imagem na Mídia. Ao final, conclui-se que embora as leis de isenção sejam divergentes nos dois países, o comportamento das companhias é similar tanto no que concerne aos investimentos em cultura, como no que se refere às estratégias de comunicação. Contudo, no Brasil o dinheiro é quase, majoritariamente, vindo da renúncia fiscal do Estado, enquanto que na Espanha vem das próprias organizações.The thesis presents a comparative study of the Brazilian public and private organizations performance and the Spanish saving accounts and private companies in terms of their cultural marketing policies and corporative communication strategies, taking into account the resources supported by the governments through tax exemption encouragement policies. It has two main objectives. The first one was to identify the partnership between the government and companies towards cultural promotion. The second and the most important one, was to discover the multiple strategies for cultural visibility in the corporative segment through communication and marketing. Besides that, the reflexes of this relationship on the corporative social responsibility, on its reputation and on the cultural market were also verified. The research was based mainly on the peer quantitative content analysis and also on MIA Media Image Audit. Finally, it was concluded that although the exemption policies diverge between countries, the companies behavior is similar when it comes to culture investments as well as communication strategies. However, in Brazil, the investment income comes mainly from the fiscal disclaim, while in Spain the organizations themselves are responsible for that.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOBueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Maicas, Manuel Parés ICPF:12345212582Melo, Jose Marques deCPF:14561895610http://lattes.cnpq.br/4271609139942812Alves, Luiz RobertoCPF:49655320000http://lattes.cnpq.br/4505968273643745Ribeiro, Lavina MadeiraCPF:12345645123Leal, Ana Regina Barros Rêgo2016-08-03T12:31:16Z2014-08-292010-05-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLEAL, Ana Regina Barros Rêgo. Corporative Communication, Marketing and Cultural Policies Brazil-Spain. Supervisor:. 2010. 716 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/925porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:09:31Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/925Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:09:31Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação Corporativa, Marketing & Política Cultural - Brasil & Espanha- Corporative Communication, Marketing and Cultural Policies Brazil-Spain. Supervisor: |
title |
Comunicação Corporativa, Marketing & Política Cultural - Brasil & Espanha- |
spellingShingle |
Comunicação Corporativa, Marketing & Política Cultural - Brasil & Espanha- Leal, Ana Regina Barros Rêgo CHAVE: COMUNICAÇÃO CORPORATIVA MARKETING CULTURAL POLÍTICA PÚBLICA DE CULTURA ORGANIZAÇÕES CORPORATIVE COMMUNICATION CULTURAL MARKETING CULTURAL PUBLIC POLICY ORGANIZATIONS. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
Comunicação Corporativa, Marketing & Política Cultural - Brasil & Espanha- |
title_full |
Comunicação Corporativa, Marketing & Política Cultural - Brasil & Espanha- |
title_fullStr |
Comunicação Corporativa, Marketing & Política Cultural - Brasil & Espanha- |
title_full_unstemmed |
Comunicação Corporativa, Marketing & Política Cultural - Brasil & Espanha- |
title_sort |
Comunicação Corporativa, Marketing & Política Cultural - Brasil & Espanha- |
author |
Leal, Ana Regina Barros Rêgo |
author_facet |
Leal, Ana Regina Barros Rêgo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bueno, Wilson da Costa CPF:13125925962 http://lattes.cnpq.br/9495822246558650 Maicas, Manuel Parés I CPF:12345212582 Melo, Jose Marques de CPF:14561895610 http://lattes.cnpq.br/4271609139942812 Alves, Luiz Roberto CPF:49655320000 http://lattes.cnpq.br/4505968273643745 Ribeiro, Lavina Madeira CPF:12345645123 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Ana Regina Barros Rêgo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CHAVE: COMUNICAÇÃO CORPORATIVA MARKETING CULTURAL POLÍTICA PÚBLICA DE CULTURA ORGANIZAÇÕES CORPORATIVE COMMUNICATION CULTURAL MARKETING CULTURAL PUBLIC POLICY ORGANIZATIONS. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CHAVE: COMUNICAÇÃO CORPORATIVA MARKETING CULTURAL POLÍTICA PÚBLICA DE CULTURA ORGANIZAÇÕES CORPORATIVE COMMUNICATION CULTURAL MARKETING CULTURAL PUBLIC POLICY ORGANIZATIONS. CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
A tese apresenta um estudo comparativo entre a atuação das organizações públicas e privadas do Brasil e, as caixas de poupança e as empresas privadas da Espanha, no que concerne à política de marketing cultural e suas estratégias de comunicação corporativa, tendo como pano de fundo os recursos incentivados pelos governos através das leis de isenção fiscal. Com dois objetivos principais, procurou-se identificar, primeiramente, a parceria entre o Estado e as companhias na promoção da cultura. O segundo e principal intuito foi descobrir as múltiplas estratégias de visibilidade cultural no mundo corporativo através da comunicação e do marketing. Além disso, se verificou os reflexos dessa relação na responsabilidade social corporativa e na reputação, como também, no mercado cultural. O trabalho foi pautado, principalmente, na análise de conteúdo qualitativa por emparelhamento e ainda na AIM- Auditoria de Imagem na Mídia. Ao final, conclui-se que embora as leis de isenção sejam divergentes nos dois países, o comportamento das companhias é similar tanto no que concerne aos investimentos em cultura, como no que se refere às estratégias de comunicação. Contudo, no Brasil o dinheiro é quase, majoritariamente, vindo da renúncia fiscal do Estado, enquanto que na Espanha vem das próprias organizações. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-05-18 2014-08-29 2016-08-03T12:31:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEAL, Ana Regina Barros Rêgo. Corporative Communication, Marketing and Cultural Policies Brazil-Spain. Supervisor:. 2010. 716 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/925 |
identifier_str_mv |
LEAL, Ana Regina Barros Rêgo. Corporative Communication, Marketing and Cultural Policies Brazil-Spain. Supervisor:. 2010. 716 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601998225309696 |