A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/880 |
Resumo: | A trabalho examina o discurso contido nos anúncios institucionais da empresa estatal brasileira Petrobras. O material analisado compreende anúncios veiculados entre os anos de 2006 e 2007 na revista Superinteressante, publicada pela editora Abril. Objetivou-se identificar as novas formas de manipulação da informação e como ocorrem as trocas simbólicas na apropriação do conteúdo jornalístico pela publicidade. Para tanto, empregou-se a metodologia de Análise de Discurso.(AU) |
id |
METODISTA_fe63d5f7e99ed0e1ba8ff4b7f5f38f0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/880 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e SuperinteressanteComunicaçãoJornalismoLinguagemPublieditorialMídia ImpressaPublicidade e PropagandaCommunicationJournalismLanguageAdvertorialPrint MediaAdvertisingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA trabalho examina o discurso contido nos anúncios institucionais da empresa estatal brasileira Petrobras. O material analisado compreende anúncios veiculados entre os anos de 2006 e 2007 na revista Superinteressante, publicada pela editora Abril. Objetivou-se identificar as novas formas de manipulação da informação e como ocorrem as trocas simbólicas na apropriação do conteúdo jornalístico pela publicidade. Para tanto, empregou-se a metodologia de Análise de Discurso.(AU)This article examines the institutional advertisements discourse of the Brazilian state-owned company Petrobras. The analyzed pieces comprehend ads published between the years of 2006 and 2007 in the Superinteressante magazine, issued by editora Abril. The objective is to identify the news configurations of the information and how to occur the symbols exchange in the appropriation of editorial content with advertising. To do so, it was used the Discourse Analysis methodology.(AU)Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOFaro, José SalvadorCPF:23165451231http://lattes.cnpq.br/3848720494067039Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Gomes Neto, Rogério2016-08-03T12:31:02Z2009-10-282009-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGOMES NETO, Rogério. A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante. 2009. 21 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:07:54Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/880Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:07:54Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante |
title |
A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante |
spellingShingle |
A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante Gomes Neto, Rogério Comunicação Jornalismo Linguagem Publieditorial Mídia Impressa Publicidade e Propaganda Communication Journalism Language Advertorial Print Media Advertising CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante |
title_full |
A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante |
title_fullStr |
A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante |
title_full_unstemmed |
A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante |
title_sort |
A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante |
author |
Gomes Neto, Rogério |
author_facet |
Gomes Neto, Rogério |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faro, José Salvador CPF:23165451231 http://lattes.cnpq.br/3848720494067039 Galindo, Daniel dos Santos CPF:16502650000 http://lattes.cnpq.br/1101827075498113 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Neto, Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Jornalismo Linguagem Publieditorial Mídia Impressa Publicidade e Propaganda Communication Journalism Language Advertorial Print Media Advertising CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Comunicação Jornalismo Linguagem Publieditorial Mídia Impressa Publicidade e Propaganda Communication Journalism Language Advertorial Print Media Advertising CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
A trabalho examina o discurso contido nos anúncios institucionais da empresa estatal brasileira Petrobras. O material analisado compreende anúncios veiculados entre os anos de 2006 e 2007 na revista Superinteressante, publicada pela editora Abril. Objetivou-se identificar as novas formas de manipulação da informação e como ocorrem as trocas simbólicas na apropriação do conteúdo jornalístico pela publicidade. Para tanto, empregou-se a metodologia de Análise de Discurso.(AU) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-28 2009-04-28 2016-08-03T12:31:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES NETO, Rogério. A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante. 2009. 21 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/880 |
identifier_str_mv |
GOMES NETO, Rogério. A integração de conteúdo jornalístico à publicidade: trocas simbólicas entre as marcas Petrobras e Superinteressante. 2009. 21 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601998066974720 |