REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE DIREITO SOBRE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1022 |
Resumo: | O objetivo desse estudo foi investigar representações sociais de professores de Direito acerca do exercício da docência. Buscou-se compreender quais são os saberes docentes que o professor de Direito julga necessários à sua atuação, já que a legislação vigente não exige que o operador do Direito frequente um curso específico que o capacite para a docência no ensino superior. Em razão disso, geralmente, o professor de Direito se depara com inúmeras dificuldades no início de carreira e constata que, na prática, ser um bom profissional do Direito não lhe basta para a docência, pois necessita de didática e de um método pedagógico pelos quais seus alunos o compreendam. A pesquisa teve como sujeitos professores de Direito que se encontram na docência, no mínimo, há dois anos, no município de São Paulo e região do Grande ABC paulista. Os autores que possibilitaram a fundamentação teórica foram: Serge Moscovici (1978), Denise Jodelet (2005), Marília Claret Geraes Duran (2006), dentre outros estudos significativos. O estudo foi realizado mediante pesquisa quantitativa e qualitativa de dados. Para levantamento dos dados, foi utilizado um questionário que, na sua parte inicial, contava com três palavras indutoras. Em seguida, foram apresentadas quinze questões, sendo três abertas e doze fechadas. A partir das descrições das respostas dadas pelos sujeitos no questionário, foi possível realizar a análise dos dados coletados, por meio da análise de conteúdo (Laurence Bardin, 1977). A pesquisa realizada possibilitou a análise da percepção e a concepção dos sujeitos da pesquisa quanto ao ensino jurídico e à sua própria formação. Demonstrou, ainda, que o professor de Direito deve apropriar-se de saberes docentes específicos para lecionar, ultrapassando a ideia de que lhe basta o conhecimento técnico, já que a docência, assim como as demais profissões, tem especificidades importantes. |
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REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE DIREITO SOBRE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIASocial represetation of law professor on the teaching professionFormação do professor de Direitorepresentações sociaiscurrículo DireitoTraining law professorsocial representationsLaw curriculumCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo desse estudo foi investigar representações sociais de professores de Direito acerca do exercício da docência. Buscou-se compreender quais são os saberes docentes que o professor de Direito julga necessários à sua atuação, já que a legislação vigente não exige que o operador do Direito frequente um curso específico que o capacite para a docência no ensino superior. Em razão disso, geralmente, o professor de Direito se depara com inúmeras dificuldades no início de carreira e constata que, na prática, ser um bom profissional do Direito não lhe basta para a docência, pois necessita de didática e de um método pedagógico pelos quais seus alunos o compreendam. A pesquisa teve como sujeitos professores de Direito que se encontram na docência, no mínimo, há dois anos, no município de São Paulo e região do Grande ABC paulista. Os autores que possibilitaram a fundamentação teórica foram: Serge Moscovici (1978), Denise Jodelet (2005), Marília Claret Geraes Duran (2006), dentre outros estudos significativos. O estudo foi realizado mediante pesquisa quantitativa e qualitativa de dados. Para levantamento dos dados, foi utilizado um questionário que, na sua parte inicial, contava com três palavras indutoras. Em seguida, foram apresentadas quinze questões, sendo três abertas e doze fechadas. A partir das descrições das respostas dadas pelos sujeitos no questionário, foi possível realizar a análise dos dados coletados, por meio da análise de conteúdo (Laurence Bardin, 1977). A pesquisa realizada possibilitou a análise da percepção e a concepção dos sujeitos da pesquisa quanto ao ensino jurídico e à sua própria formação. Demonstrou, ainda, que o professor de Direito deve apropriar-se de saberes docentes específicos para lecionar, ultrapassando a ideia de que lhe basta o conhecimento técnico, já que a docência, assim como as demais profissões, tem especificidades importantes.The objective of this study is to investigate the social representations of law professors about the teaching profession. We tried to understand what the teacher knowledge that the law professor deems necessary for its operation, since the legislation does not require the operator of the common law a specific course to enable him to teach in higher education. For this reason, generally, the law professor is faced with numerous difficulties in the early stage and notes that, in practice, be a good professional law is not enough to teach, because it requires a didactic and pedagogical method by which students understand it. The research had as subjects of law professors who are teaching in at least two years ago in São Paulo and the Greater ABC. The authors who made possible the theoretical framework were: Serge Moscovici (1978), Denise Jodelet (2005), questions were presented, three open and closed twelve. From the descriptions of the responses given by subjects in the questionnaire, it was possible to analyze the data collected through the content analysis (Laurence Bardin, 1977). The survey allowed the analysis of perception and conception of the subjects Marilia Claret Geraes Duran (2006), among other significant studies. The study was conducted using qualitative and quantitative research data. For data collection, a questionnaire was used in its initial part, had three words inducing. Then, fifteen regarding the legal education and their own training. Demonstrated further that the law professor needs to take ownership of specific knowledge teachers to teach, beyond the idea that you just technical knowledge, since that teaching, like other professions, has important peculiarities.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃODuran, Marilia Claret GeraesCPF:48965000230http://lattes.cnpq.br/9173949843431504Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Gilberto, Irene Jeanete LemosCPF:23153412003http://lattes.cnpq.br/4561982821271774Moraes, Patrícia Regina de2016-08-03T16:15:45Z2014-08-082012-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:09Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1022Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:09Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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