A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zago Junior, Paulo Henrique [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250661
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo executar uma análise da literatura sobre gestão da informação e gestão do conhecimento no setor hoteleiro. Pretende-se realizar uma revisão dos estudos mais relevantes para compreender a aplicação destes conceitos no âmbito hoteleiro, bem como explorar os conceitos básicos de hotelaria e o estado atual dos seus serviços. Simultaneamente, este trabalho almeja utilizar análises de coocorrência para investigar as relações entre os temas centrais neste campo de estudo, identificando tendências e lacunas na pesquisa existente. A metodologia adotada para o desenvolvimento desta dissertação baseia-se, principalmente, na revisão da literatura, contando com o apoio da cientometria como ferramenta para avaliação e quantificação de publicações e tendências relevantes. Este método de análise proporciona uma visão abrangente e holística do campo de estudo, fornecendo um ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias eficientes de gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro. A pesquisa evidenciou uma lacuna significativa ao usar a cientometria para analisar a co-ocorrência de estudos na área de gestão da informação e do conhecimento, particularmente no que se refere ao setor hoteleiro. A análise de dados da base Scopus indicou um grande número de estudos no campo da gestão da informação, porém, um número bastante limitado desses se aplica ao setor hoteleiro. Este fato indica uma notável ausência de estudos direcionados para a intersecção da gestão da informação e hotelaria. Um cenário similar foi observado na gestão do conhecimento. Embora sejam campos bem estabelecidos, suas correlações com a hotelaria são baixas, sinalizando que a confluência entre a gestão da informação, a gestão do conhecimento e a hotelaria não tem sido extensivamente pesquisada. A exploração mais aprofundada desses conceitos no contexto hoteleiro tem o potencial de promover melhorias significativas na qualidade dos serviços oferecidos, além de estimular a inovação e a competitividade na indústria hoteleira.
id UNSP_d601e6b59bed38877e7f58a7deaa37ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250661
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunasInformation and knowledge management in the hospitality sector: applications, confluences, and gapsHotelariaGestão da informaçãoGestão do conhecimentoAnálise de literaturaHospitalityInformation managementKnowledge managementLiterature analysisEsta dissertação de mestrado tem como objetivo executar uma análise da literatura sobre gestão da informação e gestão do conhecimento no setor hoteleiro. Pretende-se realizar uma revisão dos estudos mais relevantes para compreender a aplicação destes conceitos no âmbito hoteleiro, bem como explorar os conceitos básicos de hotelaria e o estado atual dos seus serviços. Simultaneamente, este trabalho almeja utilizar análises de coocorrência para investigar as relações entre os temas centrais neste campo de estudo, identificando tendências e lacunas na pesquisa existente. A metodologia adotada para o desenvolvimento desta dissertação baseia-se, principalmente, na revisão da literatura, contando com o apoio da cientometria como ferramenta para avaliação e quantificação de publicações e tendências relevantes. Este método de análise proporciona uma visão abrangente e holística do campo de estudo, fornecendo um ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias eficientes de gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro. A pesquisa evidenciou uma lacuna significativa ao usar a cientometria para analisar a co-ocorrência de estudos na área de gestão da informação e do conhecimento, particularmente no que se refere ao setor hoteleiro. A análise de dados da base Scopus indicou um grande número de estudos no campo da gestão da informação, porém, um número bastante limitado desses se aplica ao setor hoteleiro. Este fato indica uma notável ausência de estudos direcionados para a intersecção da gestão da informação e hotelaria. Um cenário similar foi observado na gestão do conhecimento. Embora sejam campos bem estabelecidos, suas correlações com a hotelaria são baixas, sinalizando que a confluência entre a gestão da informação, a gestão do conhecimento e a hotelaria não tem sido extensivamente pesquisada. A exploração mais aprofundada desses conceitos no contexto hoteleiro tem o potencial de promover melhorias significativas na qualidade dos serviços oferecidos, além de estimular a inovação e a competitividade na indústria hoteleira.This Master's dissertation aims to perform an analysis of the literature on information management and knowledge management in the hospitality sector. It intends to conduct a review of the most relevant studies to understand the application of these concepts within the hospitality framework, as well as to explore the fundamental principles of hospitality and the current state of its services. Simultaneously, this work seeks to utilize co-occurrence analyses to investigate the relationships between the central themes in this field of study, identifying trends and gaps in existing research. The methodology adopted for the development of this dissertation is primarily based on a literature review, supported by scientometrics as a tool for evaluating and quantifying relevant publications and trends. This analytical method provides a comprehensive and holistic view of the field of study, offering a starting point for the development of efficient strategies for information and knowledge management in the hospitality sector. The research highlighted a significant gap when using scientometrics to analyze the co-occurrence of studies in the area of information and knowledge management, particularly concerning the hospitality sector. Data analysis from the Scopus database indicated a large number of studies in the field of information management; however, a rather limited number of these apply to the hospitality sector. This fact indicates a notable absence of studies aimed at the intersection of information management and hospitality. A similar scenario was observed in knowledge management. Although these are wellestablished fields, their correlations with the hospitality sector are low, signaling that the confluence between information management, knowledge management, and hospitality has not been extensively researched. A more in-depth exploration of these concepts within the hospitality context has the potential to bring about significant improvements in the quality of services offered, in addition to stimulating innovation and competitiveness in the hospitality industry.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Cássia Regina Bassan de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zago Junior, Paulo Henrique [UNESP]2023-09-13T17:58:52Z2023-09-13T17:58:52Z2023-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZAGO JUNIOR, Paulo Henrique. A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.http://hdl.handle.net/11449/25066133004110043P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-03T06:08:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250661Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-03T06:08:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas
Information and knowledge management in the hospitality sector: applications, confluences, and gaps
title A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas
spellingShingle A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas
Zago Junior, Paulo Henrique [UNESP]
Hotelaria
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Análise de literatura
Hospitality
Information management
Knowledge management
Literature analysis
title_short A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas
title_full A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas
title_fullStr A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas
title_full_unstemmed A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas
title_sort A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas
author Zago Junior, Paulo Henrique [UNESP]
author_facet Zago Junior, Paulo Henrique [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Cássia Regina Bassan de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zago Junior, Paulo Henrique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Hotelaria
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Análise de literatura
Hospitality
Information management
Knowledge management
Literature analysis
topic Hotelaria
Gestão da informação
Gestão do conhecimento
Análise de literatura
Hospitality
Information management
Knowledge management
Literature analysis
description Esta dissertação de mestrado tem como objetivo executar uma análise da literatura sobre gestão da informação e gestão do conhecimento no setor hoteleiro. Pretende-se realizar uma revisão dos estudos mais relevantes para compreender a aplicação destes conceitos no âmbito hoteleiro, bem como explorar os conceitos básicos de hotelaria e o estado atual dos seus serviços. Simultaneamente, este trabalho almeja utilizar análises de coocorrência para investigar as relações entre os temas centrais neste campo de estudo, identificando tendências e lacunas na pesquisa existente. A metodologia adotada para o desenvolvimento desta dissertação baseia-se, principalmente, na revisão da literatura, contando com o apoio da cientometria como ferramenta para avaliação e quantificação de publicações e tendências relevantes. Este método de análise proporciona uma visão abrangente e holística do campo de estudo, fornecendo um ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias eficientes de gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro. A pesquisa evidenciou uma lacuna significativa ao usar a cientometria para analisar a co-ocorrência de estudos na área de gestão da informação e do conhecimento, particularmente no que se refere ao setor hoteleiro. A análise de dados da base Scopus indicou um grande número de estudos no campo da gestão da informação, porém, um número bastante limitado desses se aplica ao setor hoteleiro. Este fato indica uma notável ausência de estudos direcionados para a intersecção da gestão da informação e hotelaria. Um cenário similar foi observado na gestão do conhecimento. Embora sejam campos bem estabelecidos, suas correlações com a hotelaria são baixas, sinalizando que a confluência entre a gestão da informação, a gestão do conhecimento e a hotelaria não tem sido extensivamente pesquisada. A exploração mais aprofundada desses conceitos no contexto hoteleiro tem o potencial de promover melhorias significativas na qualidade dos serviços oferecidos, além de estimular a inovação e a competitividade na indústria hoteleira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-13T17:58:52Z
2023-09-13T17:58:52Z
2023-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZAGO JUNIOR, Paulo Henrique. A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.
http://hdl.handle.net/11449/250661
33004110043P4
identifier_str_mv ZAGO JUNIOR, Paulo Henrique. A gestão da informação e do conhecimento no setor hoteleiro: aplicações, confluências e lacunas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2023.
33004110043P4
url http://hdl.handle.net/11449/250661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649605608407040