A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Katia Cristina de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541
Resumo: From the government of President Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), there was incentive for opening new private higher education institutions in Brazil. Students become customers and start to choose the best option Institution of Higher Education (IES) that meets their needs. The aim of this work is to understand limits and control the development of marketing communication of IES in attracting new students. The research was developed from a descriptive exploratory study through literature review and qualitative research interviews with UMESP communication executives. The main results point to greater restriction on the development of marketing communication in the IES study (UMESP), notably the surveillance of the accuracy and scope of the advertising text
id METO_4ff2ca7ba1a3566dbc4a06d3ab2935d3
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1541
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Markus , KleberMarkus, KleberGalindo , Daniel dos SantosFreire, Otávio Bandeira de LanóiaSouza, Katia Cristina de2016-09-01T17:28:37Z2016-06-23Souza, Katia Cristina de. A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP. 2016. [121f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541From the government of President Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), there was incentive for opening new private higher education institutions in Brazil. Students become customers and start to choose the best option Institution of Higher Education (IES) that meets their needs. The aim of this work is to understand limits and control the development of marketing communication of IES in attracting new students. The research was developed from a descriptive exploratory study through literature review and qualitative research interviews with UMESP communication executives. The main results point to greater restriction on the development of marketing communication in the IES study (UMESP), notably the surveillance of the accuracy and scope of the advertising textA partir do governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), houve incentivo para abertura de novas Instituições privadas de ensino superior no Brasil. Os alunos tornam-se clientes e começam a escolher a melhor opção de instituição de ensino superior (IES) que atenda às suas necessidades. O objetivo desta dissertação é compreender limites e policiamentos no desenvolvimento da comunicação mercadológica de IES confessionais na captação de novos alunos. A pesquisa desenvolvida foi a partir de um estudo exploratório descritivo, por meio de revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa com entrevistas com executivos de comunicação da UMESP. Os principais resultados apontam para uma maior restrição no desenvolvimento da comunicação mercadológica da IES em estudo (UMESP), notadamente na vigilância sobre a veracidade e alcance do texto publicitárioSubmitted by Noeme Timbo (noeme.timbo@metodista.br) on 2016-09-01T17:28:37Z No. of bitstreams: 1 Kátia Cristina de Souza.pdf: 2024978 bytes, checksum: 43df6ced9a683f8ebe960a62e3fa8142 (MD5)Made available in DSpace on 2016-09-01T17:28:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kátia Cristina de Souza.pdf: 2024978 bytes, checksum: 43df6ced9a683f8ebe960a62e3fa8142 (MD5) Previous issue date: 2016-06-23application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3340/K%c3%a1tia%20Cristina%20de%20Souza.pdf.jpghttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/3610/K%c3%a1tiaSouza.pdf.jpgporUniversidade Metodista de Sao PauloAdministracaoIMSBrasilAdministracao::Programa de Pos Graduacao em AdministracaoCaptação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino SuperiorStudents Capture; Marketing Communication; Institution of Higher EducationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESPThe management of marketing communication in higler education institutions - the umesp caseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis7214213506195676185500500600-83052272698130930768024035432632778221info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAORIGINALKátiaSouza.pdfKátiaSouza.pdfapplication/pdf2022087http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1541/4/K%C3%A1tiaSouza.pdf0a4a55ed4127c62f3b7f8caa8cd82c2eMD54THUMBNAILKátia Cristina de Souza.pdf.jpgKátia Cristina de Souza.pdf.jpgimage/jpeg1960http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1541/3/K%C3%A1tia+Cristina+de+Souza.pdf.jpg73a959985e64eb593cfea0b4b7697024MD53KátiaSouza.pdf.jpgKátiaSouza.pdf.jpgimage/jpeg1956http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1541/5/K%C3%A1tiaSouza.pdf.jpgfe55a445689014f137b5c2600096e982MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1541/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/15412017-02-15 16:14:21.155oai:tahbit.umesp.edu.dti: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2017-02-15T18:14:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The management of marketing communication in higler education institutions - the umesp case
title A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
spellingShingle A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
Souza, Katia Cristina de
Captação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino Superior
Students Capture; Marketing Communication; Institution of Higher Education
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
title_full A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
title_fullStr A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
title_full_unstemmed A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
title_sort A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP
author Souza, Katia Cristina de
author_facet Souza, Katia Cristina de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Markus , Kleber
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Markus, Kleber
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Galindo , Daniel dos Santos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Freire, Otávio Bandeira de Lanóia
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Katia Cristina de
contributor_str_mv Markus , Kleber
Markus, Kleber
Galindo , Daniel dos Santos
Freire, Otávio Bandeira de Lanóia
dc.subject.por.fl_str_mv Captação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino Superior
topic Captação de Alunos; Comunicação Mercadológica; Instituição de Ensino Superior
Students Capture; Marketing Communication; Institution of Higher Education
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Students Capture; Marketing Communication; Institution of Higher Education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description From the government of President Fernando Henrique Cardoso (1995-2003), there was incentive for opening new private higher education institutions in Brazil. Students become customers and start to choose the best option Institution of Higher Education (IES) that meets their needs. The aim of this work is to understand limits and control the development of marketing communication of IES in attracting new students. The research was developed from a descriptive exploratory study through literature review and qualitative research interviews with UMESP communication executives. The main results point to greater restriction on the development of marketing communication in the IES study (UMESP), notably the surveillance of the accuracy and scope of the advertising text
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-01T17:28:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Souza, Katia Cristina de. A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP. 2016. [121f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541
identifier_str_mv Souza, Katia Cristina de. A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS – O CASO UMESP. 2016. [121f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 7214213506195676185
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -8305227269813093076
dc.relation.cnpq.fl_str_mv 8024035432632778221
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Administracao
dc.publisher.initials.fl_str_mv IMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1541/4/K%C3%A1tiaSouza.pdf
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1541/3/K%C3%A1tia+Cristina+de+Souza.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1541/5/K%C3%A1tiaSouza.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/1541/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a4a55ed4127c62f3b7f8caa8cd82c2e
73a959985e64eb593cfea0b4b7697024
fe55a445689014f137b5c2600096e982
bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079561953280000