Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241 |
Resumo: | A comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço. |
id |
RCAP_f15dc766d855493755781d513dee5110 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dosalgarves:article/241 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratóriaA conceptual model for the co-creation of tourist value: An exploratory approachCocriação de valor; service dominant-logic; cocriação do clienteValue co-creation; service dominant-logic; customer co-creationA comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço.The scientific community has provided numerous conceptual contributions and transdisciplinary empirical studies associated with the Service-Dominant Logic (S-D Logic) perspective, where the tourism industry is no exception. In this sense, it is worth highlighting the existence of several empirical works already developed in this field, with special focus on tourist value co-creation. This article, emphasizing understanding of the concepts of customer value co-creation, aims to propose an aggregating conceptual model to identify the different dimensions of tourist value co-creation, resulting from the multiple empirical contributions of scientific community on this subject. Indeed, this article, in addition to contributing to a more comprehensive understanding of the various dimensions of the tourist value co-creation from the perspective of S-D Logic, may assist tourism organizations, based on the proposed conceptual model, in assessing the value co-creation process of its customers, as well as in the communication and conception of service design.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 38 (2020); 89-104Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 38 (2020); 89-1042182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241/271Copyright (c) 2020 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Pedro Miguel; Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CITUR2024-01-27T07:45:49Zoai:ojs.dosalgarves:article/241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:08.306636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória A conceptual model for the co-creation of tourist value: An exploratory approach |
title |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória |
spellingShingle |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória Carvalho, Pedro Miguel; Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CITUR Cocriação de valor; service dominant-logic; cocriação do cliente Value co-creation; service dominant-logic; customer co-creation |
title_short |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória |
title_full |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória |
title_fullStr |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória |
title_full_unstemmed |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória |
title_sort |
Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória |
author |
Carvalho, Pedro Miguel; Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CITUR |
author_facet |
Carvalho, Pedro Miguel; Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CITUR |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Pedro Miguel; Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CITUR |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cocriação de valor; service dominant-logic; cocriação do cliente Value co-creation; service dominant-logic; customer co-creation |
topic |
Cocriação de valor; service dominant-logic; cocriação do cliente Value co-creation; service dominant-logic; customer co-creation |
description |
A comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241 |
url |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241 https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241/271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 38 (2020); 89-104 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 38 (2020); 89-104 2182-5580 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137066915725312 |