Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Pedro Miguel; Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CITUR
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241
Resumo: A comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço.
id RCAP_f15dc766d855493755781d513dee5110
oai_identifier_str oai:ojs.dosalgarves:article/241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratóriaA conceptual model for the co-creation of tourist value: An exploratory approachCocriação de valor; service dominant-logic; cocriação do clienteValue co-creation; service dominant-logic; customer co-creationA comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço.The scientific community has provided numerous conceptual contributions and transdisciplinary empirical studies associated with the Service-Dominant Logic (S-D Logic) perspective, where the tourism industry is no exception. In this sense, it is worth highlighting the existence of several empirical works already developed in this field, with special focus on tourist value co-creation. This article, emphasizing understanding of the concepts of customer value co-creation, aims to propose an aggregating conceptual model to identify the different dimensions of tourist value co-creation, resulting from the multiple empirical contributions of scientific community on this subject. Indeed, this article, in addition to contributing to a more comprehensive understanding of the various dimensions of the tourist value co-creation from the perspective of S-D Logic, may assist tourism organizations, based on the proposed conceptual model, in assessing the value co-creation process of its customers, as well as in the communication and conception of service design.Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2020-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 38 (2020); 89-104Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 38 (2020); 89-1042182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241/271Copyright (c) 2020 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Pedro Miguel; Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CITUR2024-01-27T07:45:49Zoai:ojs.dosalgarves:article/241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:08.306636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória
A conceptual model for the co-creation of tourist value: An exploratory approach
title Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória
spellingShingle Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória
Carvalho, Pedro Miguel; Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CITUR
Cocriação de valor; service dominant-logic; cocriação do cliente
Value co-creation; service dominant-logic; customer co-creation
title_short Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória
title_full Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória
title_fullStr Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória
title_full_unstemmed Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória
title_sort Um modelo conceptual para a cocriação de valor do turista: Uma abordagem exploratória
author Carvalho, Pedro Miguel; Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CITUR
author_facet Carvalho, Pedro Miguel; Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CITUR
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Pedro Miguel; Instituto Politécnico de Viana do Castelo, CITUR
dc.subject.por.fl_str_mv Cocriação de valor; service dominant-logic; cocriação do cliente
Value co-creation; service dominant-logic; customer co-creation
topic Cocriação de valor; service dominant-logic; cocriação do cliente
Value co-creation; service dominant-logic; customer co-creation
description A comunidade científica tem apresentado vários contributos conceptuais e estudos empíricos transdisciplinares associados à perspetiva do Service-Dominant Logic (S-D Logic), onde a indústria do turismo não é excepção. Neste sentido, é de realçar a existência de diversos trabalhos empíricos já desenvolvidos neste domínio, com especial enfoque na cocriação de valor do turista. Este artigo, enfatizando a compreensão do conceito de cocriação de valor do cliente, visa propor um modelo conceptual agregador que permita identificar as diferentes dimensões da cocriação de valor do turista, resultante dos múltiplos contributos empíricos da comunidade científica. Com efeito, este artigo para além de contribuir para uma compreensão mais abrangente das várias dimensões associadas à cocriação de valor do turista na perspetiva do S-D Logic, poderá auxiliar as organizações turísticas, a partir do modelo conceptual proposto, na avaliação do processo de cocriação de valor dos seus clientes, assim como na comunicação e concepção do design de serviço.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241
url https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/241/271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Dos Algarves: A Multidisciplinary e-Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
dc.source.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 38 (2020); 89-104
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 38 (2020); 89-104
2182-5580
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137066915725312