Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/907 |
Resumo: | This study aims to analyze the use of licensing of the character Batman in the marketing communication strategy, initiated from the appropriation of the superhero comics of the U.S. of the same name and its application in consumer items aimed at Kids, from 4 to 8 years, and Tweens, 9 to 13 years, specifically. We tried to understand the evolution and popularity of a gloomy super-hero of mass culture, with more than 70 years of existence, turned into a brand name for products for children, with no apparent relation with his characterization in his symbolic universe for a new public rediscovering the superhero through its media coverage. The study was developed through the literature on recovery concepts discussed, the historical review of the character, and field research in the form of qualitative interviews with graduates and graduates. In conclusion, arrived at the characteristics that indicate the reasons for the popularity of Batman as a character and brand, and the reasons that lead to commercial use through licensing.(AU) |
id |
METO_fe59e3e49d7b261c43da9b7b990f6d25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/907 |
network_acronym_str |
METO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
repository_id_str |
|
spelling |
Galindo, Daniel dos SantosCPF:16502650000http://lattes.cnpq.br/1101827075498113Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Luyten, Sonia Maria BibeCPF:12312123123CPF:25117474805http://lattes.cnpq.br/5007012257304396Jorge, Mario Augusto Mancuso2016-08-03T12:31:11Z2010-06-232010-04-07JORGE, Mario Augusto Mancuso. Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/907This study aims to analyze the use of licensing of the character Batman in the marketing communication strategy, initiated from the appropriation of the superhero comics of the U.S. of the same name and its application in consumer items aimed at Kids, from 4 to 8 years, and Tweens, 9 to 13 years, specifically. We tried to understand the evolution and popularity of a gloomy super-hero of mass culture, with more than 70 years of existence, turned into a brand name for products for children, with no apparent relation with his characterization in his symbolic universe for a new public rediscovering the superhero through its media coverage. The study was developed through the literature on recovery concepts discussed, the historical review of the character, and field research in the form of qualitative interviews with graduates and graduates. In conclusion, arrived at the characteristics that indicate the reasons for the popularity of Batman as a character and brand, and the reasons that lead to commercial use through licensing.(AU)Este estudo tem por objetivo analisar o uso do licenciamento do personagem Batman dentro da estratégia de comunicação mercadológica, originada a partir da apropriação do super-herói das histórias em quadrinhos norte-americano de mesmo nome e sua aplicação em itens de consumo voltados ao público infantil (Kids), de 4 a 8 anos, e pré-adolescente (Tweens), de 9 a 13 anos, especificamente. Buscou-se compreender a evolução e popularidade de um super-herói sombrio da cultura de massa, com mais de 70 anos de existência, transformado em marca comercial para produtos infantis, sem qualquer relação aparente com sua caracterização dentro de seu universo simbólico, para um público novo que redescobre o super-herói através de sua divulgação na mídia. O estudo foi desenvolvido através de recuperação bibliográfica dos conceitos abordados, da revisão histórica do personagem, e da pesquisa de campo na forma de entrevistas qualitativas com licenciador e licenciados. Na conclusão, chegou-se às características que indicam as razões da popularidade de Batman, como personagem e marca, bem como os motivos que levam à sua utilização comercial através do licenciamento.(AU)Made available in DSpace on 2016-08-03T12:31:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 1948405 bytes, checksum: 1223283ac86d66c5158557e7027358a2 (MD5) Previous issue date: 2010-04-07Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/retrieve/2479/Dissertacao.pdf.jpgporUniversidade Metodista de São PauloPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOUMESPBRProcesso ComunicacionaisCriançaConsumoComunicação com o mercadolicenciamentoBatmanChildrenConsumptionCommunication in MarketingLicensingBatmanCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTAinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTATHUMBNAILDissertacao.pdf.jpgDissertacao.pdf.jpgimage/jpeg1957http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/907/2/Dissertacao.pdf.jpg5c46eb85dc55a31ad43170df1a2ea441MD52ORIGINALDissertacao.pdfapplication/pdf1948405http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/907/1/Dissertacao.pdf1223283ac86d66c5158557e7027358a2MD51tede/9072016-08-03 15:08:01.615oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/907Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.metodista.br/jspui/http://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:08:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil |
title |
Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil |
spellingShingle |
Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil Jorge, Mario Augusto Mancuso Criança Consumo Comunicação com o mercado licenciamento Batman Children Consumption Communication in Marketing Licensing Batman CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil |
title_full |
Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil |
title_fullStr |
Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil |
title_full_unstemmed |
Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil |
title_sort |
Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil |
author |
Jorge, Mario Augusto Mancuso |
author_facet |
Jorge, Mario Augusto Mancuso |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Galindo, Daniel dos Santos |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:16502650000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1101827075498113 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gonçalves, Elizabeth Moraes |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:16489456120 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1270011884916244 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luyten, Sonia Maria Bibe |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:12312123123 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:25117474805 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5007012257304396 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Mario Augusto Mancuso |
contributor_str_mv |
Galindo, Daniel dos Santos Gonçalves, Elizabeth Moraes Luyten, Sonia Maria Bibe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Consumo Comunicação com o mercado licenciamento Batman |
topic |
Criança Consumo Comunicação com o mercado licenciamento Batman Children Consumption Communication in Marketing Licensing Batman CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Children Consumption Communication in Marketing Licensing Batman |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
This study aims to analyze the use of licensing of the character Batman in the marketing communication strategy, initiated from the appropriation of the superhero comics of the U.S. of the same name and its application in consumer items aimed at Kids, from 4 to 8 years, and Tweens, 9 to 13 years, specifically. We tried to understand the evolution and popularity of a gloomy super-hero of mass culture, with more than 70 years of existence, turned into a brand name for products for children, with no apparent relation with his characterization in his symbolic universe for a new public rediscovering the superhero through its media coverage. The study was developed through the literature on recovery concepts discussed, the historical review of the character, and field research in the form of qualitative interviews with graduates and graduates. In conclusion, arrived at the characteristics that indicate the reasons for the popularity of Batman as a character and brand, and the reasons that lead to commercial use through licensing.(AU) |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-06-23 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-03T12:31:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
JORGE, Mario Augusto Mancuso. Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/907 |
identifier_str_mv |
JORGE, Mario Augusto Mancuso. Comunicação mercadológica e apropriações da indústria cultural: Batman e o consumo infantil. 2010. 178 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/907 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UMESP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Processo Comunicacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/907/2/Dissertacao.pdf.jpg http://tede.metodista.br/jspui/bitstream/tede/907/1/Dissertacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5c46eb85dc55a31ad43170df1a2ea441 1223283ac86d66c5158557e7027358a2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br||erick.roberto@metodista.br |
_version_ |
1791079556902289408 |