A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/631 |
Resumo: | O atual contexto do segmento educacional, caracterizado pela proliferação de instituições de ensino superior privadas, pelo aumento do número de vagas, de opções de cursos oferecidos e pelo acirramento da concorrência, levou as instituições de ensino superior privadas à implantação de uma gestão mais competitiva. Diante desse cenário, as instituições de ensino superior iniciaram um processo mais estruturado e estratégico para divulgação de seus serviços, objetivando destacar-se da concorrência, tornar perceptíveis suas qualidades e diferenciais acadêmicos e mercadológicos para atrair seus públicos de interesse. Esta dissertação apresenta o cenário atual do segmento educacional superior no Brasil, os conceitos de marketing educacional, bem como de suas ferramentas. Inicia apreciando a apropriação de ferramentas de comunicação mercadológica pelo marketing educacional de instituições de ensino superior privadas e finaliza comparando os anúncios de três das dez maiores instituições de ensino superior paulista com os de três redes varejistas. Essa comparação, junto com a pesquisa bibliográfica, documentais e de análise de conteúdo, examinou a apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos varejistas nas mensagens das propagandas impressas das instituições de ensino superior do estado de São Paulo proporcionou identificar que todas as peças analisadas apresentavam em suas mensagens os mesmos aspectos mercadológicos do segmento varejista. |
id |
METO_8f8b5a47909af61fdaa9cbb83e71a88a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/631 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Tarsitano, Paulo RogérioCPF:16606095052http://lattes.cnpq.br/9706123951509221Cobra, Marcos Henrique NogueiraCPF:16446351534Garcia, Paulo RobertoCPF:26262626262http://lattes.cnpq.br/0614278349063629CPF:13687798836http://lattes.cnpq.br/1142910663536346Sabbadini, Luciana Guerreiro2016-08-03T12:29:34Z2012-07-032012-04-10SABBADINI, Luciana Guerreiro. A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/631Made available in DSpace on 2016-08-03T12:29:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUCIANA GUERREIRO SABBADINI.pdf: 3146524 bytes, checksum: 7c4f064a206cdb00896e2913422c2d3c (MD5) Previous issue date: 2012-04-10O atual contexto do segmento educacional, caracterizado pela proliferação de instituições de ensino superior privadas, pelo aumento do número de vagas, de opções de cursos oferecidos e pelo acirramento da concorrência, levou as instituições de ensino superior privadas à implantação de uma gestão mais competitiva. Diante desse cenário, as instituições de ensino superior iniciaram um processo mais estruturado e estratégico para divulgação de seus serviços, objetivando destacar-se da concorrência, tornar perceptíveis suas qualidades e diferenciais acadêmicos e mercadológicos para atrair seus públicos de interesse. Esta dissertação apresenta o cenário atual do segmento educacional superior no Brasil, os conceitos de marketing educacional, bem como de suas ferramentas. Inicia apreciando a apropriação de ferramentas de comunicação mercadológica pelo marketing educacional de instituições de ensino superior privadas e finaliza comparando os anúncios de três das dez maiores instituições de ensino superior paulista com os de três redes varejistas. Essa comparação, junto com a pesquisa bibliográfica, documentais e de análise de conteúdo, examinou a apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos varejistas nas mensagens das propagandas impressas das instituições de ensino superior do estado de São Paulo proporcionou identificar que todas as peças analisadas apresentavam em suas mensagens os mesmos aspectos mercadológicos do segmento varejista.application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2113/LUCIANA%20GUERREIRO%20SABBADINI.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso ComunicacionaisComunicação mercadológicaInstituições de Ensino Superior, Marketing EducacionalPropagandaRelações PúblicasMarketing CommunicationHigher Education institutions, Educational MarketingAdvertisingPublic RelationsCNPQ::CIENCIAS HUMANASA PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILLUCIANA GUERREIRO SABBADINI.pdf.jpgLUCIANA GUERREIRO SABBADINI.pdf.jpgimage/jpeg1953http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/631/2/LUCIANA+GUERREIRO+SABBADINI.pdf.jpgb7953a04e27d830ab1ed1b218e55229fMD52ORIGINALLUCIANA GUERREIRO SABBADINI.pdfapplication/pdf3146524http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/631/1/LUCIANA+GUERREIRO+SABBADINI.pdf7c4f064a206cdb00896e2913422c2d3cMD51tede/6312016-08-03 15:03:05.728oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:03:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo |
title |
A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo |
spellingShingle |
A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo Sabbadini, Luciana Guerreiro Comunicação mercadológica Instituições de Ensino Superior, Marketing Educacional Propaganda Relações Públicas Marketing Communication Higher Education institutions, Educational Marketing Advertising Public Relations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo |
title_full |
A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo |
title_fullStr |
A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo |
title_full_unstemmed |
A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo |
title_sort |
A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo |
author |
Sabbadini, Luciana Guerreiro |
author_facet |
Sabbadini, Luciana Guerreiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tarsitano, Paulo Rogério |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:16606095052 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9706123951509221 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cobra, Marcos Henrique Nogueira |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:16446351534 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Garcia, Paulo Roberto |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:26262626262 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0614278349063629 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:13687798836 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1142910663536346 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabbadini, Luciana Guerreiro |
contributor_str_mv |
Tarsitano, Paulo Rogério Cobra, Marcos Henrique Nogueira Garcia, Paulo Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação mercadológica Instituições de Ensino Superior, Marketing Educacional Propaganda Relações Públicas |
topic |
Comunicação mercadológica Instituições de Ensino Superior, Marketing Educacional Propaganda Relações Públicas Marketing Communication Higher Education institutions, Educational Marketing Advertising Public Relations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing Communication Higher Education institutions, Educational Marketing Advertising Public Relations |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
O atual contexto do segmento educacional, caracterizado pela proliferação de instituições de ensino superior privadas, pelo aumento do número de vagas, de opções de cursos oferecidos e pelo acirramento da concorrência, levou as instituições de ensino superior privadas à implantação de uma gestão mais competitiva. Diante desse cenário, as instituições de ensino superior iniciaram um processo mais estruturado e estratégico para divulgação de seus serviços, objetivando destacar-se da concorrência, tornar perceptíveis suas qualidades e diferenciais acadêmicos e mercadológicos para atrair seus públicos de interesse. Esta dissertação apresenta o cenário atual do segmento educacional superior no Brasil, os conceitos de marketing educacional, bem como de suas ferramentas. Inicia apreciando a apropriação de ferramentas de comunicação mercadológica pelo marketing educacional de instituições de ensino superior privadas e finaliza comparando os anúncios de três das dez maiores instituições de ensino superior paulista com os de três redes varejistas. Essa comparação, junto com a pesquisa bibliográfica, documentais e de análise de conteúdo, examinou a apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos varejistas nas mensagens das propagandas impressas das instituições de ensino superior do estado de São Paulo proporcionou identificar que todas as peças analisadas apresentavam em suas mensagens os mesmos aspectos mercadológicos do segmento varejista. |
publishDate |
2012 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-07-03 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-04-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T12:29:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SABBADINI, Luciana Guerreiro. A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/631 |
identifier_str_mv |
SABBADINI, Luciana Guerreiro. A PROPAGANDA DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO A apropriação de aspectos comunicacionais mercadológicos do varejo. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Processo Comunicacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/631/2/LUCIANA+GUERREIRO+SABBADINI.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/631/1/LUCIANA+GUERREIRO+SABBADINI.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b7953a04e27d830ab1ed1b218e55229f 7c4f064a206cdb00896e2913422c2d3c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079554733834240 |