Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Juliana Soares de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16002
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas psicológicas promotoras de mudança da relação dos alunos com os conteúdos escolarizados, visando ressignificar a classe de recuperação como espaço de desenvolvimento. Para tanto, adotamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos vinte e seis alunos do 4º e 5º anos que frequentavam classes de recuperação de uma escola pública municipal do interior de São Paulo. Realizamos uma pesquisa-intervenção em que os procedimentos para a construção das informações utilizados foram: contação de histórias, apreciação e produção de fotografias, diálogos com os alunos, observação das atividades escolares, histórias escritas pelos alunos e entrevista semiestruturada com os alunos e a orientadora pedagógica. As informações foram registradas em diário de campo, as entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas. A pesquisa possibilitou concluir que as práticas psicológicas que se sustentam na criação de um espaço de orientação e planejamento de ações, no uso de estratégias que mobilizam a atenção, na mediação da linguagem, na constituição do protagonismo dos alunos e no reconhecimento e valorização das suas produções promovem modos de relação dos estudantes com a classe de recuperação, pautados pelo interesse e envolvimento, com disposição para aprender e empenho em superar as dificuldades encontradas. Esses indicadores revelam que a classe de recuperação pode se constituir em espaço de desenvolvimento para os alunos que a frequentam.
id PCAM_107363946ebba6b73edd11fe205312d1
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16002
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Jesus, Juliana Soares dePontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan de2022-02-16T19:00:50Z2022-02-16T19:00:50Z2015-12-09http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160029471774737448141Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas psicológicas promotoras de mudança da relação dos alunos com os conteúdos escolarizados, visando ressignificar a classe de recuperação como espaço de desenvolvimento. Para tanto, adotamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos vinte e seis alunos do 4º e 5º anos que frequentavam classes de recuperação de uma escola pública municipal do interior de São Paulo. Realizamos uma pesquisa-intervenção em que os procedimentos para a construção das informações utilizados foram: contação de histórias, apreciação e produção de fotografias, diálogos com os alunos, observação das atividades escolares, histórias escritas pelos alunos e entrevista semiestruturada com os alunos e a orientadora pedagógica. As informações foram registradas em diário de campo, as entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas. A pesquisa possibilitou concluir que as práticas psicológicas que se sustentam na criação de um espaço de orientação e planejamento de ações, no uso de estratégias que mobilizam a atenção, na mediação da linguagem, na constituição do protagonismo dos alunos e no reconhecimento e valorização das suas produções promovem modos de relação dos estudantes com a classe de recuperação, pautados pelo interesse e envolvimento, com disposição para aprender e empenho em superar as dificuldades encontradas. Esses indicadores revelam que a classe de recuperação pode se constituir em espaço de desenvolvimento para os alunos que a frequentam.This research aims to investigate the psychological practices that promote changes on the relation between students and the scholar subjects, the purpose is to reframe the Special Classes that are designed for students who have not achieved the minimum score in regular school tests (Portuguese and Math) as a developmental environment. Therefore, we assumed the methodological and theoretical perspectives of Historical-Cultural Psychology, especially from Vigotski, its main representative. Twenty-six students from the 4th and 5th grades who participated of the Special Classes in a public municipal school located on the countryside of São Paulo were the subjects of this research. We ve made an intervention-research where the procedures used for the creation of the used information were: storytelling, the appreciation and production of photographs, dialogs with students, scholar activities observations, stories written by students and semistructured interviews with students and the pedagogical coordinator. The information was registered in field diaries, the interviews were recorded in audio and transcripted. The research allowed us to conclude that psychological practices supported on the creation of a space for counselling and planning actions, on the use of strategies that promote attention, on language mediation, on the constitution of students protagonism and on the acceptance and appreciation of their productions promote interest and involvement in students in relation to Special Classes with the willingness to learn and the commitment to overcome the difficulties encountered. This data reveals that the Special Classes are able to constitute a developmental environment for the ones who attend to it.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasrecuperação paraleladesenvolvimento da atençãopsicologia histórico-culturalpsicologia escolararte.summer school classesattention s developmentcultural-historical psychologyeducational psychologyart.Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolarSpecial Classes as a developmental environment: contributions from Educational Psychologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Caldas, Roseli Fernandes LinsNavarro, Lúcia Maria Pissolatti da Silva47623657352300878975529701702286CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Juliana_SJ.pdfccv_ppgpsico_me_Juliana_SJ.pdfapplication/pdf3081286http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16002/1/ccv_ppgpsico_me_Juliana_SJ.pdfebd6f8beca7a912ef37fa3f783aaa7e4MD51123456789/160022022-09-02 11:36:17.874oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16002Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Special Classes as a developmental environment: contributions from Educational Psychology
title Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
spellingShingle Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
Jesus, Juliana Soares de
recuperação paralela
desenvolvimento da atenção
psicologia histórico-cultural
psicologia escolar
arte.
summer school classes
attention s development
cultural-historical psychology
educational psychology
art.
title_short Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
title_full Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
title_fullStr Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
title_full_unstemmed Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
title_sort Sala de recuperação como espaço de desenvolvimento: contribuições da psicologia escolar
author Jesus, Juliana Soares de
author_facet Jesus, Juliana Soares de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Juliana Soares de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
contributor_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.subject.por.fl_str_mv recuperação paralela
desenvolvimento da atenção
psicologia histórico-cultural
psicologia escolar
arte.
summer school classes
attention s development
cultural-historical psychology
educational psychology
art.
topic recuperação paralela
desenvolvimento da atenção
psicologia histórico-cultural
psicologia escolar
arte.
summer school classes
attention s development
cultural-historical psychology
educational psychology
art.
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas psicológicas promotoras de mudança da relação dos alunos com os conteúdos escolarizados, visando ressignificar a classe de recuperação como espaço de desenvolvimento. Para tanto, adotamos os pressupostos teóricos e metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos vinte e seis alunos do 4º e 5º anos que frequentavam classes de recuperação de uma escola pública municipal do interior de São Paulo. Realizamos uma pesquisa-intervenção em que os procedimentos para a construção das informações utilizados foram: contação de histórias, apreciação e produção de fotografias, diálogos com os alunos, observação das atividades escolares, histórias escritas pelos alunos e entrevista semiestruturada com os alunos e a orientadora pedagógica. As informações foram registradas em diário de campo, as entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas. A pesquisa possibilitou concluir que as práticas psicológicas que se sustentam na criação de um espaço de orientação e planejamento de ações, no uso de estratégias que mobilizam a atenção, na mediação da linguagem, na constituição do protagonismo dos alunos e no reconhecimento e valorização das suas produções promovem modos de relação dos estudantes com a classe de recuperação, pautados pelo interesse e envolvimento, com disposição para aprender e empenho em superar as dificuldades encontradas. Esses indicadores revelam que a classe de recuperação pode se constituir em espaço de desenvolvimento para os alunos que a frequentam.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:00:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:00:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16002
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9471774737448141
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16002
identifier_str_mv 9471774737448141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16002/1/ccv_ppgpsico_me_Juliana_SJ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ebd6f8beca7a912ef37fa3f783aaa7e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790737135730688