Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
Texto Completo: | http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3195 |
Resumo: | Although the number of studies on customer engagement with the brand is increasing, there is still a strong predominance of articles with a conceptual approach, generating the need for empirical research. To address this gap, the objective of this study is to measure the influence of brand engagement antecedents, in addition to the mediation effect of the value co-creation attitude between brand engagement and participation and citizenship behaviors in retail. For this, 288 online interviews were carried out with people who go to a supermarket. Data were analyzed using structural equation modeling with partial least squares estimation (PLS-SEM) in the SmartPLS 4 software. The results suggest that brand engagement and self-congruence with the brand are the dimensions that most explain the brand engagement. The results also show the importance of attitude to mediate the engagement relationship and to influence participation and citizenship behaviors. This study contributes to the evolution of discussions about predictive models of customer behavior, and in practice, this study can help marketing leaders to prioritize engagement and attitude actions, and thus, influence customer behaviors that add value to the brand in the long term. The work concludes with suggestions for future studies seeking to evolve with the theme. |
id |
NOVE_6c69f07ad83c84e0ffcba553249cf281 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:tede/3195 |
network_acronym_str |
NOVE |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Benny Kramerhttp://lattes.cnpq.br/4524013741486821Vils, Leonardohttp://lattes.cnpq.br/3969955798466284Costa, Benny Kramerhttp://lattes.cnpq.br/4524013741486821Vils, Leonardohttp://lattes.cnpq.br/3969955798466284Barakat, Simone Ruchdihttp://lattes.cnpq.br/3825475026474241Serra, Fernando Antonio Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/4170407039210695http://lattes.cnpq.br/5394113372857156Leandro, Maria Adriana2023-09-01T20:23:12Z2023-04-13Leandro, Maria Adriana. Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo. 2023. 61 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3195Although the number of studies on customer engagement with the brand is increasing, there is still a strong predominance of articles with a conceptual approach, generating the need for empirical research. To address this gap, the objective of this study is to measure the influence of brand engagement antecedents, in addition to the mediation effect of the value co-creation attitude between brand engagement and participation and citizenship behaviors in retail. For this, 288 online interviews were carried out with people who go to a supermarket. Data were analyzed using structural equation modeling with partial least squares estimation (PLS-SEM) in the SmartPLS 4 software. The results suggest that brand engagement and self-congruence with the brand are the dimensions that most explain the brand engagement. The results also show the importance of attitude to mediate the engagement relationship and to influence participation and citizenship behaviors. This study contributes to the evolution of discussions about predictive models of customer behavior, and in practice, this study can help marketing leaders to prioritize engagement and attitude actions, and thus, influence customer behaviors that add value to the brand in the long term. The work concludes with suggestions for future studies seeking to evolve with the theme.Embora seja crescente o número de estudos sobre o engajamento do cliente com a marca, ainda há um forte predomínio de artigos com abordagem conceitual, gerando necessidade de pesquisas empíricas. Para atender essa lacuna, o objetivo desse estudo é mensurar a influência dos antecedentes do engajamento com a marca, além do efeito de mediação da atitude de cocriação de valor entre o engajamento com a marca e os comportamentos de participação e de cidadania no varejo. Para isso, foram realizados 288 questionários on-line respondidos por frequentadores de um supermercado. Os dados foram analisados por meio da modelagem de equação estrutural com estimação de mínimos quadrados parciais (PLS-SEM) no software SmartPLS 4. Os resultados sugerem que o envolvimento e a auto congruência com a marca são as dimensões que mais explicam o engajamento com a marca. Os resultados também mostram a importância da atitude para mediar a relação do engajamento e influenciar os comportamentos de participação e de cidadania. Esse estudo contribui para evolução de discussões sobre modelos preditivos do comportamento dos clientes, e na prática, pode auxiliar os dirigentes de marketing a priorizar ações de engajamento e atitude, e assim, influenciar comportamentos dos clientes que agreguem valor à marca a longo prazo. O trabalho conclui com sugestões de estudos futuros buscando manter a evolução do tema.Submitted by Nadir Basilio (nadirsb@uninove.br) on 2023-09-01T20:23:12Z No. of bitstreams: 1 Maria Adriana Leandro.pdf: 1219930 bytes, checksum: 58d80c5934ce2e1a6fbbb647e55b7dc8 (MD5)Made available in DSpace on 2023-09-01T20:23:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Adriana Leandro.pdf: 1219930 bytes, checksum: 58d80c5934ce2e1a6fbbb647e55b7dc8 (MD5) Previous issue date: 2023-04-13application/pdfporUniversidade Nove de JulhoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNINOVEBrasilAdministraçãoengajamento de clienteatitude de clientecocriação de valorcomportamento de clientecustomer engagementcustomer attitudevalue co-creationcustomer behaviorCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOHavia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejoRelations that prevent and mediate engagement in customer behavior in a retailinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis8024035432632778221600info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninoveinstname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE)instacron:UNINOVEORIGINALMaria Adriana Leandro.pdfMaria Adriana Leandro.pdfapplication/pdf1219930http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/3195/2/Maria+Adriana+Leandro.pdf58d80c5934ce2e1a6fbbb647e55b7dc8MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82165http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/3195/1/license.txtbd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468MD51tede/31952023-09-01 17:23:12.425oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bibliotecatede.uninove.br/PRIhttp://bibliotecatede.uninove.br/oai/requestbibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.bropendoar:2023-09-01T20:23:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Relations that prevent and mediate engagement in customer behavior in a retail |
title |
Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo |
spellingShingle |
Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo Leandro, Maria Adriana engajamento de cliente atitude de cliente cocriação de valor comportamento de cliente customer engagement customer attitude value co-creation customer behavior CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo |
title_full |
Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo |
title_fullStr |
Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo |
title_full_unstemmed |
Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo |
title_sort |
Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo |
author |
Leandro, Maria Adriana |
author_facet |
Leandro, Maria Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Benny Kramer |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4524013741486821 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Vils, Leonardo |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3969955798466284 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Costa, Benny Kramer |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4524013741486821 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vils, Leonardo |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3969955798466284 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Barakat, Simone Ruchdi |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3825475026474241 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Serra, Fernando Antonio Ribeiro |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4170407039210695 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5394113372857156 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro, Maria Adriana |
contributor_str_mv |
Costa, Benny Kramer Vils, Leonardo Costa, Benny Kramer Vils, Leonardo Barakat, Simone Ruchdi Serra, Fernando Antonio Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
engajamento de cliente atitude de cliente cocriação de valor comportamento de cliente |
topic |
engajamento de cliente atitude de cliente cocriação de valor comportamento de cliente customer engagement customer attitude value co-creation customer behavior CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
customer engagement customer attitude value co-creation customer behavior |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Although the number of studies on customer engagement with the brand is increasing, there is still a strong predominance of articles with a conceptual approach, generating the need for empirical research. To address this gap, the objective of this study is to measure the influence of brand engagement antecedents, in addition to the mediation effect of the value co-creation attitude between brand engagement and participation and citizenship behaviors in retail. For this, 288 online interviews were carried out with people who go to a supermarket. Data were analyzed using structural equation modeling with partial least squares estimation (PLS-SEM) in the SmartPLS 4 software. The results suggest that brand engagement and self-congruence with the brand are the dimensions that most explain the brand engagement. The results also show the importance of attitude to mediate the engagement relationship and to influence participation and citizenship behaviors. This study contributes to the evolution of discussions about predictive models of customer behavior, and in practice, this study can help marketing leaders to prioritize engagement and attitude actions, and thus, influence customer behaviors that add value to the brand in the long term. The work concludes with suggestions for future studies seeking to evolve with the theme. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-01T20:23:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-04-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Leandro, Maria Adriana. Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo. 2023. 61 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3195 |
identifier_str_mv |
Leandro, Maria Adriana. Havia uma atitude no meio do caminho! a relação entre engajamento do cliente e as dimensões do comportamento de cocriação de valor no varejo. 2023. 61 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo. |
url |
http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
8024035432632778221 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNINOVE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Nove de Julho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove instname:Universidade Nove de Julho (UNINOVE) instacron:UNINOVE |
instname_str |
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
instacron_str |
UNINOVE |
institution |
UNINOVE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/3195/2/Maria+Adriana+Leandro.pdf http://localhost:8080/tede/bitstream/tede/3195/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
58d80c5934ce2e1a6fbbb647e55b7dc8 bd3efa91386c1718a7f26a329fdcb468 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Uninove - Universidade Nove de Julho (UNINOVE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecatede@uninove.br||bibliotecatede@uninove.br |
_version_ |
1811016890154221568 |