O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ademar Alves dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
Texto Completo: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/509
Resumo: The present Dissertation has as object of research the approaches of possible complementarities and differences that regard to the idea and to the practice of the dialogue that must be present in the educational action. The thoughts of Paulo Freire and Edgar Morin are taken as reference to make it possible to understand the pedagogical act as dialogic action and in particular, from the concepts of dialogue/domination, dialectic/dialogia, complexity/consciousness/awareness, linearity, otherness and freedom/liberation. This literature search was performed from the works of Paulo Freire and Edgar Morin. The work indicates that these theoretical principles that form the basis for dialogical educational action in the two authors have significant conceptual approach although from different matrices. This study aims to offer more subsidies for the perception about the importance of seeking to transform the educational act in authentic a Dialogic practice in order to contribute to an education capable of helping more and more men and women in their process of humanization.
id NOVE_01a9cfc8506164e9ed87c814c0350ff2
oai_identifier_str oai:localhost:tede/509
network_acronym_str NOVE
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
repository_id_str
spelling Lorieri, Marcos AntonioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2474684049522416Petraglia, Izabel CristinaCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6460862782566101Chizzotti, AntonioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7886576325991695CPF:15026322840http://lattes.cnpq.br/9847054347636596Santos, Ademar Alves dos2015-04-08T14:36:49Z2013-06-152013-03-26SANTOS, Ademar Alves dos. O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/509The present Dissertation has as object of research the approaches of possible complementarities and differences that regard to the idea and to the practice of the dialogue that must be present in the educational action. The thoughts of Paulo Freire and Edgar Morin are taken as reference to make it possible to understand the pedagogical act as dialogic action and in particular, from the concepts of dialogue/domination, dialectic/dialogia, complexity/consciousness/awareness, linearity, otherness and freedom/liberation. This literature search was performed from the works of Paulo Freire and Edgar Morin. The work indicates that these theoretical principles that form the basis for dialogical educational action in the two authors have significant conceptual approach although from different matrices. This study aims to offer more subsidies for the perception about the importance of seeking to transform the educational act in authentic a Dialogic practice in order to contribute to an education capable of helping more and more men and women in their process of humanization.A presente Dissertação tem como objeto de pesquisa a busca de aproximações, eventuais complementaridades e diferenças no que diz respeito à ideia e à prática do diálogo que deve estar presente na ação pedagógica. São tomados como referenciais os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin que possibilitam compreender o ato pedagógico como ação dialógica e em especial a partir dos conceitos de diálogo/dominação, dialética/dialogia, complexidade/linearidade, consciência/conscientização, alteridade e liberdade/libertação. Trata-se de pesquisa bibliográfica realizada a partir de obras de Paulo Freire e Edgar Morin. O trabalho indica que esses fundamentos teóricos que constituem a base da ação educacional dialógica nos dois autores têm significativa aproximação conceitual embora partindo de matrizes diferentes. Objetiva-se com este estudo oferecer mais subsídios para a percepção acerca da importância de se buscar transformar o ato pedagógico em autêntica realização de uma práxis dialógica com vistas a contribuir para uma educação capaz de auxiliar cada vez mais homens e mulheres em seu processo de humanização.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Ademar Alves dos Santos.pdf: 581588 bytes, checksum: 402a05d5d99fde6cedb94b3c9816a25f (MD5) Previous issue date: 2013-03-26application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoPaulo FreireEdgar Morinato pedagógicoDialogiacomplexidadePaulo FreireEdgar Morinpedagogical actDialogiacomplexityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Ademar Alves dos Santos.pdfapplication/pdf581588http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/509/1/B_Ademar+Alves+dos+Santos.pdf402a05d5d99fde6cedb94b3c9816a25fMD51tede/5092022-06-06 15:32:22.88oai:localhost:tede/509Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-06T18:32:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false
dc.title.por.fl_str_mv O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
title O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
spellingShingle O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
Santos, Ademar Alves dos
Paulo Freire
Edgar Morin
ato pedagógico
Dialogia
complexidade
Paulo Freire
Edgar Morin
pedagogical act
Dialogia
complexity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
title_full O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
title_fullStr O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
title_full_unstemmed O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
title_sort O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
author Santos, Ademar Alves dos
author_facet Santos, Ademar Alves dos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lorieri, Marcos Antonio
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2474684049522416
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Petraglia, Izabel Cristina
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6460862782566101
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Chizzotti, Antonio
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv CPF:00000000000
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7886576325991695
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:15026322840
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9847054347636596
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ademar Alves dos
contributor_str_mv Lorieri, Marcos Antonio
Petraglia, Izabel Cristina
Chizzotti, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Paulo Freire
Edgar Morin
ato pedagógico
Dialogia
complexidade
topic Paulo Freire
Edgar Morin
ato pedagógico
Dialogia
complexidade
Paulo Freire
Edgar Morin
pedagogical act
Dialogia
complexity
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Paulo Freire
Edgar Morin
pedagogical act
Dialogia
complexity
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present Dissertation has as object of research the approaches of possible complementarities and differences that regard to the idea and to the practice of the dialogue that must be present in the educational action. The thoughts of Paulo Freire and Edgar Morin are taken as reference to make it possible to understand the pedagogical act as dialogic action and in particular, from the concepts of dialogue/domination, dialectic/dialogia, complexity/consciousness/awareness, linearity, otherness and freedom/liberation. This literature search was performed from the works of Paulo Freire and Edgar Morin. The work indicates that these theoretical principles that form the basis for dialogical educational action in the two authors have significant conceptual approach although from different matrices. This study aims to offer more subsidies for the perception about the importance of seeking to transform the educational act in authentic a Dialogic practice in order to contribute to an education capable of helping more and more men and women in their process of humanization.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-15
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-08T14:36:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Ademar Alves dos. O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/509
identifier_str_mv SANTOS, Ademar Alves dos. O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.
url http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -240345818910352367
dc.relation.confidence.fl_str_mv 600
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Uninove
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Nove de Julho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron:UNINOVE
instname_str Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
instacron_str UNINOVE
institution UNINOVE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove
bitstream.url.fl_str_mv http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/509/1/B_Ademar+Alves+dos+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 402a05d5d99fde6cedb94b3c9816a25f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br
_version_ 1800312343511433216