Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Mario Augusto Mancuso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/907
Resumo: This study aims to analyze the use of licensing of the character Batman in the marketing communication strategy, initiated from the appropriation of the superhero comics of the U.S. of the same name and its application in consumer items aimed at Kids, from 4 to 8 years, and Tweens, 9 to 13 years, specifically. We tried to understand the evolution and popularity of a gloomy super-hero of mass culture, with more than 70 years of existence, turned into a brand name for products for children, with no apparent relation with his characterization in his symbolic universe for a new public rediscovering the superhero through its media coverage. The study was developed through the literature on recovery concepts discussed, the historical review of the character, and field research in the form of qualitative interviews with graduates and graduates. In conclusion, arrived at the characteristics that indicate the reasons for the popularity of Batman as a character and brand, and the reasons that lead to commercial use through licensing.(AU)
id METO_fe59e3e49d7b261c43da9b7b990f6d25
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/907
network_acronym_str METO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
repository_id_str
spelling Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Luyten, Sonia Maria BibeCPF:12312123123CPF:25117474805http://lattes.cnpq.br/5007012257304396Jorge, Mario Augusto Mancuso2016-08-03T12:31:11Z2010-06-232010-04-07JORGE, Mario Augusto Mancuso. Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/907This study aims to analyze the use of licensing of the character Batman in the marketing communication strategy, initiated from the appropriation of the superhero comics of the U.S. of the same name and its application in consumer items aimed at Kids, from 4 to 8 years, and Tweens, 9 to 13 years, specifically. We tried to understand the evolution and popularity of a gloomy super-hero of mass culture, with more than 70 years of existence, turned into a brand name for products for children, with no apparent relation with his characterization in his symbolic universe for a new public rediscovering the superhero through its media coverage. The study was developed through the literature on recovery concepts discussed, the historical review of the character, and field research in the form of qualitative interviews with graduates and graduates. In conclusion, arrived at the characteristics that indicate the reasons for the popularity of Batman as a character and brand, and the reasons that lead to commercial use through licensing.(AU)Este estudo tem por objetivo analisar o uso do licenciamento do personagem Batman dentro da estratégia de comunicação mercadológica, originada a partir da apropriação do super-herói das histórias em quadrinhos norte-americano de mesmo nome e sua aplicação em itens de consumo voltados ao público infantil (Kids), de 4 a 8 anos, e pré-adolescente (Tweens), de 9 a 13 anos, especificamente. Buscou-se compreender a evolução e popularidade de um super-herói sombrio da cultura de massa, com mais de 70 anos de existência, transformado em marca comercial para produtos infantis, sem qualquer relação aparente com sua caracterização dentro de seu universo simbólico, para um público novo que redescobre o super-herói através de sua divulgação na mídia. O estudo foi desenvolvido através de recuperação bibliográfica dos conceitos abordados, da revisão histórica do personagem, e da pesquisa de campo na forma de entrevistas qualitativas com licenciador e licenciados. Na conclusão, chegou-se às características que indicam as razões da popularidade de Batman, como personagem e marca, bem como os motivos que levam à sua utilização comercial através do licenciamento.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T12:31:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 1948405 bytes, checksum: 1223283ac86d66c5158557e7027358a2 (MD5) Previous issue date: 2010-04-07Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2479/Dissertacao.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso ComunicacionaisCriançaConsumoComunicação com o mercadolicenciamentoBatmanChildrenConsumptionCommunication in MarketingLicensingBatmanCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILDissertacao.pdf.jpgDissertacao.pdf.jpgimage/jpeg1957http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/907/2/Dissertacao.pdf.jpg5c46eb85dc55a31ad43170df1a2ea441MD52ORIGINALDissertacao.pdfapplication/pdf1948405http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/907/1/Dissertacao.pdf1223283ac86d66c5158557e7027358a2MD51tede/9072016-08-03 15:08:01.615oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:08:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil
title Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil
spellingShingle Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil
Jorge, Mario Augusto Mancuso
Criança
Consumo
Comunicação com o mercado
licenciamento
Batman
Children
Consumption
Communication in Marketing
Licensing
Batman
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil
title_full Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil
title_fullStr Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil
title_full_unstemmed Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil
title_sort Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil
author Jorge, Mario Augusto Mancuso
author_facet Jorge, Mario Augusto Mancuso
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:16502650000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1101827075498113
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gonçalves, Elizabeth Moraes
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:16489456120
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1270011884916244
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luyten, Sonia Maria Bibe
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:12312123123
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:25117474805
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5007012257304396
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Mario Augusto Mancuso
contributor_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
Gonçalves, Elizabeth Moraes
Luyten, Sonia Maria Bibe
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Consumo
Comunicação com o mercado
licenciamento
Batman
topic Criança
Consumo
Comunicação com o mercado
licenciamento
Batman
Children
Consumption
Communication in Marketing
Licensing
Batman
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Children
Consumption
Communication in Marketing
Licensing
Batman
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description This study aims to analyze the use of licensing of the character Batman in the marketing communication strategy, initiated from the appropriation of the superhero comics of the U.S. of the same name and its application in consumer items aimed at Kids, from 4 to 8 years, and Tweens, 9 to 13 years, specifically. We tried to understand the evolution and popularity of a gloomy super-hero of mass culture, with more than 70 years of existence, turned into a brand name for products for children, with no apparent relation with his characterization in his symbolic universe for a new public rediscovering the superhero through its media coverage. The study was developed through the literature on recovery concepts discussed, the historical review of the character, and field research in the form of qualitative interviews with graduates and graduates. In conclusion, arrived at the characteristics that indicate the reasons for the popularity of Batman as a character and brand, and the reasons that lead to commercial use through licensing.(AU)
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-06-23
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-03T12:31:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv JORGE, Mario Augusto Mancuso. Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/907
identifier_str_mv JORGE, Mario Augusto Mancuso. Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UMESP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processo Comunicacionais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/907/2/Dissertacao.pdf.jpg
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/907/1/Dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5c46eb85dc55a31ad43170df1a2ea441
1223283ac86d66c5158557e7027358a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br
_version_ 1791079556902289408