O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
Texto Completo: | http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/509 |
Resumo: | The present Dissertation has as object of research the approaches of possible complementarities and differences that regard to the idea and to the practice of the dialogue that must be present in the educational action. The thoughts of Paulo Freire and Edgar Morin are taken as reference to make it possible to understand the pedagogical act as dialogic action and in particular, from the concepts of dialogue/domination, dialectic/dialogia, complexity/consciousness/awareness, linearity, otherness and freedom/liberation. This literature search was performed from the works of Paulo Freire and Edgar Morin. The work indicates that these theoretical principles that form the basis for dialogical educational action in the two authors have significant conceptual approach although from different matrices. This study aims to offer more subsidies for the perception about the importance of seeking to transform the educational act in authentic a Dialogic practice in order to contribute to an education capable of helping more and more men and women in their process of humanization. |
id |
NOVE_01a9cfc8506164e9ed87c814c0350ff2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/509 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Lorieri, Marcos AntonioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/2474684049522416Petraglia, Izabel CristinaCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/6460862782566101Chizzotti, AntonioCPF:00000000000http://lattes.cnpq.br/7886576325991695CPF:15026322840http://lattes.cnpq.br/9847054347636596Santos, Ademar Alves dos2015-04-08T14:36:49Z2013-06-152013-03-26SANTOS, Ademar Alves dos. O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/509The present Dissertation has as object of research the approaches of possible complementarities and differences that regard to the idea and to the practice of the dialogue that must be present in the educational action. The thoughts of Paulo Freire and Edgar Morin are taken as reference to make it possible to understand the pedagogical act as dialogic action and in particular, from the concepts of dialogue/domination, dialectic/dialogia, complexity/consciousness/awareness, linearity, otherness and freedom/liberation. This literature search was performed from the works of Paulo Freire and Edgar Morin. The work indicates that these theoretical principles that form the basis for dialogical educational action in the two authors have significant conceptual approach although from different matrices. This study aims to offer more subsidies for the perception about the importance of seeking to transform the educational act in authentic a Dialogic practice in order to contribute to an education capable of helping more and more men and women in their process of humanization.A presente Dissertação tem como objeto de pesquisa a busca de aproximações, eventuais complementaridades e diferenças no que diz respeito à ideia e à prática do diálogo que deve estar presente na ação pedagógica. São tomados como referenciais os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin que possibilitam compreender o ato pedagógico como ação dialógica e em especial a partir dos conceitos de diálogo/dominação, dialética/dialogia, complexidade/linearidade, consciência/conscientização, alteridade e liberdade/libertação. Trata-se de pesquisa bibliográfica realizada a partir de obras de Paulo Freire e Edgar Morin. O trabalho indica que esses fundamentos teóricos que constituem a base da ação educacional dialógica nos dois autores têm significativa aproximação conceitual embora partindo de matrizes diferentes. Objetiva-se com este estudo oferecer mais subsídios para a percepção acerca da importância de se buscar transformar o ato pedagógico em autêntica realização de uma práxis dialógica com vistas a contribuir para uma educação capaz de auxiliar cada vez mais homens e mulheres em seu processo de humanização.Made available in DSpace on 2015-04-08T14:36:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 B_Ademar Alves dos Santos.pdf: 581588 bytes, checksum: 402a05d5d99fde6cedb94b3c9816a25f (MD5) Previous issue date: 2013-03-26application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUninoveBREducaçãoPaulo FreireEdgar Morinato pedagógicoDialogiacomplexidadePaulo FreireEdgar Morinpedagogical actDialogiacomplexityCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-240345818910352367600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALB_Ademar Alves dos Santos.pdfapplication/pdf581588http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/509/1/B_Ademar+Alves+dos+Santos.pdf402a05d5d99fde6cedb94b3c9816a25fMD51tede/5092022-06-06 15:32:22.88oai:localhost:tede/509Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2022-06-06T18:32:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
title |
O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
spellingShingle |
O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin Santos, Ademar Alves dos Paulo Freire Edgar Morin ato pedagógico Dialogia complexidade Paulo Freire Edgar Morin pedagogical act Dialogia complexity CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
title_full |
O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
title_fullStr |
O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
title_full_unstemmed |
O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
title_sort |
O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin |
author |
Santos, Ademar Alves dos |
author_facet |
Santos, Ademar Alves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lorieri, Marcos Antonio |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2474684049522416 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Petraglia, Izabel Cristina |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6460862782566101 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Chizzotti, Antonio |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
CPF:00000000000 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7886576325991695 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:15026322840 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9847054347636596 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ademar Alves dos |
contributor_str_mv |
Lorieri, Marcos Antonio Petraglia, Izabel Cristina Chizzotti, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulo Freire Edgar Morin ato pedagógico Dialogia complexidade |
topic |
Paulo Freire Edgar Morin ato pedagógico Dialogia complexidade Paulo Freire Edgar Morin pedagogical act Dialogia complexity CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Paulo Freire Edgar Morin pedagogical act Dialogia complexity |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present Dissertation has as object of research the approaches of possible complementarities and differences that regard to the idea and to the practice of the dialogue that must be present in the educational action. The thoughts of Paulo Freire and Edgar Morin are taken as reference to make it possible to understand the pedagogical act as dialogic action and in particular, from the concepts of dialogue/domination, dialectic/dialogia, complexity/consciousness/awareness, linearity, otherness and freedom/liberation. This literature search was performed from the works of Paulo Freire and Edgar Morin. The work indicates that these theoretical principles that form the basis for dialogical educational action in the two authors have significant conceptual approach although from different matrices. This study aims to offer more subsidies for the perception about the importance of seeking to transform the educational act in authentic a Dialogic practice in order to contribute to an education capable of helping more and more men and women in their process of humanization. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-06-15 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-08T14:36:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Ademar Alves dos. O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/509 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Ademar Alves dos. O ato pedagógico como ação dialógica e complexa: aproximações, complementaridades e diferenças entre os pensamentos de Paulo Freire e Edgar Morin. 2013. 73 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/509 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-240345818910352367 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Uninove |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/509/1/B_Ademar+Alves+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
402a05d5d99fde6cedb94b3c9816a25f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1811016860935651328 |