Escala informatizada de avaliação das características criativas: construção de instrumento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Talita Fernanda da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15762
Resumo: A Avaliação Psicológica tem cada vez mais buscado desenvolver instrumentos psicológicos que possam contribuir para o avanço da área, sendo que uma possibilidade envolve o uso de recursos da informática no processo de construção de testes. O objetivo desse trabalho foi construir a Escala Informatizada de Avaliação das Características Criativas, para avaliação de jovens e adultos, com idades entre 18 a 50 anos. Quatro estudos foram realizados para a investigação inicial de suas qualidades psicométricas. No estudo 1, buscou por evidências de validade de conteúdo, participaram cinco juízes estudantes de Mestrado e Doutorado. Os índices de concordância e coeficiente Kappa mostraram-se adequados para todos os itens, após quatro rodadas de análise. No estudo 2, foi feita a condução de estudo piloto, visando a adequação do instrumento à população alvo. A amostra foi composta por 50 participantes, na faixa etária de 18 a 50 anos de idade (M=32,7; DP=10,24), estudantes pós-graduação - lato sensu, de uma faculdade localizada no interior do estado de São Paulo, selecionados por conveniência. Após a aplicação, e leitura das anotações sugeridas pelos participantes, e também dos registros das observações da pesquisadora, os resultados demostraram que a escala precisava de alguns ajustes, tais como tamanho da letra, explicações sobre a escala Likert, readequação de palavras, os quais foram realizados. O estudo 3 buscou por evidências de validade baseadas na análise da estrutura interna. Participaram 321 estudantes (M=28,82; DP=8,75). A partir da Análise Fatorial Exploratória foi possível verificar que, os itens se agruparam em oito fatores: Fluência/ Flexibilidade – Positiva; Perspectiva Incomum; Fluência/ Flexibilidade – Negativo; Expressão da Emoção; Elaboração; Originalidade; Analogias e Metáforas; Fantasia, os quais separaram os itens de acordo com as características criativas que eles representavam. O estudo 4, teve como objetivo investigar as relações dos índices obtidos na escala com variáveis externas. Para isso o Teste Pensando Criativamente com Palavras de Torrance foi tomado como critério convergente. Participaram 105 estudantes (M=23,71; DP=7,84). Os resultados demonstram um número bastante reduzido de correlações significativas entre as medidas de criatividade dos dois instrumentos, sendo que estas envolveram o Fator 1 (Fluência e Flexibilidade Positivo) com o Índice Criativo Verbal I (r = 0,284, p ≤ 0,003); Índice Criativo Verbal II (r = 0,301, p ≤ 0,002); Fluência (r = 0,194, p ≤ 0,048), Flexibilidade (r = 0,234, p ≤ 0,016) e Elaboração (r = 0,196, p ≤ 0,045). Conclui-se que, os resultados apontaram para evidências favoráveis de validade do instrumental em processo de desenvolvimento, bem como a possibilidade que sua disponibilização, futura, possa trazer contribuições e avanços na área de avaliação psicológica, em especial na informatização de instrumentos psicológicos.
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spelling Silva, Talita Fernanda daPontifícia Universidade Católica de CampinasNakano, Tatiana de Cássia2022-02-16T18:43:54Z2022-02-16T18:43:54Z2018-02-15http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157625026378284938153A Avaliação Psicológica tem cada vez mais buscado desenvolver instrumentos psicológicos que possam contribuir para o avanço da área, sendo que uma possibilidade envolve o uso de recursos da informática no processo de construção de testes. O objetivo desse trabalho foi construir a Escala Informatizada de Avaliação das Características Criativas, para avaliação de jovens e adultos, com idades entre 18 a 50 anos. Quatro estudos foram realizados para a investigação inicial de suas qualidades psicométricas. No estudo 1, buscou por evidências de validade de conteúdo, participaram cinco juízes estudantes de Mestrado e Doutorado. Os índices de concordância e coeficiente Kappa mostraram-se adequados para todos os itens, após quatro rodadas de análise. No estudo 2, foi feita a condução de estudo piloto, visando a adequação do instrumento à população alvo. A amostra foi composta por 50 participantes, na faixa etária de 18 a 50 anos de idade (M=32,7; DP=10,24), estudantes pós-graduação - lato sensu, de uma faculdade localizada no interior do estado de São Paulo, selecionados por conveniência. Após a aplicação, e leitura das anotações sugeridas pelos participantes, e também dos registros das observações da pesquisadora, os resultados demostraram que a escala precisava de alguns ajustes, tais como tamanho da letra, explicações sobre a escala Likert, readequação de palavras, os quais foram realizados. O estudo 3 buscou por evidências de validade baseadas na análise da estrutura interna. Participaram 321 estudantes (M=28,82; DP=8,75). A partir da Análise Fatorial Exploratória foi possível verificar que, os itens se agruparam em oito fatores: Fluência/ Flexibilidade – Positiva; Perspectiva Incomum; Fluência/ Flexibilidade – Negativo; Expressão da Emoção; Elaboração; Originalidade; Analogias e Metáforas; Fantasia, os quais separaram os itens de acordo com as características criativas que eles representavam. O estudo 4, teve como objetivo investigar as relações dos índices obtidos na escala com variáveis externas. Para isso o Teste Pensando Criativamente com Palavras de Torrance foi tomado como critério convergente. Participaram 105 estudantes (M=23,71; DP=7,84). Os resultados demonstram um número bastante reduzido de correlações significativas entre as medidas de criatividade dos dois instrumentos, sendo que estas envolveram o Fator 1 (Fluência e Flexibilidade Positivo) com o Índice Criativo Verbal I (r = 0,284, p ≤ 0,003); Índice Criativo Verbal II (r = 0,301, p ≤ 0,002); Fluência (r = 0,194, p ≤ 0,048), Flexibilidade (r = 0,234, p ≤ 0,016) e Elaboração (r = 0,196, p ≤ 0,045). Conclui-se que, os resultados apontaram para evidências favoráveis de validade do instrumental em processo de desenvolvimento, bem como a possibilidade que sua disponibilização, futura, possa trazer contribuições e avanços na área de avaliação psicológica, em especial na informatização de instrumentos psicológicos.The Psychological Assessment has increasingly sought to develop psychological tools that can contribute to the advancement of the area, and one possibility involves the use of computer resources in the process of test construction. In this way, the objective of this work was to construct the Computerized Scale of Evaluation of Creative Characteristics, for evaluation of youngsters and adults, aged between 18 and 50 years. Four studies were conducted for the initial investigation of their psychometric qualities. In study 1, searching for evidences of content validity, five judges participated in Master and Doctoral studies. The concordance index and Kappa coefficient were adequate for all items after four rounds of analysis. In study 2, a pilot study was conducted, aiming at the adequacy of the instrument to the target population. The sample consisted of 50 participants, aged 18 to 50 years (M = 32,70; SD = 10,24), graduate students - lato sensu, from a college located in the interior of the state of São Paulo Paulo, selected for convenience. After the application and reading of the annotations suggested by the participants, as well as the records of the researcher's observations, the results showed that the scale needed some adjustments, such as letter size, explanations about the Likert scale, word re-adaptation, which were done. Study 3 looked for evidence of validity based on internal structure analysis. There were 321 students (M=28, 82; SD=8, 75). From the Exploratory Factor Analysis it was possible to verify that the items were grouped into eight factors: Fluency / Flexibility - Positive; Unusual Perspective; Fluency / Flexibility - Negative; Expression of Emotion; Elaboration; Originality; Analogies and Metaphors; Fantasia, which separated the items according to the creative characteristics they represented. Study 4 aimed to investigate the relations of the indices obtained in the scale with external variables. For this the Torrance Creative Thinking with Words Test was taken as a convergent criterion. There were 105 students (M= 23,71; SD=7,84). The results show a very small number of significant correlations between the creativity measures of the two instruments, which involved Factor 1 (Fluency and Positive Flexibility) with the Creative Verbal I Index (r = 0,284, p ≤ 0,003); Verbal Creative Index II (r = 0,301, p ≤ 0,002); Fluency (r = 0,194, p ≤ 0,048), Flexibility (r = 0,234, p ≤ 0,016) and Elaboration (r = 0,196, p ≤ 0,045). It is concluded that the results pointed to favorable evidence of the validity of the instruments in development process, as well as the possibility that their future availability could bring contributions and advances in the area of psychological assessment, especially in the computerization of psychological instruments, as well as to enrich the researches in the area of the evaluation of the creativity.La Evaluación Psicológica tiene cada vez más buscado desarrollar instrumentos psicológicos que puedan contribuir al avance del área, siendo que una posibilidad implica el uso de recursos de la informática en el proceso de construcción de pruebas. De esta manera, el objetivo de este trabajo fue construir la Escala Informatizada de Evaluación de las Características Creativas, para evaluación de jóvenes y adultos, con edades entre 18 a 50 años. Cuatro estudios se realizaron para la investigación inicial de sus cualidades psicométricas. En el estudio 1, de búsqueda por evidencias de validez de contenido, participaron cinco jueces estudiantes de Maestría y Doctorado. Los índices de concordancia y coeficiente Kappa se mostraron adecuados para todos los ítems, después de cuatro rondas de análisis. En el estudio 2, se realizó la conducción de un estudio piloto, con vistas a la adecuación del instrumento a la población objetivo. La muestra fue compuesta por 50 participantes, en el grupo de edad de 18 a 50 años de edad (M = 32,70, DP = 10,24), estudiantes de postgrado - lato sensu, de una facultad ubicada en el interior del estado de São Paulo, seleccionados por conveniencia. Después de la aplicación, y la lectura de las anotaciones sugeridas por los participantes, y también de los registros de las observaciones de la investigadora, los resultados demostraron que la escala necesitaba algunos ajustes, tales como tamaño de la letra, explicaciones sobre la escala Likert, readecuación de palabras, fueron realizados. El estudio 3 buscó evidencias de validez basadas en el análisis de la estructura interna. Participaron 321 estudiantes (M=28,82; DP=8,75). A partir del Análisis Factorial Exploratorio fue posible verificar que, los ítems se agruparon en ocho factores: Fluidez / Flexibilidad - Positiva; Perspectiva Inusual; Fluidez / Flexibilidad - Negativo; Expresión de la Emoción; Elaboración; Originalidad; Analogías y Metáforas; Fantasía, los cuales separaron los elementos de acuerdo con las características creativas que ellos representaban. El estudio 4, tuvo como objetivo investigar las relaciones de los índices obtenidos en la escala con variables externas. Para ello la Prueba Pensando Creativa con Palabras de Torrance fue tomada como criterio convergente. Participaron 105 estudiantes (M=23,71; DP=7,84). Los resultados demuestran un número bastante reducido de correlaciones significativas entre las medidas de creatividad de los dos instrumentos, que involucra el Factor 1 (Fluidez y Flexibilidad Positiva) con el Índice Creativo Verbal I (r = 0,284, p ≤ 0,003); Contenido Creativo Verbal II (r = 0,301, p ≤ 0,002); (r = 0,194, p ≤ 0,048), Flexibilidad (r = 0,234, p ≤ 0,016) y Elaboración (r = 0,196, p ≤ 0,045). Se concluye que los resultados apuntar a evidencias favorables de validez del instrumental en proceso de desarrollo, así como la posibilidad que su puesta a disposición, futura, pueda aportar contribuciones y avances en el área de evaluación psicológica, en especial en la informatización de instrumentos psicológicos.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasAvaliação psicológicaAvaliação psicológica informatizadaCriatividadeAvaliação da criatividadePsychological evaluationComputerized psychological evaluationCreativityEvaluation of creativityEvaluación psicológicaEvaluación psicológica informatizadaCreatividadEvaluación de la creatividadEscala informatizada de avaliação das características criativas: construção de instrumentoComputerized Scale of Creative Characteristics: Construction of Instrumentinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8092049870780985Wechsler, Solange MugliaCarneiro, Berenice VictorNoronha, Ana Paula PortoVirgolim, Angela Mágda Rodrigues8649532766623043035969269681147868281407997954946738239759772816CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Talita_FS.pdfccv_ppgpsico_dr_Talita_FS.pdfapplication/pdf2269397http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15762/1/ccv_ppgpsico_dr_Talita_FS.pdf1cf0b53fd39b6d628fbec96fcc908df6MD51123456789/157622022-10-19 11:57:04.522oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15762Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-19T13:57:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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description A Avaliação Psicológica tem cada vez mais buscado desenvolver instrumentos psicológicos que possam contribuir para o avanço da área, sendo que uma possibilidade envolve o uso de recursos da informática no processo de construção de testes. O objetivo desse trabalho foi construir a Escala Informatizada de Avaliação das Características Criativas, para avaliação de jovens e adultos, com idades entre 18 a 50 anos. Quatro estudos foram realizados para a investigação inicial de suas qualidades psicométricas. No estudo 1, buscou por evidências de validade de conteúdo, participaram cinco juízes estudantes de Mestrado e Doutorado. Os índices de concordância e coeficiente Kappa mostraram-se adequados para todos os itens, após quatro rodadas de análise. No estudo 2, foi feita a condução de estudo piloto, visando a adequação do instrumento à população alvo. A amostra foi composta por 50 participantes, na faixa etária de 18 a 50 anos de idade (M=32,7; DP=10,24), estudantes pós-graduação - lato sensu, de uma faculdade localizada no interior do estado de São Paulo, selecionados por conveniência. Após a aplicação, e leitura das anotações sugeridas pelos participantes, e também dos registros das observações da pesquisadora, os resultados demostraram que a escala precisava de alguns ajustes, tais como tamanho da letra, explicações sobre a escala Likert, readequação de palavras, os quais foram realizados. O estudo 3 buscou por evidências de validade baseadas na análise da estrutura interna. Participaram 321 estudantes (M=28,82; DP=8,75). A partir da Análise Fatorial Exploratória foi possível verificar que, os itens se agruparam em oito fatores: Fluência/ Flexibilidade – Positiva; Perspectiva Incomum; Fluência/ Flexibilidade – Negativo; Expressão da Emoção; Elaboração; Originalidade; Analogias e Metáforas; Fantasia, os quais separaram os itens de acordo com as características criativas que eles representavam. O estudo 4, teve como objetivo investigar as relações dos índices obtidos na escala com variáveis externas. Para isso o Teste Pensando Criativamente com Palavras de Torrance foi tomado como critério convergente. Participaram 105 estudantes (M=23,71; DP=7,84). Os resultados demonstram um número bastante reduzido de correlações significativas entre as medidas de criatividade dos dois instrumentos, sendo que estas envolveram o Fator 1 (Fluência e Flexibilidade Positivo) com o Índice Criativo Verbal I (r = 0,284, p ≤ 0,003); Índice Criativo Verbal II (r = 0,301, p ≤ 0,002); Fluência (r = 0,194, p ≤ 0,048), Flexibilidade (r = 0,234, p ≤ 0,016) e Elaboração (r = 0,196, p ≤ 0,045). Conclui-se que, os resultados apontaram para evidências favoráveis de validade do instrumental em processo de desenvolvimento, bem como a possibilidade que sua disponibilização, futura, possa trazer contribuições e avanços na área de avaliação psicológica, em especial na informatização de instrumentos psicológicos.
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