Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zenaro, Rogerio dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14816
Resumo: Ao Analisarmos o papel da informação no contexto hoteleiro, este trabalho intitulado: Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade mostra como a coleta de dados, sua transformação em informação e posterior criação do conhecimento servem como insumo dos fluxos de informação. As análises dos fluxos de informação podem apresentar elementos para relacionar os conceitos sobre a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento, levantados na revisão bibliográfica, com os processos desenvolvidos nos meios de hospedagem. A pesquisa em estudo procura levantar as dificuldades encontradas pelas equipes com a manipulação da informação e sua aplicação no cotidiano. As novas abordagens sobre a temática da hospitalidade, a evolução dos meios de hospedagem e a necessidade de classificação são úteis para embasar esse trabalho e aumentar o horizonte de discussão. Dessa forma, este estudo possibilita refletir a partir dos conceitos sobre a nova temática da hospitalidade, relacionando-as com fluxos de informação e os processos dentro do meio de hospedagem auxiliam como fator de melhoria da hospitalidade
id PCAM_132fef6da31695f89f5fca35d53cc867
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14816
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Zenaro, Rogerio dos SantosPontifícia Universidade Católica de CampinasFalsarella, Orandi Mina2022-02-16T13:32:28Z2022-02-16T13:32:28Z2007-06-26http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/148169,50137771911714E+015Ao Analisarmos o papel da informação no contexto hoteleiro, este trabalho intitulado: Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade mostra como a coleta de dados, sua transformação em informação e posterior criação do conhecimento servem como insumo dos fluxos de informação. As análises dos fluxos de informação podem apresentar elementos para relacionar os conceitos sobre a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento, levantados na revisão bibliográfica, com os processos desenvolvidos nos meios de hospedagem. A pesquisa em estudo procura levantar as dificuldades encontradas pelas equipes com a manipulação da informação e sua aplicação no cotidiano. As novas abordagens sobre a temática da hospitalidade, a evolução dos meios de hospedagem e a necessidade de classificação são úteis para embasar esse trabalho e aumentar o horizonte de discussão. Dessa forma, este estudo possibilita refletir a partir dos conceitos sobre a nova temática da hospitalidade, relacionando-as com fluxos de informação e os processos dentro do meio de hospedagem auxiliam como fator de melhoria da hospitalidadeAnalyzing the information role in the context of hotel business, this research named: "Information Management and Knowledge Management as a factor of improvement in Hospitality", shows how data research, its transformation in information and further creation of knowledge serve as elements in the information flow. The information flow analysis can present elements to relate concepts of Information Management and Knowledge Management observed in bibliographic research with the developed procedures of hospitality. The research brings the difficulty found by the employees with handling information and its day-by-day applications. The new concepts about the hospitality issues and its evolutions and the need of classification, are here to improve this research increasing the horizon of discussion. Finally, this study allows reflections over the concepts about the new issues of hospitality, relating them to the information flow and the processes of hospitality that serve as a factor of improvement in hospitalityporPUC-Campinashotelariagestão da informaçãogestão do conhecimentofluxos de informaçãohospitalidadeturismohospitalityinformation managementknowledge managementinformation flowtourismGestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6589404250731341Camargo, Luiz Octávio de LimaCarvalho, José Oscar Fontanini de2586227889193194036634283191761CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoORIGINALcchsa_ppgci_me_Rogerio_SZ.pdfcchsa_ppgci_me_Rogerio_SZ.pdfapplication/pdf967022http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14816/1/cchsa_ppgci_me_Rogerio_SZ.pdfc99d24e866f45a0c7750da214343d5b7MD51123456789/148162022-09-02 11:36:34.729oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14816Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade
title Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade
spellingShingle Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade
Zenaro, Rogerio dos Santos
hotelaria
gestão da informação
gestão do conhecimento
fluxos de informação
hospitalidade
turismo
hospitality
information management
knowledge management
information flow
tourism
title_short Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade
title_full Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade
title_fullStr Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade
title_full_unstemmed Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade
title_sort Gestão da informação e do conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade
author Zenaro, Rogerio dos Santos
author_facet Zenaro, Rogerio dos Santos
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Zenaro, Rogerio dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Falsarella, Orandi Mina
contributor_str_mv Falsarella, Orandi Mina
dc.subject.por.fl_str_mv hotelaria
gestão da informação
gestão do conhecimento
fluxos de informação
hospitalidade
turismo
hospitality
information management
knowledge management
information flow
tourism
topic hotelaria
gestão da informação
gestão do conhecimento
fluxos de informação
hospitalidade
turismo
hospitality
information management
knowledge management
information flow
tourism
description Ao Analisarmos o papel da informação no contexto hoteleiro, este trabalho intitulado: Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento como fator de melhoria da hospitalidade mostra como a coleta de dados, sua transformação em informação e posterior criação do conhecimento servem como insumo dos fluxos de informação. As análises dos fluxos de informação podem apresentar elementos para relacionar os conceitos sobre a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento, levantados na revisão bibliográfica, com os processos desenvolvidos nos meios de hospedagem. A pesquisa em estudo procura levantar as dificuldades encontradas pelas equipes com a manipulação da informação e sua aplicação no cotidiano. As novas abordagens sobre a temática da hospitalidade, a evolução dos meios de hospedagem e a necessidade de classificação são úteis para embasar esse trabalho e aumentar o horizonte de discussão. Dessa forma, este estudo possibilita refletir a partir dos conceitos sobre a nova temática da hospitalidade, relacionando-as com fluxos de informação e os processos dentro do meio de hospedagem auxiliam como fator de melhoria da hospitalidade
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T13:32:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T13:32:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14816
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9,50137771911714E+015
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14816
identifier_str_mv 9,50137771911714E+015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14816/1/cchsa_ppgci_me_Rogerio_SZ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c99d24e866f45a0c7750da214343d5b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790719269044224