A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Neto, Rogério
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/880
Resumo: A trabalho examina o discurso contido nos anúncios institucionais da empresa estatal brasileira Petrobras. O material analisado compreende anúncios veiculados entre os anos de 2006 e 2007 na revista Superinteressante, publicada pela editora Abril. Objetivou-se identificar as novas formas de manipulação da informação e como ocorrem as trocas simbólicas na apropriação do conteúdo jornalístico pela publicidade. Para tanto, empregou-se a metodologia de Análise de Discurso.(AU)
id METODISTA_fe63d5f7e99ed0e1ba8ff4b7f5f38f0a
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/880
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e SuperinteressanteComunicaçãoJornalismoLinguagemPublieditorialMídia ImpressaPublicidade e PropagandaCommunicationJournalismLanguageAdvertorialPrint MediaAdvertisingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA trabalho examina o discurso contido nos anúncios institucionais da empresa estatal brasileira Petrobras. O material analisado compreende anúncios veiculados entre os anos de 2006 e 2007 na revista Superinteressante, publicada pela editora Abril. Objetivou-se identificar as novas formas de manipulação da informação e como ocorrem as trocas simbólicas na apropriação do conteúdo jornalístico pela publicidade. Para tanto, empregou-se a metodologia de Análise de Discurso.(AU)This article examines the institutional advertisements discourse of the Brazilian state-owned company Petrobras. The analyzed pieces comprehend ads published between the years of 2006 and 2007 in the Superinteressante magazine, issued by editora Abril. The objective is to identify the news configurations of the information and how to occur the symbols exchange in the appropriation of editorial content with advertising. To do so, it was used the Discourse Analysis methodology.(AU)Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOFaro, José SalvadorCPF:23165451231http://lattes.cnpq.br/3848720494067039Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Gomes Neto, Rogério2016-08-03T12:31:02Z2009-10-282009-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES NETO, Rogério. A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante. 2009. 21 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:54Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/880Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:54Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante
title A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante
spellingShingle A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante
Gomes Neto, Rogério
Comunicação
Jornalismo
Linguagem
Publieditorial
Mídia Impressa
Publicidade e Propaganda
Communication
Journalism
Language
Advertorial
Print Media
Advertising
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante
title_full A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante
title_fullStr A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante
title_full_unstemmed A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante
title_sort A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante
author Gomes Neto, Rogério
author_facet Gomes Neto, Rogério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faro, José Salvador
CPF:23165451231
http://lattes.cnpq.br/3848720494067039
Galindo, Daniel dos Santos
CPF:16502650000
http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes Neto, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Jornalismo
Linguagem
Publieditorial
Mídia Impressa
Publicidade e Propaganda
Communication
Journalism
Language
Advertorial
Print Media
Advertising
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação
Jornalismo
Linguagem
Publieditorial
Mídia Impressa
Publicidade e Propaganda
Communication
Journalism
Language
Advertorial
Print Media
Advertising
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description A trabalho examina o discurso contido nos anúncios institucionais da empresa estatal brasileira Petrobras. O material analisado compreende anúncios veiculados entre os anos de 2006 e 2007 na revista Superinteressante, publicada pela editora Abril. Objetivou-se identificar as novas formas de manipulação da informação e como ocorrem as trocas simbólicas na apropriação do conteúdo jornalístico pela publicidade. Para tanto, empregou-se a metodologia de Análise de Discurso.(AU)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-28
2009-04-28
2016-08-03T12:31:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES NETO, Rogério. A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante. 2009. 21 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/880
identifier_str_mv GOMES NETO, Rogério. A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante. 2009. 21 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998066974720