A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/178 |
Resumo: | A gestão das instituições de ensino superior (IES) no Brasil tem apresentado inconsistências gerenciais: O que se faz não é o que o aluno espera. O que se ensina não é, geralmente, o que os universitários veem em seu Campus. A literatura aponta para, basicamente, duas questões as quais potencialmente apresentam maior impacto acerca desta realidade: A intervenção do governo na intenção de gerir a qualidade do ensino e a industrialização do ensino. Paralelo a estas questões, há uma carência na literatura de aportes ao que se refere à satisfação dos clientes. Muito embora existam modelos de mensuração, como a ACSI e o ESCI, e diversos conceitos de satisfação, os esforços direcionados para públicos específicos são insuficientes e/ou até inexistentes em alguns casos. Por fim, segundo o ANUP o Sudeste abriga quase a metade de todas as IES do país, sendo-as, com ampla predominância, instituições particulares, reiterando a relevância desta região para o Brasil e das IES privadas no país. Assim, este estudo se dispõe a aproximar os temas gestão de instituições de ensino superior, satisfação do consumidor e, por fim, o papel da região sudeste do país para a educação, com ênfase nas IES particulares, objetivando adaptar e validar um instrumento capaz de ser aplicado na gestão acadêmica e evidenciar os determinantes que promovem satisfação do universitário. Por meio deste projeto, pode-se analisar a utilização de um modelo adaptado do ACSI e identificar pesos e coeficientes entre as variáveis propostas: Expectativa, Qualidade, Valor e Satisfação. |
id |
METO_cb1bf32fd06b1a7bb57c2235223996a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/178 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Sanchez, Otávio PrósperoCPF:54542312123http://lattes.cnpq.br/3744651482348616Paulo, Wanderlei de LimaCPF:12345687582Bernardi Junior, PlínioCPF:21231212353http://lattes.cnpq.br/1126350050599752CPF:21961852802http://lattes.cnpq.br/4091449360358565Angulo Filho, Luiz Felipe2016-08-02T21:43:03Z2011-08-082011-06-27ANGULO FILHO, Luiz Felipe. A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO. 2011. 72 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/178Made available in DSpace on 2016-08-02T21:43:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luizpg1_ 24.pdf: 954548 bytes, checksum: 31b0f1d1ac1c93e4207e71d26f73f59e (MD5) Previous issue date: 2011-06-27A gestão das instituições de ensino superior (IES) no Brasil tem apresentado inconsistências gerenciais: O que se faz não é o que o aluno espera. O que se ensina não é, geralmente, o que os universitários veem em seu Campus. A literatura aponta para, basicamente, duas questões as quais potencialmente apresentam maior impacto acerca desta realidade: A intervenção do governo na intenção de gerir a qualidade do ensino e a industrialização do ensino. Paralelo a estas questões, há uma carência na literatura de aportes ao que se refere à satisfação dos clientes. Muito embora existam modelos de mensuração, como a ACSI e o ESCI, e diversos conceitos de satisfação, os esforços direcionados para públicos específicos são insuficientes e/ou até inexistentes em alguns casos. Por fim, segundo o ANUP o Sudeste abriga quase a metade de todas as IES do país, sendo-as, com ampla predominância, instituições particulares, reiterando a relevância desta região para o Brasil e das IES privadas no país. Assim, este estudo se dispõe a aproximar os temas gestão de instituições de ensino superior, satisfação do consumidor e, por fim, o papel da região sudeste do país para a educação, com ênfase nas IES particulares, objetivando adaptar e validar um instrumento capaz de ser aplicado na gestão acadêmica e evidenciar os determinantes que promovem satisfação do universitário. Por meio deste projeto, pode-se analisar a utilização de um modelo adaptado do ACSI e identificar pesos e coeficientes entre as variáveis propostas: Expectativa, Qualidade, Valor e Satisfação.application/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/1545/Luizpg1_%2024.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUMESPBRGestão de organizaçõesSatisfaçãoACSIInstituições de Ensino Superior (IES)UniversitáriosSatisfactionACSIHigher Education InstitutionsCollege studentsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOA SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILLuizpg1_ 24.pdf.jpgLuizpg1_ 24.pdf.jpgimage/jpeg1943http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/178/2/Luizpg1_+24.pdf.jpgcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52ORIGINALLuizpg1_ 24.pdfapplication/pdf954548http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/178/1/Luizpg1_+24.pdf31b0f1d1ac1c93e4207e71d26f73f59eMD51tede/1782016-08-09 15:15:43.984oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/178Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO |
title |
A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO |
spellingShingle |
A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO Angulo Filho, Luiz Felipe Satisfação ACSI Instituições de Ensino Superior (IES) Universitários Satisfaction ACSI Higher Education Institutions College students CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO |
title_full |
A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO |
title_fullStr |
A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO |
title_sort |
A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO |
author |
Angulo Filho, Luiz Felipe |
author_facet |
Angulo Filho, Luiz Felipe |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanchez, Otávio Próspero |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:54542312123 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3744651482348616 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Paulo, Wanderlei de Lima |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:12345687582 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bernardi Junior, Plínio |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:21231212353 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1126350050599752 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:21961852802 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4091449360358565 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angulo Filho, Luiz Felipe |
contributor_str_mv |
Sanchez, Otávio Próspero Paulo, Wanderlei de Lima Bernardi Junior, Plínio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação ACSI Instituições de Ensino Superior (IES) Universitários |
topic |
Satisfação ACSI Instituições de Ensino Superior (IES) Universitários Satisfaction ACSI Higher Education Institutions College students CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Satisfaction ACSI Higher Education Institutions College students |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
A gestão das instituições de ensino superior (IES) no Brasil tem apresentado inconsistências gerenciais: O que se faz não é o que o aluno espera. O que se ensina não é, geralmente, o que os universitários veem em seu Campus. A literatura aponta para, basicamente, duas questões as quais potencialmente apresentam maior impacto acerca desta realidade: A intervenção do governo na intenção de gerir a qualidade do ensino e a industrialização do ensino. Paralelo a estas questões, há uma carência na literatura de aportes ao que se refere à satisfação dos clientes. Muito embora existam modelos de mensuração, como a ACSI e o ESCI, e diversos conceitos de satisfação, os esforços direcionados para públicos específicos são insuficientes e/ou até inexistentes em alguns casos. Por fim, segundo o ANUP o Sudeste abriga quase a metade de todas as IES do país, sendo-as, com ampla predominância, instituições particulares, reiterando a relevância desta região para o Brasil e das IES privadas no país. Assim, este estudo se dispõe a aproximar os temas gestão de instituições de ensino superior, satisfação do consumidor e, por fim, o papel da região sudeste do país para a educação, com ênfase nas IES particulares, objetivando adaptar e validar um instrumento capaz de ser aplicado na gestão acadêmica e evidenciar os determinantes que promovem satisfação do universitário. Por meio deste projeto, pode-se analisar a utilização de um modelo adaptado do ACSI e identificar pesos e coeficientes entre as variáveis propostas: Expectativa, Qualidade, Valor e Satisfação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-08-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-06-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-02T21:43:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANGULO FILHO, Luiz Felipe. A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO. 2011. 72 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/178 |
identifier_str_mv |
ANGULO FILHO, Luiz Felipe. A SATISFAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO EM IES PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: UM MODELO DE MENSURAÇÃO. 2011. 72 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Gestão de organizações |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/178/2/Luizpg1_+24.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/178/1/Luizpg1_+24.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 31b0f1d1ac1c93e4207e71d26f73f59e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079551777898496 |